Rapidinhas do Final de Semana


Helinho e Roger Penske

Helio Castroneves Vence em Motegi

Helinho fez barba, cabelo e bigode no oval japonês da Honda, vencendo pela 2ª vez em terras nipônicas. Como falei no começo, ele liderou mais de ¾ das voltas da corrida, sendo forte em todas as relargadas, dando chance alguma aos adversários, que só lideraram quando Helio ia para o pit ou com táticas diferentes de corrida, como o caso de Raphael Matos. Apesar do meio de temporada ruim, seus excelentes resultados nas ultimas provas lhe alavancaram da 5ª para a 3ª posição no campeonato.

A vantagem de Will Power no campeonato é de 12 pontos agora, mas ainda vai exigir certo milagre de Franchitti para conseguir o titulo. Em breve, escreverei um post a respeito.

Internacional 1×0 Vasco da Gama

Não digo isso com tom de comemoração, mas de espanto: Finalmente o PC Gusmão perdeu um jogo! Agora, o pior foi saber que não era para ter perdido, dado o volume de jogo que o time do Vasco da Gama mostrou, ainda mais jogando fora de casa. O problema foi o numero de gols perdidos pelo time e aí não há como discutir. Sem mencionar a falha do zagueiro no gol colorado, que não se antecipou ao atacante como deveria.

Por situações como essa que eu lamento como nunca os empates que o time teve após estar vencendo, especialmente os no Caldeirão de São Januario. Espero que isso soe como um alarme bem poderoso, que precisa acertar seu ataque para começar a ganhar pontos. Muitos La dentro falam que “a vaga na Libertadores é como um titulo”, mas para mim ela não quer dizer muita coisa. O que eu quero mesmo é o titulo nacional, ele que realmente conta. Vaga na Libertadores vai exigir um time forte para que não faça feio e isso o Vasco da Gama ainda não tem. Num futuro próximo gostaria muito, mas não acho que agora seja a hora.

Tapetão na Stock Car

Na prova de domingo foram definidos os participantes do playoff da Stock Car, só que a decisão ficou para o tapetão, de maneira muito estranha.

Daniel Serra, da Red BullQuatro pilotos foram desclassificados da corrida após analise dos comissários, incluindo o vencedor Daniel Serra e o tricampeão Caca Bueno, fazendo a vitoria cair no colo de Nono Figueiredo. O motivo anunciado pelos fiscais da categoria foi que “a equipe Red Bull teria agido de má fé”, ao deixar seus pilotos sem gasolina na volta de desaceleração. Agora, muito mais que uma vez esse tipo de coisa aconteceu, sem gerar punição alguma aos carros envolvidos. Por que agora, quando a equipe mais forte da categoria vence uma prova, eles apareceram com isso?

Antes de mais nada, não estou querendo insinuar coisa alguma, mas a impressão que tive foi que a categoria agiu politicamente no caso. Anunciou uma explicação muito vagabunda, puniu o vencedor da prova e deixou a Red Bull numa situação de descrédito com a categoria, fazendo insinuações inclusive de reavaliação da possibilidade de continuar na categoria num futuro próximo. Estão colocando em xeque a participação de um poderoso parceiro, que corre em diversas categorias do mundo, enchendo essas mesmas com milhões de dólares em patrocínio e investimento.

Sem querer, acabaram entrando naquele assunto que comentei após a punição do Helio Castroneves no GP de Edmonton da Indy. Assim como naquela situação, a categoria mostrou ter comissários despreparados, que não sabem usar o bom senso para julgar as situações. Se Daniel Serra tivesse vencido por baixa margem, ate seria passível uma punição, mas o domínio dele foi integral, liderando a prova quase toda. Caca Bueno foi 8º, após perder varias posições com rendimento baixo. Nada justificava uma punição dessa forma, ainda mais com evidencias tão contundentes. Esta na hora de usarem mais a cabeça e menos o livro de regras, pois cada vez mais é difícil terminar uma corrida sem ser punido, mesmo que não se faça nada passível de punição.

PS: E para somar, logo depois leio a seguinte manchete “Caca Bueno ajudou a seu irmao popo para que este se classificasse aos playoffs”. Jogo de equipe eu ate entendo, mas de familia? E o profissionalismo, aonde foi parar? Sera que realmente é tudo comprado pelo Sr. Diretor de esportes da Globo Galvao Bueno? Que vergonha ter de escrever sobre essas coisas… venho aqui para tentar conseguir fãs e não para afasta-los do esporte… Muito triste isso.

Anúncios

Tags:, , , , , ,

About Carioca

Engenheiro Mecanico, adoro carros e esportes (a soma tambem conta).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: