Automobilismo ou Politicagem?


Não vou negar aos amigos: relutei muito para escrever a respeito. Na verdade, eu nem tinha essa intenção. Mas após ver a reação da maioria das pessoas a respeito da morte de Dan Wheldon no ultimo domingo, seja por pura desinformação e/ou por politicagem mesmo, me senti na obrigação de esclarecer alguns pontos a respeito do assunto. Posso não ser jornalista do assunto, mas meus mais de 20 anos acompanhando uma categoria desconhecida da maioria do publico brasileiro me credencia a comentar a respeito com alguma propriedade.

Vamos começar pelo aspecto técnico, do assunto que mais estudo. Há anos ouço falar que a Indy é perigosa e que muitos se recusam a assistir por este motivo. Bom, não posso negar que certa parte disso é verdade mesmo. Como já comentei por aqui há algum tempo, o chassi Dallara é obsoleto e tem muitos anos de uso. Sua construção era eficiente para a época no qual ele foi construído, mas o ganho de potencia dos carros e, porque não, os vários anos de uso do mesma unidade (algumas delas já rodaram mais de 100.000 km!!!), causam essa sensação de insegurança. Nas 500 Milhas dos últimos anos, tivemos acidentes graves, como o de Vitor Meira e Mike Conway (que os tiraram da temporada) ou mesmo de Will Power em Sonoma. Antes dessas 500 Milhas, comentei com minha mãe: “Temo pela vida de alguns nessa prova”. Para minha felicidade, temi errado. O problema é que a real ameaça viria depois, pegando a todos de surpresa. Era mais que indicado que este carro já deveria ter sido substituído.

Estou ouvindo muito falar também da segurança dos ovais, que deveriam ser proibidas corridas nesse tipo de circuito. Aí entra o falatório do começo da matéria: desinformação e politicagem. A desinformação aparece na ignorância geral em relação à evolução da segurança dos ovais. Graças a criação do SAFER® Barrier, conhecido lá fora como Softwall, os problemas com colisões nestes circuitos diminuíram para menos da metade. Tanto é correto, que este conceito já é usado em circuitos do mundo todo, em lugares onde a área de escape é pequena.

E como o mundo não é perfeito, eis aí a politicagem. Ela se resume apenas numa guerra por audiência entre veículos de comunicação. É muito fácil chegar um veiculo e dizer que é errado terem corridas em ovais após o acontecimento. E antes? O que era falado? Logico que não tinha o que ser falado. E pior ainda é ver gente conceituada, que entende de carros, falando abobrinhas pelo mundo, por causa do mesmo acontecido. Tudo movido por politicagem, por rixas. E o povo geral, que não entende, acaba seguindo uma linha criada por puro marketing. Fica muito fácil chegar e falar sem analisar os fatos da maneira que se deve.

O automobilismo americano passou 12 anos sem mortes em corrida (Greg Moore, Fontana, 1999). Desde então, muitos cuidados com segurança foram criados, desenvolvidos. Hoje, os EUA tem o orgulho de possuir o carro de corrida mais seguro do mundo (NASCAR), coisa que 15 anos atrás eles sequer se importavam com tal coisa. Não estou tirando a culpa da cúpula da categoria, que deveria ter efetivado essas mudanças anos atrás, mas também não posso ficar calado e observar a reação das pessoas que, por pura desinformação, podem ter uma opinião errada do assunto. Ou ser levado a ter essa opinião, por veículos de comunicação completamente parciais. No próximo ano, a categoria vai estrear um novo carro, que possui um projeto completo pensado mais na segurança do piloto, com adventos nunca vistos em nenhum carro de corrida do mundo. Recomendo acompanhar isso de perto, pois estes carros deve trazer uma nova tendência de fazer automobilismo, de modo tecnicamente bom e acessivelmente barato.

NOTA: Dan Wheldon era o piloto que vinha conduzindo os testes do novo carro. Portanto, era o único que realmente tinha feedback do novo carro e poderia ser importante para a equipe que o contratasse. E ele morre na ultima corrida do antigo carro, decretando dessa forma o fim de uma era na categoria. Coincidência? Eu acredito que foi mais do que isso…

Anúncios

Tags:, , , ,

About Carioca

Engenheiro Mecanico, adoro carros e esportes (a soma tambem conta).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: