Seleção de Basquete: Fracasso Anunciado?


Something about Brazil national team of basketball for the world championship, which will be at Turkey, beginning this weekend.

Neste final de semana começa o mundial de basquete, que será disputado na Turquia. Vejo como favoritos os EUA (Ah, vá!), Espanha e Lituânia. Muitos colocam o Brasil entre eles, mas atualmente não concordo com isso.

Depois de vários anos (mais precisamente, desde o final da era Oscar Schmidt), a seleção de basquete brasileira sofreu um apagão. Tivemos uma geração seguinte que não era ruim, mas não chegava nem aos pés daquela que ganhou medalhas nas olimpíadas e que derrotou os EUA em Indianápolis, sendo a 1ª derrota da seleção dos EUA em casa na historia. Esse apagão técnico foi refletido na ausência do Brasil nas ultimas 3 olimpíadas. Sim, ganhamos o Pan-americano duas vezes, mas com o gosto amargo das olimpíadas. Sem contar as péssimas campanhas em mundiais (culminando com o 11º lugar no ultimo). Péssimos resultados para um time que, junto com os EUA, nunca deixou de participar dos mundiais.

Este time está repleto de expectativa, tanto dos fãs quanto da imprensa especializada. É fácil achar nos jornais matérias que exaltam a qualidade técnica dessa nova geração, que terá 3 jogadores que atuam na NBA (após o corte de Nenê por lesão) e vários outros que estão fazendo sucesso na Europa. Na teoria, observando apenas o lado técnico, todos têm razão em estarem otimistas. Ate os jornalistas americanos colocam o Brasil como um dos principais adversários da já capenga seleção americana (pode ser ainda a mais forte, mas está bem enfraquecida). Mas a impressão que o time tem deixado para este blogueiro não é das melhores.

Inicialmente era apenas uma impressão, uma idéia de que a coisa poderia não estar tão bem assim, mas ate ai, tenho sempre esse tipo de pressentimento, mesmo quando as coisas vão bem. Mas ai, vieram os amistosos. E tudo que vi foram placares ridículos e metas técnicas longe de serem atingidas, culminando com a derrota para a França por 59×56. Pelo amor de deus, 56 pontos? Sem brincadeira, um time com aqueles jogadores que brincam de domingo no Ibirapuera fazem tantos pontos quanto estes jogadores profissionais! Para um time profissional jogar o que lhe é pago, ele tem a obrigação de fazer NO MÍNIMO 70 pontos por jogo, mesmo que perca feio. Observando os problemas técnicos do time, alem desses placares inferiores, pergunto: Da para levar esse time a serio?

Recentemente, me flagrei pensando a respeito, com uma pergunta: Qual seria o motivo para tudo estar tão estranhamente ruim? Não cheguei a uma conclusão, mas tenho minha desconfiança. O basquete do Brasil passou por uma administração turbulenta e muito questionável. Dois anos atrás, ela foi mudada e esta continua num esforço quase sobre-humano para reverter esse quadro decepcionante de nosso basquete. O problema é que, mesmo com mudanças drásticas, como a contratação de 2 técnicos estrangeiros excelentes, sendo Ruben Magnano o atual campeão mundial, o problema continua o mesmo. Não adiantou mudar o corpo técnico, que a situação permaneceu com os mesmos problemas de antes. Se não é de cunho técnico, so pode ser administrativo. Mas se a administração luta contra isso e nada acontece, o que poderia estar errado? Esta é a questão que continua passando por minha mente.

Espero sinceramente que eu queime minha língua, que a seleção arrebente na Turquia e seja campeã. Mas a impressão agora é meio nebulosa. E caso eu esteja certo, mascaras vão cair após o final deste campeonato.

Anúncios

Tags:, , ,

About Carioca

Engenheiro Mecanico, adoro carros e esportes (a soma tambem conta).

2 responses to “Seleção de Basquete: Fracasso Anunciado?”

  1. Bruno Rosik says :

    Acredito ainda nesse time. Não sei ao certo onde pode chegar, mas que dá, dá.

  2. mai says :

    bom, para quem viu Oscar e companhia jogar, essa seleção é uma piada, a começar pelos mercenários da NBA, que se tivessem um minimo de vergonha na cara não vestiriam mais a camisa da seleção, time fraco, medíocre, só ganha de mosca morta, não tem amor pela camisa, só querem saber de US$, e voltem pro tio Sam, que vcs ganham mais, bando, não time é um bando, sem motivação, sem garra, e cansados de apanhar da Argentina, se tivessem vergonha na cara brigariam mais não entregariam o jogo como fazem em todas a partidas contra times mais ou menos, esses da NBA, que inventaram contusões no Pré-olímpico, jogam bem na NBA, e na seleção mancham a nossa camisa; medíocres, hipócritas!!!!!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: