A Chuva que Aquece


Largada do GP da Belgica. Em foco, Rubinho em seus 300 GPs.

Something about the Belgian Grand Prix, it’s news and impressions for the rest of the championship.

Leio a coluna de Fabio Seixas hoje de manha e lá mencionava uma coisa: as corridas deveriam ser revezadas entre Spa, Monza, Suzuka e Interlagos. Se existem 4 corridas que valem qualquer sacrifício para vê-las são essas, graças à variância de posições que estas proporcionam. Em Spa consegue ser ainda pior, pois a chuva vai e volta sem avisar, sem deixar pistas. Como esperado, uma corrida cheia de mudanças, disputas. Mesmo a liderança inicial de Lewis Hamilton não foi tão incontestável assim.

Rubens Barrichello teve seu GP 300 reduzido a praticamente duas voltas, pois seu erro na freada e colisão com Alonso quebrou seu carro logo de cara. Pelo menos, dessa vez ele acertou a pessoa certa. Mas brincadeiras a parte, ele não teve culpa na historia, já que todos os pilotos foram pegos de surpresa pela pista molhada e escorregadia. Todos os 12 primeiros erraram a curva e a fizeram por fora. O único que teve azar de bater em alguém foi Barrichello.

Sebastian Vettel protagonizou outro acidente, dessa vez tirando a Button da prova. Seu erro foi julgado e foi forçado a fazer um drive-thru como punição. O problema é que dessa vez ele não teve muita culpa no que fez. Muitos atribuíram a culpa ao fato desses carros não proporcionarem aderência sem pressão aerodinâmica. Não nego que tenha ajudado, mas eu reparei uma coisa totalmente diferente: ao observar os replays do acidente, reparei em… chuva! Isso mesmo! Vettel estava em freada, alem de estar em curva, o que já atrapalha a aderência. Com a pista molhada e sem pressão aerodinâmica, segurar o carro é praticamente impossível. Ele tentava uma ultrapassagem e acabou perdendo o carro. Talvez, por sua reincidência, eu o punisse com uma multa, mas foi uma pena desproporcional. Alias, ainda me pergunto se ele teria sido punido se fosse a 1ª vez. É como disse o piloto Luiz Razia: é muito fácil criticar os pilotos quando se esta sentado em frente a TV com uma caneca de chá na mão.

A briga Alonso x Massa pode ter contornos bem interessantes ao brasileiro. No começo da corrida, a diferença era algo em torno de 40 pts.. Com o abandono dele ontem, são 12 a menos, e dia 8 tem julgamento do acontecido na Alemanha. Como acho que a Ferrari será punida com a perda dos pontos do GP, serão mais 7. Se não tomar cuidado, capaz de massa se aproveitar dos exageros de Alonso e passar a frente. Ia ser uma bela duma resposta para o alto comando dessa “equipe”.

Final do Campeonato

Falam que a decisão ficou para Webber e Hamilton, mas ainda faltam 7 provas para terminar, ta muito cedo ainda. Ainda assim, aposto no neguinho inglês, pois a maioria das pistas ate o final favorecem a McLaren. Alias, a balança de forças da Formula 1 está completamente maluca. Antes a Red Bull que era forte em circuitos rápidos, devido a sua refinada aerodinâmica. Hoje, eles são imbatíveis em circuitos lentos. Em circuitos de alta, McLaren e Ferrari disputam as forças? Vai entender viu…

Independente de Lewis levar ou não, minha real torcida vai CONTRA Webber e Alonso. O primeiro, pois ele não tem capacidade que mereça um titulo. Ele só esta nesse status devido aos erros do excelente e imaturo Vettel. Acham mesmo que ele estaria na disputa numa situação de acerto do Vettel? ESQUEÇAM! Ele não tem essa velocidade toda. Para o segundo, os motivos são ate óbvios. Nada como ver o espanhol de ego inflado perdendo e perdendo mais campo. A Ferrari ainda acredita na virada, como foi em 2007, mas as coisas eram diferentes. Existia uma igualdade, mesmo que velada, existia um clima de equipe. Se depender de Massa, Alonso perde o titulo já na próxima prova, na frente dos tiffosi. Confesso que eu ia adorar. E ver os tais 50% de chances de vencer se reduzirem a zero cada vez mais.

Anúncios

Tags:, , ,

About Carioca

Engenheiro Mecanico, adoro carros e esportes (a soma tambem conta).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: