Rapidinhas – Formula 1


Nova Pista de Austin

Mapa do circuito de Austin

Essa semana o comitê organizador do próximo GP dos Estados Unidos, a ser realizado em futuro circuito na cidade de Austin, no Texas, anunciou imagens do traçado que lá será construído. O traçado foi desenhado pelo controverso arquiteto Hermann Tilke, terá 5,4 km de extensão e suas curvas foram inspiradas num “bem bolado” de vários circuitos do calendário, como Silverstone, Hockenhein e Istambul.

Meses atrás, quando o projeto foi anunciado, deixei minha critica em fazer mais um circuito nos EUA, e ainda acho que existem bons circuitos lá que, tendo uma reforminha para atender os requisitos da F-1, poderiam render boas provas, bons espetáculos. Mas já que Bernie quer o circuito e a atitude será tomada, então vamos analisa-lo. Como traçado, ele tem tudo para se nivelar, como espetáculo, aos consagrados circuitos de Spa, Monza, Suzuka e Interlagos. Como vocês podem ver pelas imagens, ele tem duas grandes retas, terminadas por curvas bem fechadas, que propicia situações de ultrapassagens. Temos variação de relevo (que de acordo com a reportagem, pode chegar a 40 metros de altura, maior que Interlagos) e um trecho longo (me parece ser algo em torno de 2 km de extensão) com curvas de alta, lembrando as curvas de Silverstone. E fora desse trecho, tem ainda outra situação de curvas de alta em 4 pernas, como existe em Istambul.

A meu ver, gostei muito do circuito em si. Na teoria, ele será um grande desafio para os pilotos, que terão de se redobrar para vencer seus desafios. Resta saber se os problemáticos carros da F-1 irão permitir que as emoções de fato aconteçam.

Visão em relevo

Moral da Ferrari

Vejo reportagem agora de manha (não li, pois isso não merece ter meu tempo), em que Alonso mencionava que “perder na Itália vai acabar com a moral da Ferrari”. E a Ferrari lá tem alguma moral? E Fernando Alonso tem alguma moral? Perder ou não na Itália não vai mudar nada, caro Fernando! A merda já foi feita, acredite.

Falando nesse assunto, vejo alguns jornalistas muito céticos com o julgamento do próximo dia 8, onde será julgado o jogo de equipe da Ferrari no GP da Alemanha. Desde o principio tenho dito que acredito na punição da equipe, mas devo levar muito em consideração a opinião desses jornalistas. Ate porque, se a Ferrari for absolvida, vai abrir um precedente que pode destruir o esporte. E de nada vai adiantar continuar a cobertura de um evento que deixaria de ser um esporte, extra-oficialmente falando. Continuo acreditando no bom senso, mas, assim como eles, temo que a politicagem e a falta de escrúpulos predominem. Vamos ver como a FIA vai lidar com isso.

PS: Brasil no basquete? Eu falei para não se animarem muito… To calejado já!

Anúncios

Tags:, , , , , ,

About Carioca

Engenheiro Mecanico, adoro carros e esportes (a soma tambem conta).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: