O Mago da Bridgestone Veste Vermelho


O ano de 2012 promete ser decisivo para a Ferrari. Cinco anos depois do ultimo titulo, o time Rosso promete reestruturação em seu corpo técnico. Alheio às promessas de títulos do Alonso e ultimatos a Felipe Massa, minha analise verte apenas aos que fazem o carro e que, na minha opinião, é o que interessa. Uma excelente jogada foi trazer Pat Fry, ex-McLaren, para reorganizar uma área que andava em completa bagunça nos últimos anos. Porem, o que me chamou mais atenção foi a contratação de um cara que ficou famoso por trabalhos fora de qualquer equipe de Formula 1.

A contratação foi Hirohide Hamashima, ex-diretor da Bridgestone nos anos em que a fornecedora japonesa esteve na categoria. A ideia de trazê-lo é bastante simples, tentar solucionar o maior dos problemas dos carros italianos: a capacidade de se adaptar aos pneus. É bem sabido que a Ferrari anda melhor em compostos mais macios. Esta é uma verdade desde os tempos da Bridgestone e do antigo corpo técnico. O problema reside quando os compostos se tornam mais duros. A capacidade de geração de calor do sistema de suspensão é muito sutil, fazendo os compostos mais duros demorarem demais para aquecer, chegando ao ponto de às vezes, jamais atingir a temperatura ideal de funcionamento dos compostos, que está em torno de 100 °C. Hamashima vem para o time como um consultor, para que o projeto das novas suspensões seja mais harmonioso com as curvas de aquecimento dos compostos italianos.

Confesso aos amigos que este problema não iria persistir da forma que aconteceu após a ultima temporada. Supondo que os Ferraris seriam lentos devido aos duros compostos da Bridgestone, o oposto deveria valer ao utilizar os pneus extremamente moles da Pirelli. O que se viu foi justamente o contrario e, justamente por este motivo, considero essa nova contratação uma verdadeira jogada de mestre, a mais importante de todas para a temporada de 2012. A Ferrari mostra que quer realmente voltar ao topo e está investindo em bons nomes para atingir tal objetivo.

Se vai atingir, apenas o tempo dirá. Se possui as pessoas certas para tal, aí já é outro assunto…

Anúncios

About Carioca

Engenheiro Mecanico, adoro carros e esportes (a soma tambem conta).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: