Neymar Para Presidente. Do Santos!


Caros amigos, hoje escreverei sobre um assunto um pouco diferente do que estou habituado. Tivemos agora de manha o anuncio da demissão do bom técnico Dorival Jr. do comando do Santos, após anunciar que barraria Neymar do clássico de hoje a noite contra o Corinthians. A situação acabou gerando uma enxurrada de comentários populares (aqui no trabalho, foi assunto por mais de uma hora no começo do expediente!) e da imprensa especializada.

O que mais me chocou foi a conseqüência disso e a imagem que a diretoria santista deixou com essa atitude. Erich Beting (que escreve sobre a influencia do marketing no esporte) comentou em seu blog na UOL que a imagem da diretoria ficaria arranhada perante eventuais investidores, pois a hierarquia do jogador perante o técnico não teria sido respeitada. Ninguém vai querer atrelar seu produto a uma imagem desrespeitosa, que possa influencia negativamente na hora do consumidor final consumir seu produto. Esse sim vai ser o prejuízo mais marcante que a diretoria acha que poderá ter. Mas, ao só pensar na grana, eles estão esquecendo de algumas coisas que, pelo menos eu, considero mais importantes.

Comecemos pelo próprio Neymar. Mimado pela diretoria, que moveu “mundos e fundos” para mante-lo no clube, agora o sucesso vai subir a cabeça. Tempos atrás mencionei algo que eu já temia a respeito desse garoto: “Se não tomar cuidado, ele vai vestir uma mascara pior que a do Roberto Carlos”. Se naquela época, em que ele dividia holofotes com aquela garotada, eu já temia por isso, imaginem hoje, após essa demonstração de preferência? Se ele ainda tivesse tido uma educação mais refinada, para uma formação pessoal mais centrada, eu nem me preocuparia muito, mas na atual conjuntura, o que pode se esperar dele? O Santos pode estar criando um monstro, que pode simplesmente “parar” de jogar futebol pelo simples fato de estar sendo endeusado exageradamente e, sem querer, destruir sua maior jóia, transformando–o num jogador perdido, como vemos vários exemplos por ai no futebol brasileiro.

O outro prejuízo é técnico mesmo. Começando pela perda de um técnico que, pode não ser alguém da melhor índole (depois do que ele fez no Vasco da Gama, ele para mim não passa de um mercenário), mas é extremamente competente, com trabalhos exemplares e um time equilibrado na defesa e no ataque, que soube como ninguém controlar a euforia desses habilidosos jovens criados na Vila Belmiro. Alem da perda do próprio Neymar que, como mencionei acima, pode simplesmente “perder a fome” de conquistas e se tornar mais um no campo.

Por todos estes motivos, só temos a lamentar todo esse acontecimento. Bom, nem tudo precisa ser lamento, pois agora é um forte adversário a menos no campeonato.

***

Falando no Corinthians, olhem a foto que o Ronaldo postou em seu twitter, zoando com o Dentinho (sim, ele que esta agachado).

E depois falam dos bambis tricolores…

Anúncios

Tags:, , , , , ,

About Carioca

Engenheiro Mecanico, adoro carros e esportes (a soma tambem conta).

One response to “Neymar Para Presidente. Do Santos!”

  1. Bruno Rosik says :

    Nossa, ridículo.
    Deprimente a atitude da diretoria do Santos.

    Agora espero sinceramente que venha pro tricolor e faça um bom trabalho, com seriedade e respeito.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: