O Doutor Vai Consertar a Casa de Novo?


Valentino Rossi e sua moto Yamaha

This post is about Valentino Rossi. Some words about his career and the moving to Ducati next year.

Aproveito essa pausa de 3 semanas de férias da Formula 1 para comentar assuntos diversos sobre o mundo da velocidade. Semana passada tivemos a etapa da Republica Tcheca da MotoGP e um anuncio causou uma mudança total no mundo da motovelocidade. O heptacampeão mundial Valentino Rossi anunciou que esta de saída da Yamaha para a Ducati no ano de 2011.

O Doutor (The Doctor), como é conhecido, escreveu uma carta de próprio punho explicando sua decisão e agradecendo a Yamaha. Nesta carta, ele mencionava a alegria em ver “sua menina” crescer e agora ser a moto mais cobiçada do circuito mundial e que não tinha mais utilidade por la, querendo novos deaafios.

Numa analise técnica, ele basicamente fez o que queria, que era transformar a moto Yamaha, que estava no fim do grid quando chegou, na melhor do circuito. A Ducati, que tem uma moto forte, mas de muito difícil dirigibilidade (ela tem um motor muito potente, mas sua pesada transmissão de potencia para as rodas sempre foi um desafio para seus engenheiros e pilotos), quer seus serviços para arrumar esses pequenos problemas e tornar a Desmosedici uma moto em real situação de disputa de titulo mundial.

Valentino é conhecido também como um arrumador de motos. Chegou a MotoGP (na época 500 cc) por uma equipe satélite (não-oficial de montadora) da Honda e em 3 anos já era campeão do mundo. Seu forte desempenho tornou lógica sua subida a equipe da fabrica, do qual conquistou mais títulos. Mas o modo de trabalho da Honda, extremamente rígido e burocrático, o deixou um tanto decepcionado. Uma proposta da Yamaha (cheia de cifras, por sinal) o deixou motivado a mudar e fazer crescer a maior rival. Muitos consideraram essa mudança um tiro no pé, mas ele calou os críticos pelo mundo, deixando a moto competitiva logo de cara. O titulo veio no ano seguinte, consagrando a evolução e o acerto da Yamaha, em querer constar com os serviços de Rossi.

Ducati Desmosedici GP10

Valentino Rossi é um piloto já em final de carreira, sendo assim, não tendo muitos anos ainda a pilotar. Mas esse pode ser seu canto do cisne, fazendo uma equipe que já tem uma moto boa, tornar-se campeã com uma moto mais próxima da perfeição. Acho sim que ele vem para tornar a Ducati uma moto campeã, bem como que ele será campeão correndo pela mesma. Com a saída de Casey Stoner (indo para a Honda) e a companhia do mediano e bom acertador americano, Nicky Hayden, o time tem tudo para fazer melhorar essa moto. Creio eu que ainda veremos O Doutor fazendo outro “milagre medico” pelos circuitos do mundo.

Anúncios

Tags:, , , ,

About Carioca

Engenheiro Mecanico, adoro carros e esportes (a soma tambem conta).

One response to “O Doutor Vai Consertar a Casa de Novo?”

  1. Bruno Rosik says :

    Aee! Ele é o cara!
    Sou muito fan desse Italiano! É sem dúvida, o melhor esportista Italiano d história.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: