Um Renascimento de Asas Fracas


Thomaz Bellucci

O tênis brasileiro passa por uma fase complicada. Após termo o fenômeno Guga destruindo pelos torneios mais importantes do mundo no começo da década, o Brasil sofre com a falta de um substituto de nosso simpático catarinense. Muito se responsabiliza a CBT pelo mal trabalho de formação de jogadores ou por não ter aproveitado o fenômeno Guga para chamar a atenção de eventuais talentos para a continuidade do Brasil no topo do tênis mundial. E falar isso esta mais que certo, pois a confederação tem mesmo uma grande parcela de culpa. Mas hoje vou falar de Thomaz Bellucci, melhor tenista do Brasil com apenas 22 anos. O que poderia ser um fenômeno ao nível de Rafael Nadal, na verdade esta se mostrando uma momentânea decepção.

Quando vi ele jogando, crescendo aos poucos, imaginei que logo ele estaria entre os Top 10 do mundo, e de certa forma não errei. Atualmente ele é o numero 30 do mundo, marca apenas alcançada por monstros do nosso tênis, como Thomaz Koch, Meligeni, Guga e Maria Ester Bueno. O problema dele reside em algo mais profundo que sua técnica como jogador, de saque firme e raquetadas surpreendentes. Ontem, ele foi eliminado do Masters 1000 de Paris pelo Top 10 Nikolay Davydenko. Ate ai, não há problema em ser eliminado por um tenista melhor rankeado. O problema é que ele foi eliminado com um pneu (set em que perde por 6/0) por um tenista que não esta tão acima dele e que não atravessa uma boa fase na carreira. Ao ver esse resultado, lembrei de coisas que o acompanham e o atrapalham.

Sempre percebi que ele é um tenista que arrebenta em torneios pequenos, contra adversários pior rankeados. Mas quando chega a hora de pegar alguém acima, num torneio maior, ele vacila, chegando a perder para jogadores abaixo de seu ranking. Nisso, percebi um problema puramente psicológico de Bellucci, que não consegue se dar bem em situações mais complicadas. Não sei exatamente o que seria, ate porque não sou psicólogo, mas sei que isso é algo que precisava ser acompanhado e trabalhado, pois é mais um talento que pode se perder por não ter o acompanhamento adequado. Recentemente, ele veio a imprensa falar do baixo apoio dos técnicos e ex-tenistas no Brasil. Ele acabou falando uma coisa certa, por modos bem errados. Que o acompanhamento dos técnicos e ex-tenistas no Brasil é insuficiente não é novidade para ninguém, mas nem de longe é culpa dessas pessoas. Do que adianta termos ídolos do passado querendo ajudar se a gerencia do esporte mesmo não da o menor valor, a menor assistência? Ele acabou fazendo a acusação correta, mas direcionando a pessoas erradas. E depois do episodio da Topper (ele largou a patrocinadora por reclamar dos produtos fornecidos, sendo que nenhum outro tenista o fazia), começo a crer que sua carreira esta sendo pessimamente gerida, que seu empresário só se aproveita das glorias e piora os problemas, da melhor maneira de um parasita.

Para o futuro? Vai depender muito das atitudes dos dirigentes, que parecem não se importar muito. Temos Tiago Fernandes despontando por ai, após vencer o torneio Juvenil  do Australian Open, alem do vários outros resultados. É uma jóia rara, que precisa ser lapidada corretamente. E mesmo Bellucci, que já é profissional, é jovem e ainda pode ser melhorado. Mas só poderemos ter esperanças no momento que um bom trabalho for iniciado para com eles. Se ele não vier, nosso tênis continuará na mesma novela, esperando por um milagre ao nível de Guga para voltar ao topo do mundo. Isso se ele acontecer de novo.

Anúncios

Tags:, ,

About Carioca

Engenheiro Mecanico, adoro carros e esportes (a soma tambem conta).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: