Milagre de Oklahoma?


Westbrook, Green e Durant

Começou essa semana a temporada 2010-11 da NBA, a Liga de basquete americana. O poderoso Maimi perdeu, o campeão Lakers ralou para vencer e o Boston também saiu perdendo do capenga Cleveland. Mas o motivo de escrever hoje é relativo a uma surpresa da ultima temporada, que pude ver um pouco do seu jogo no final da noite de ontem.

O Oklahoma City Thunder foi criado herdando o espolio do Seattle Supersonics. O antigo time foi totalmente desfeito e praticamente começado do zero na cidade do sul dos EUA. O que ninguém esperava é que, apenas em seu 2º ano de existência, ele já causasse surpresa entre os fas e jornalistas da Liga. Com um time jovem e muito forte, eles apareceram fortes numa conferencia altamente nivelada, culminando com uma eliminação para os atuais campeões, depois de vender a vaga por um preço altíssimo e forçando o time do Lakers a usar de todas as suas armas para vencer. Mas essa força toda veio através de sorte? De capacidade?

No ultimo ano do time em Seattle, devido a uma ma campanha, selecionaram no draft o ala Kevin Durant. Draft Lottery, para quem não sabe, é a escolha de jogadores jovens vindos da faculdade, e quanto pior for o time, mais chances eles têm de escolherem primeiro e assim poder pegar os melhores. Mas como o próprio nome diz, isso é uma loteria. Nem sempre o 1º selecionado pode ser um bom jogador, apesar de o ser na maioria das vezes. Assim, selecionaram Kevin, mas ainda tendo uma campanha ruim. Nisso, veio o ano seguinte e selecionaram Russell Westbrook e Jeff Green. Com esses 3 bons jogadores, o time começou uma disparada de desempenho, deixando times com mais experiência para trás.

Não se pode negar que a equipe contou com a sorte de selecionar bons jogadores e estes despontarem como esperado. Mas também mostrou uma visão privilegiada do novo dono do time, que abriu mao de alguns anos e de gastar dinheiro para trazer jogadores mais caros, para assim criar um time jovem e forte. Esse tipo de aposta, apesar de visionaria, é muito arriscada, pois os jovens, por serem ainda incógnitas em relação ao seu crescimento como atleta, podem não ser o que se espera deles e com isso esse plano de crescimento pode simplesmente não dar em nada. Muitos administradores preferem não seguir essa filosofia, justamente por estes riscos inerentes, pois assim se perdem anos para não ter retorno algum. E ai entrou a sorte que falei antes, pois não adianta nada ser visionário, se o mundo não conspira a seu favor.

Seja sorte ou capacidade, o importante é que estamos vendo um time que, com um pouco mais de experiência e se for mantido junto, vai dar mais e mais trabalho aos adversários e se tornar, num futuro próximo, um real candidato ao titulo da NBA.

Anúncios

Tags:, , ,

About Carioca

Engenheiro Mecanico, adoro carros e esportes (a soma tambem conta).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: