Mistério da Coréia


O Circuito Inacabado da Coreia

Depois de uns dias sumido voltei, para felicidade geral. Ou não. Voltei comentando o GP da Coréia, que deve estrear na temporada da F-1 nesse sábado para domingo, as 4 hs da matina. E sim, o horário é MUITO esdrúxulo.

Este circuito é mais uma obra do escritório de arquitetura de Hermann Tilke. Ele mantém uma característica parecida de seus circuitos anteriores, que é a variação de retas longas e curvas de alta e de baixa, deixando sempre desafiantes quando se tenta um bom acerto (mais uma vez, favor ignorar Abu Dhabi!). Não nego que quando vi o traçado, fiquei intrigado e curioso para ver essa prova, assim como todo mundo da Formula 1. Quero dizer, verei esta prova, se ela realmente acontecer.

Não, não estou brincando. Incertezas ainda rondam os arredores da pequena cidade de Yeongam. Incerteza que, diga-se de passagem, foi uma constante sobre essa prova. Acho que já comentei anteriormente dos atrasos no projeto da construção deste circuito, que, por culpa da própria organização apesar de acusarem as chuvas como culpada, deveria ter sido terminado 5 meses atrás. No final, a prova deve acontecer com o circuito ainda por terminar, mas com uma condição mínima de corrida.

Ai, os amigos se perguntam: “Se a FIA aprovou o circuito e há uma condição mínima para a prova, por que a duvida, Carioca?”. O problema reside no asfalto. Asfalto é que nem cimento: ele é aplicado em estado pastoso e precisa de um certo tempo exposto ao Sol, para que possa “curar”. Em outras palavras endurecer e adquirir determinada resistência mecânica para que veículos possam tracionar em cima dele. O problema é que, devido as chuvas que assolaram a região nos últimos 4 meses e o pouco tempo de “cura”, existe a probabilidade grande que o asfalta não endureça o suficiente e comece a se quebrar e/ou esfarelar, ainda mais quando se trata de carros da Formula 1, com pneus super aderentes e tração monstruosa. Para referencia anterior, aconteceu o mesmo no GP do Canadá de 2008.

Se acontecer, escreverei sobre esse acontecimento, mas confesso que estou bastante curioso no caso de cancelamento da prova. Como que o mundo ira reagir a respeito? A prova acontece ou não? Façam suas apostas!

Anúncios

Tags:, ,

About Carioca

Engenheiro Mecanico, adoro carros e esportes (a soma tambem conta).

2 responses to “Mistério da Coréia”

  1. Bruno Rosik says :

    Nossa, que bizarro!

  2. Jtão says :

    Que lindo! Indy 300 faz escola na Coreia. Cancela a corrida e começa um campeonato de Pump valendo pontos no lugar. Pelo menos assim as equipes não vão ter prejuízo (ou não).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: