5 Vezes 48


Jimmie Johnson, esposa e filhinha na comemoraçao do 5o. titulo

Não, este post não é sobre matemática! No ultimo domingo tivemos a decisão da NASCAR, no oval de Homestead e vimos um fato histórico para o esporte norte-americano. Pela primeira vez em um esporte individual, Jimmie Johnson conquistou um penta campeonato (5 títulos seguidos).  Durante o final da transmissão, a ESPN colocou um gráfico onde apareciam penta campeões de esportes americanos e só víamos esportes coletivos. O único exemplo de individual visto foi o penta de Schumacher (2000-2004). E para se ter outra dimensão de sua conquista, nunca na NASCAR um piloto conquistou mais que 3 títulos seguidos, mesmo eles sendo os geniais Richard Petty e Dale Earnhardt.

Diferente dos outros campeonatos, tudo levava a crer que teríamos um novo campeão. Mesmo com um começo arrebatador de temporada (que mencionei neste blog 8 meses atrás), o domínio foi de 2 outros pilotos (Harvick pelos pontos e Hamlin pelas vitorias) e parecia que o titulo iria sair das mãos de JJ 48. Na verdade, se o campeonato tivesse terminado na etapa anterior seria este mesmo o resultado.

Na prova de Miami, tivemos um Harvick sujo e burocrático (não fez nada de brilhante e ainda tirou Kyle Busch da prova com um totozinho. Alias, esse acidente causou um incêndio no carro de Buschinho, sem conseqüências ao piloto), um Hamlin sempre andando no pelotão intermediário e JJ sempre na frente. Terminou em 2º, com Harvick logo atrás e Hamlin bem mais para trás. Alem do contexto histórico do titulo em si, Johnson quebrou outro tabu: foi a 1ª vez em 18 temporadas que um piloto entrou em 2º na ultima prova e reverteu o resultado na chegada final.

O que esperar da próxima temporada é complicado, mas parece que JJ esta mais forte do que nunca. Não nego que torci contra, mas não posso deixar de falar que estamos na frente de um ótimo piloto. Consistente nos ovais e habilidoso nos mistos (alem de bons resultados nos poucos mistos da temporada, ele disputa algumas etapas da Daytona Rolex Sport Car Series, categoria de protótipos e longas provas em mistos), Johnson esta provando ser um piloto completo. O tetracampeão e companheiro de equipe Jeff Gordon investiu dinheiro e um carro (o carro 48 pertence a Gordon oficialmente) nele ao ver suas qualidades e vemos agora que ele sabia o que estava fazendo. Alem de consistente, mostrou ser um monstro nos playoffs. Esteve atrás durante a temporada e surgiu com força na disputa final, exatamente como nas 4 outras oportunidades em que foi campeão. A diferença é que essa foi a 1ª que não foi dominante, o que não diminui de forma alguma o seu grande feito.

Parabens a Jimmie Johnson, pentacampeão da NASCAR, uma categoria conhecida pelos carros semelhantes e pelo grande numero de postulantes a vitoria.

Anúncios

Tags:, ,

About Carioca

Engenheiro Mecanico, adoro carros e esportes (a soma tambem conta).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: