Até Para Quem Entende de Formula 1


Este texto foi escrito pelo amigo e fiel leitor do blog Marcus Toledo. Espero que voces curtam!

***

Não é de hoje que eu digo que sou um verdadeiro fã da Formula 1. Eu não sou um especialista no assunto, mecânica de carros será sempre uma grande interrogação; meu irmão que o diga, sempre me explicando a função do virabrequim e eu sempre esquecendo (eu poderia explicar o que é isso, mas eu já esqueci…); mas eu posso dizer que eu conheço muito bem, graças ao meu pai que foi meu professor sobre Formula 1 por anos; e ainda é; e me deu uma excelente base. Por muitos fins de semana meu velho teve que me aturar, ainda criança, sem entender direito o que todos aqueles carros coloridos davam voltas e voltas na pista; com altas perguntas:

– Pai, que carro é aquele vermelho?
– É a Ferrari.
– Aquele outro vermelho é da Ferrari também?
– Não, aquele é a Dallara.
– E que motor é o dela?
– Ferrari.
– Então é Ferrari.
– Não, é Dallara. A Ferrari é o outro.
– Mas é vermelho igual!
– É… bem parecido, mas é diferente.
– Mas se é diferente, por que faz um carro igual?

A conversa durava praticamente a corrida inteira. Com o passar do tempo eu aprendi a diferenciar uma equipe da outra, entender o motivo de alguns carros mudarem de cor na temporada seguinte, decorar nome de pilotos e saber o nome dos campeões de cada ano; algo até não muito difícil, se você pensar que de 15 ou 16 temporadas que acompanhei, 7 títulos são de Michael Schumacher.

2010 foi um ano de muitas mudanças para a Formula 1. Equipes novas entraram, algumas saíram ou se fundiram para marcarem presença no calendário da temporada. Coisas interessantes nos nomes das equipes podem ser conferidas. A equipe estreante e campeã da temporada de 2009, Brawn GP foi comprada pela Mercedes e incluiu mais uma equipe fabricante de carros, a Renault permaneceu, mas sem a participação direta da fabricante, e o nome Lotus retorna ao mundo da Formula 1, mas diferente da Mercedes e da Renault, não existe participação alguma da parte da fabricante, ou seja, a Lotus não é “A Lotus”, e sim uma equipe 100% independente da Malásia.

Recentemente foi anunciado que esta Lotus malaia iria mudar a cor do seu carro para 2011 para preto e dourado. Mais que isso, estava cogitado, quase confirmado, a entrada de Bruno Senna para a equipe em 2011 e repetir o cenário de um Senna em uma Lotus nas cores do ano de 1985 e 1986, como foi com o Ayrton. Porém a Lotus, fabricante, entrou com uma ação contra o uso do nome deles e pode ser que a Lotus, da Malásia, pode mudar de nome; mas não está nada confirmado; e as cores preto e dourado anunciadas foram descartadas. Para complicar mais um pouco, foi anunciado hoje que a Renault, semi-independente, fechou uma parceria para a temporada de 2011 com a… Lotus, desta vez a fabricante, que já até tem nome. Ela se chamará Lotus Renault GP. Detalhe: A cor do carro também foi anunciada e ganha um doce quem adivinhar. Exatamente, preto e dourado. Confuso? Pra mim também.

Sendo assim, pode ser que para 2011 corram duas equipes diferentes com o mesmo nome, mesmo motor e cores que já correram no passado. Se para quem entende isso é confuso, imagina para o espectador casual! Mais uma coisa: Enquanto a Lotus malaia, verde e dourada, já confirmou seus 2 pilotos, a Lotus Renault, preto e dourada, confirmou apenas 1. Será que Bruno Senna tem vaga lá?

Uma coisa eu sei. Assim que eu li estas notícias hoje, me lembrei do tempo de criança, assistindo Formula 1 com o meu pai e pensei: Como será a conversa entre pai e filho durante uma corrida no ano que vem?

– Pai, que carro é aquele verde?
– É a Lotus.
– Aquele carro preto?
– É a Lotus Renault.
– Mas a Lotus não é aquele carro verde?
– Sim, mas tem outra Lotus, que é preto e chama Lotus Renault porque usa motor Renault.
– Ah tah. E que motor usa a Lotus verde?
– Renault.
– Não pai, a Lotus verde.
– Sim, ela usa motor Renault também.
– Não entendi. Eles são da mesma equipe?
– Não filho, é assim: A Lotus verde tem esse nome, mas não é da fábrica de carros. A Lotus preta é da fabricante.
– Mas a Renault não é fabricante de carros também?
– É.
– Então a Lotus Renault é das duas fábricas, certo?
– Não. A Renault é só o nome. A fabricante não participa disso.
– Por que?
– Er.. bem.. não sei não, filho.

– Pai
– Oi filho
– Por que Lotus verde não muda o nome?
– Bom… tipo, é que… deixa eu ver a corrida vai.

Parece que este tipo de conversa vai durar mais que uma corrida apenas.

Fonte das Notícias (base para o texto):

http://www.gpupdate.net/en/f1-news/249026/renault-f1-to-morph-into-lotus-renault-gp/

http://grandepremio.ig.com.br/formula1/2010/12/08/direcao+da+proton+apoia+decisao+da+lotus+cars+de+retornar+a+f1+em+2011+10323702.html

Anúncios

Tags:, ,

About Carioca

Engenheiro Mecanico, adoro carros e esportes (a soma tambem conta).

One response to “Até Para Quem Entende de Formula 1”

  1. ju says :

    hahahahahahah achei otimo, marcao!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: