NASCAR na Reta Final


Jimmie Johnson

Como adiantei ontem, hoje vou falar do Chase, o Playoff da Sprint Cup, categoria principal da NASCAR. O objetivo geral (e torcida minha) é que o tetracampeão Jimmie Johnson não consiga outro titulo, e parece que a coisa tende mesmo para esse rumo.

Kevin Harvick

A principio, não nego que o numero de reais postulantes ao titulo esta mais baixo do que esperava. Faltando 4 provas para o final da temporada, esperava termos 5 pilotos efetivamente na disputa, mas o que estamos vendo são 2 reais postulantes e mais um correndo por fora. Os postulantes seriam o campeão Johnson, Danny Hamlin e Kevin Harvick por fora.

Apesar de a imprensa especializada considerar Harvick uma carta fora do baralho, ele é um caso imprevisível. Kevin foi o líder da temporada ate o Chase e atualmente esta na 3ª posição, mas alem de sua regularidade, conta também seu jogo um tanto quanto sujo durante as provas. Kevin é conhecido como um daqueles pilotos que não medem esforços para vencer, mesmo que isso signifique um acidente para a vítima em questão. Numa situação dessas, ele pode tirar os pilotos em questão da disputa e entrar na briga pelo titulo. Ainda o considero um candidato ao titulo da temporada, mas para isso ele vai depender de um pouco de sorte. Ou ate mesmo, de sua imprevisibilidade.

Danny Hamlin

Danny Hamlin ate o começo da temporada era considerado um piloto bom, mas sem resultados muito expressivos. Desde então, colecionava 6 vitorias e é o único que podia destronar Jimmie Johnson. No caso “colecionava”, pois ele venceu o ultimo GP, no curtíssimo oval de Martinsville e viu a diferença para JJ 48 diminuir para míseros 6 pontos. Numa categoria onde o vencedor pode levar ate 200 pts por prova, esses 6 são puramente um empate técnico.

Temos 4 provas faltando, sendo um deles o super-oval de Talladega, o maior circuito da temporada, alem do mais rápido. É possível rodar 100% da volta com pé embaixo. Justamente por esta característica, todos os carros sempre andam juntos e trocando posições (a ultima edição da corrida, em maio, teve o recorde de trocas de lideres na historia da NASCAR, com mais de 70 trocas!), muitas vezes estando 3 na mesma linha. Sendo assim, esta é uma corrida “loteria” mas que pode decidir o titulo caso um dos postulantes se envolva num Big One (acidente entre vários carros), que são sempre comuns em pistas com este perfil. Não tenho como analisar um vencedor, mas é certo que o titulo fica entre esses 3 que falei antes. Já minha torcida esta com Hamlin, pois esse negocio do mesmo piloto vencendo todo ano é coisa de Formula 1 ne!

Anúncios

Tags:, , , , ,

About Carioca

Engenheiro Mecanico, adoro carros e esportes (a soma tambem conta).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: