Onde os Sobreviventes são Vencedores


Neste próximo final de semana teremos também a MotoGP, e assim como a Formula 1 também acontece na Ásia, em horário muito parecido. E, apesar de faltarem ainda 4 etapas para o final, o campeonato pode ser decidido já nesse final de semana para o jovem espanhol Jorge Lorenzo, companheiro do “Doutor” Valentino Rossi na Yamaha. Basta apenas ele fazer 7 pontos para ser campeão. O que aparentemente seria um domínio devastador, na verdade encobre uma situação de “regularidade de saúde”.

Jorge Lorenzo

Neste ano, a MotoGP vivenciou uma temporada cheia de acidentes, onde todos os pilotos top da tabela do mundial se acidentaram de modo serio, tendo de ficar ausente de algumas provas para se recuperarem de seus ferimentos. Quer dizer, todos, menos Lorenzo. Essa vantagem esmagadora do piloto espanhol é fruto de uma regularidade regada aos acidentes dos principais adversários, que nada podem fazer contra as peripécias do destino. Com tudo isso, o campeonato acabou se tornando meio chato, sendo ele parcialmente decidido no meio da temporada, pois os competidores se contundiam, se ausentavam das pistas, enquanto Lorenzo ia conseguindo seus pontos e abrindo esmagadora vantagem.

Mas também, tirar o mérito de Lorenzo nessa temporada seria uma injustiça cavalar. Tudo bem, ele foi beneficiado pelo azar alheio, mas tenho certeza que, se todos os adversários diretos tivessem disputado todas as provas, ele ainda seria líder do campeonato, lógico que com vantagem muito inferior. Lorenzo começou a temporada arrasador, conseguindo pódios seguidos nas primeiras provas. O que já seria uma marca de campeão só foi sendo multiplicado com os acidentes de terceiros. O que quero deixar claro é que Lorenzo é um excelente piloto e que já vinha merecendo levar este titulo, mas não se pode negar que ele foi beneficiado por uma sorte sobre-humana. E isso não deixa de ser uma “compensação” do destino, já que em sua 2ª temporada, ele sofreu um acidente que o tirou das pistas por varias provas, numa situação em que ele tinha reais chances de titulo.

Espero que as próximas temporadas sejam recheadas de emoções e menos acidentes. A MotoGP tem tomado varias e eficazes medidas que protejam mais os pilotos, mas num esporte onde o esportista esta diretamente exposto ao perigo, fica complicado garantir a integridade física. Neste caso, temos apenas de torcer por menos contusões e mais emoções.

Anúncios

Tags:, , ,

About Carioca

Engenheiro Mecanico, adoro carros e esportes (a soma tambem conta).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: