Quem com Safety Car Fere, com Safety Car será Ferido!


E presenciamos um milagre na F-1. Apesar do circuito tendencioso a uma corridinha chata, vimos um GP cheio de variações e táticas diferentes, graças ao… Michael Schumacher! Quem diria que o rei da vigarices iria indiretamente contribuir para o fim de uma grande injustiça?

Sebastian Vettel

A frase do titulo é de autoria do jornalista Renato Mauricio Prado, mas me senti na obrigação de mencioná-la. Afinal, nada mais irônico que o mesmo Safety Car que foi armado para a vitoria de Fernando Alonso em Cingapura em 2008 destruiria todas as suas chances de titulo 2 anos depois? E viu ainda o titulo de um garoto, de reconhecida e igual habilidade a de Alonso, que tinha pouquíssimas chances de vencer e fez apenas o que tinha de fazer: vencer a prova. Foi campeão um menino que tem tudo para ser um multicampeão mundial. Basta apenas manter a cabeça, bem como espero que mantenha essa sua simpatia e seu sorriso aberto.

Sobre Marketing Mark Webber, chegou minha hora de alfinetar. Desde o começo do campeonato falei que ele não era um real postulante ao titulo. Acabou tendo uma chance, se aproveitando dos erros e dos problemas dos adversários, o que não deixa de ser uma virtude. Mas sua atitude perante a prova decisiva do campeonato mostrou o quão este piloto é incompetente, medíocre. Foi um piloto que não teve a atitude de tentar ultrapassar, de tentar vencer uma única vez. As únicas vitorias dele no certame vieram de situações onde ele largou na frente ou teve a corrida caindo no seu colo. Isso é atitude de campeão? Colocá-lo como merecedor do titulo mostra que os fãs as vezes nao se importam com o que realmente vale, que é ser campeao o piloto de verdadeira habilidade. Webber é, como eu já esperava de alguém como ele, um cara que mais sabe falar do que fazer. Alias, por que ele me lembra tanto o Eddie Irvine?

Dietrich Mateuschitz e Vettel

Relativo ao espanhol, este pagou o pato por todas as sujeiras que cometeu. Como já disse antes nesse blog, Alonso é um piloto habilidoso, o melhor da atualidade. Ele NÃO PRECISA de falcatruas para vencer. Ele tem uma habilidade divina, que poucos na historias foram igualmente agraciados, e ao invés de aproveitá-la e exibir o mais fino do esporte, prefere vencer de modo sujo, usando de artimanhas e choradeiras para atingir seus objetivos. Anos atrás, comparei Alonso ao Prost, devido sua habilidade política, de tornar a seu favor; e ontem fui ver o filme do Senna (assunto de um futuro post). Após ver esse filme, vi que Prost e Alonso são diferentes, pois o francês usava a política a seu favor para suas conquistas, porem nunca o vi fazer armações e tentar prejudicar seus companheiros. O que Alonso fez é bem típico de seu manager, Flavio Briatore, também conhecido por tentar jogadas políticas para conseguir seus objetivos. No caso de Briatore, ainda se entende que tente tais idéias, pois um cara vindo da área administrativa não entende nada da engenharia aplicada as corridas, então usou de artifícios para compensar sua fraqueza. Mas Alonso não é fraco e não precisa disso para vencer.

Esta semana teremos os primeiros testes com os pneus Pirelli, que serão usados na próxima temporada. Podemos ter idéia de como os pilotos irão se adaptar, mas vou preferir deixar opiniões mais para fevereiro.

PS: Durante a semana, vou escrever sobre outros assuntos relacionados. Agora que a temporada terminou, teremos muito balanços a fazer.

Anúncios

Tags:, , , , , ,

About Carioca

Engenheiro Mecanico, adoro carros e esportes (a soma tambem conta).

2 responses to “Quem com Safety Car Fere, com Safety Car será Ferido!”

  1. Teddy says :

    Eu felizmente não ví a corrida e muito menos acompanhei as noticias esses dias, mas eu sim estava torcendo pelo Webber, não que ele merecesse esse titulo, mas por gostar de zebras e tbm pq nunca gostei do Alonso, sempre teve talento, mas nunca ví tal talento ser usado de forma limpa, assim como penso sobre o Shumy… Já Vetel… bom, esse tem talento de sobra, mas sobra muito espaço dentro da cabeça tbm… faz muita burrada devido a imaturidade, mas a vontade e o ótimo carro superaram os concorrentes… Eis a nova cara da F1, espero apenas que ano que vem mais equipes possam bricar pelas vitórias… e uma zebra sempre é bem vinda!

    • Carioca says :

      Cara, zebra pra mim é algo no nivel do Rubinho. E Vettel é apenas jovem, inexperiente. E ainda assim venceu o titulo!

      E nao me canso de dizer: CHUUUUUUUUUUUUUUUUUUUPA ALONSO! 😀

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: