Filme do Senna


Na ultima 2ª feira, fui com alguns amigos ver o filme do Senna. Que na verdade é um documentário na forma de um filme. O intuito original dessa produção japonesa era fazer um filme ao estilo Hollywood, tendo Antonio Banderas cogitado para fazer o papel do gênio Ayrton, porem vários tipos de problemas impossibilitaram tal idéia. Daí, como uma recomendação da família Senna, o filme foi feito na forma de um documentário. Ou o contrario, como acharem melhor.

Para aqueles que não viram a carreira do genial brasileiro, é uma oportunidade de entender o que ele fazia dentro e fora das pistas, o que o tornava tão especial. Acontecimentos dentro e fora das pistas alem de cenas de bastidores, de coisas que o publico comum nunca teve acesso, fazem desse documentário algo completo perfeito para alguém se informar a respeito de um determinado assunto. O problema esta na falta de alguns assuntos que, como fã e espectador de grande parte da sua carreira, acredito que não poderiam estar de fora e estiveram. São eles:

– Temporada de 87: Em matéria de resultados, realmente ela não tem nada gritante, mas quem poderia esquecer da famosa Lotus Amarela? Com esse carro ele ganhou sua 1ª corrida em Mônaco (começando seu legado que o tornaria o novo Rei de Mônaco 7 anos depois) e foi 3º colocado no mundial. Pode não parecer muito, mas ele perdeu apenas para as duas Williams, imbatíveis naquele ano, com um carro que deveria estar no meio do grid. E se há uma coisa que aprendi é que um gênio consegue vencer com carros bons, mas principalmente, fazer milagres com carros menores.

O problema dessa temporada no filme é que não vimos SEQUER UMA CENA desse emblemático carro.

– Temporada de 92: Essa sim foi uma temporada problemática. A McLaren, para vencer a temporada anterior, começou tarde o desenvolvimento do novo carro. Como o carro de 91 já era meio obsoleto, acabou estreando mais tarde, com um carro já demasiado lento, e o novo carro não mostrou nada de excepcional, alem de um motor Honda irreconhecível. Diria eu que foi a 2ª pior temporada da carreira dele (só melhor que em sua estréia em 84), muito por causa também da Honda que já parecia desmotivada e saiu da categoria no final daquele ano.

Justamente por estes problemas, ela deveria ter uma cobertura um pouquinho maior no filme, mostrando contra o que ele lutou e o que ele conseguiu vencer, mesmo com carro tão problemático.

– O Atleta Senna: Esta sim a maior de todas as gafes. Muito mais que um gênio das pistas, Senna também criou a idéia do piloto-atleta. Para poder suportar todos os esforços gravitacionais a que um piloto de F1 se submete durante uma corrida, ele começou a fazer treinamentos físicos nos momentos fora dos autódromos. A idéia desse treinamento partiu do próprio Senna e foi ministrado pelo preparador Nuno Cobra. Desde então, se tornou indispensável esse tipo de preparação para um piloto, chegando atualmente ao ponto de alguns competirem provas de longa duração (Vitor Meira e Tony Kanaan entre eles), como o Triatlon e maratonas.

Para não dizer que isso também foi cortado do filme, uma cena a respeito apareceu. Ela durou 2 segundos, durante os créditos finais, num quadrinho na lateral-direita da tela. Considerando este ser um de seus maiores legados, seria importante dar um maior credito, uma maior importância a este fato.

Por isso que contei acima, minha avaliação do filme vale uma nota 7. A nota é boa porque o filme é bom, vale muito o ingresso. Só que poderia ser melhor e bem mais completo, se fosse usado um mínimo de bom senso na hora de edição final.

Anúncios

Tags:, , ,

About Carioca

Engenheiro Mecanico, adoro carros e esportes (a soma tambem conta).

One response to “Filme do Senna”

  1. Rodrigo says :

    Meu amigo e colunista do Bedelho, Marcelo, fez uma resenha emocionada sobre o filme que retrata bem o sentimento de assistir a esse documentário. Vale a pena dar uma lida. http://www.bedelho.com.br/2010/11/senna-o-filme/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: