Silverstone Facts


A Copa do Mundo terminou domingo, mas suas implicações continuam  sendo faladas. Por causa disso, nem tive tempo de escrever sobre o GP da Inglaterra da Formula 1, que tambem aconteceu nesse domingo. Como de praxe, nao vou comentar a corrida em si, mas os acontecimentos que merecem serem comentados.

Novo Traçado

Velho e Novo Traçado de Silverstone

Nessa edição, o circuito estreou um novo traçado que aproveita um pouco a área interna do circuito (inclusive, áreas já existentes em outras vertentes do traçado). Achei que deixou o circuito mais atraente, especialmente nas ultrapassagens. Por ser um circuito com muitas curvas de alta, ele exige uma carga aerodinâmica alta, mesmo que com retas mais longas. Daí, mais retas criam mais pontos de ultrapassagens, fator que tornou a corrida mais interessante, mesmo sem cair um pingo de agua do céu. O único porem ficou na ondulação existente na parte nova do circuito, principalmente por estarem em pontos de freada em curva brusca.

Situação da Ferrari (Alonso-Massa)

Alonso e Massa no GP da China. Acabou a paz?

Ao meu ver, Alonso fez por merecer a posição de chegada que teve. Nem tanto pelo incidente que o puniu, mas pelo que fez no começo da prova. Alonso foi ultrapassado por Massa e numa curva acabou acertando a asa dianteira na roda traseira de Felipe. Dado que essas novas asas são verdadeiras “facas”, Felipe teve seu pneu furado, obrigando-o a

ir para os pits no começo da prova para a troca. Para mim, isso deveria ser passivo de punição, já que Alonso agiu com imprudência. Era o típico evento que, se ele realmente quisesse, poderia evitar. Ha tempos ele vem demonstrando que não ta nesse clima de paz todo não. Ele é manipulador e sabe manter uma boa imagem, mas na verdade ele quer mesmo é ver o circo pegar fogo. Foi exatamente como na McLaren em 2007, só que la ele perdeu e feio a guerra, especialmente porque Lewis Hamilton não deixou isso barato. Também não estou gostando dessa passividade do Felipe. Muito mais importante que manter a paz dentro da equipe é se impor perante o companheiro. Garanto que se Massa der um toque parecido nele, o espanhol logo sossega. E se não sossegar, vai deixar a mascara cair para o mundo ver.

Ja o lance que causou o punição de Alonso, eu já achei que não deveria. Kubica deixou o carro ir para o lado externo da curva, um procedimento normal tanto de defesa como de traçado. Para não bater, Alonso teve de pegar o traçado de fora. Nesse momento, os comissários viram erradamente uma tentativa de corte da curva, até porque Alonso perdeu tempo com isso. Conseguiu a posição como uma consequência do lance, forçado a tal pelo próprio Kubica. Até ai, beleza. Eis que entra a… BURRICE da Ferrari. Durante essa semana, Charles Whiting, comissario-chefe da FIA, contou aos jornais que a Ferrari foi avisada TRES vezes para Alonso devolver a posição a Kubica, o que explica a demora na atitude final. Como nao foi ouvida, foi forçada a tomar uma atitude mais drástica, causando o drive-thru.

Situação de Bruno Senna

Bruno Senna não correu a prova, devido a um acordo da equipe com o (ruim) japonês Sakon Yamamoto, que cedeu dinheiro para ter um lugar no cockpit nessa prova. Inicialmente, essa situação seria apenas nessa prova, fazendo Bruno voltar ao seu carro no GP da Alemanha.

Para começo de conversa, eis uma atitude típica de Colin K0lles, chefe de equipe da Hispania. Ele é conhecido como alguém rude, que cria um péssimo ambiente e, ainda por cima, é interesseiro. Tirar um piloto sob contrato para colocar outro só porque este traz dinheiro é uma atitude mercenária e indigna de um chefe de equipe. Mostra que qualquer um dentro do time é substituível, especialmente se tem dinheiro envolvido na jogada.

Bruno tem que ficar esperto, pois ele não tem lugar nesse time na próxima temporada. E se não tomar cuidado, perde ainda nessa.

Red Bull

Red Bull liderando o grid no GP da Inglaterra

Continuam sendo os carros mais fortes da temporada. Esta prova, que poderia ser a confirmação da McLaren, equipe da casa, como real rival dos touros vermelhos, foi dominada pelos carros azuis e vermelhos, tendo direito a 0,8 segundo em um treino de classificação (para a Formula 1, isso é uma eternidade). O dominio se confirmou durante a prova, com Webber vencendo sem ser ameaçado e Vettel, que teve seu pneu furado pela asa de Hamilton, fazendo um incrível corrida de recuperação, chegando em 4o. lugar. Se tivesse mais um pouco de prova, teria fácil chegado ao pódio.

Logo após a vitoria, Webber mencionou a seguinte frase “Muito bom para um 2o. piloto”. Claramente estava ironizando a equipe, já que apenas Vettel recebeu uma atualização na asa dianteira. E sinceramente, não vejo erro algum na Red Bull escolher a Vettel como seu primeiro piloto. Para começo de conversa, Mark Webber é muito mais marketing que pilotagem. Ele só é um postulante ao titulo por ter um bom carro; não é um piloto que faz o carro crescer para vencer junto. Vettel é jovem e impulsivo, mas é talentoso e está em seu aprendizado. A Red Bull sabe do potencial dele e quer mante-lo junto, sabe que ele traz muito mais benefícios que Webber, que só trouxe problemas nas grandes equipes para que ele pilotou. No lugar de Christian Horner, eu faria o mesmo. Aí, vem o australiano e reclama que não renovou para ser 2o. piloto. Se ta reclamando, sai logo duma vez, porque sei que tem gente muito mais capacitada para estar nessa posição.

Garanto que dessa situação, ele não sai mais, não tem nem para onde melhorar. Tem de dar graças por estar numa equipe grande e assim poder fazer seu canto do cisne.

PS: 1) Lucas di Grassi não teve mudanças em sua situação. Futuramente comento sobre ele.

2) Rubens Barrichello deve ser comentado e celebrado. Mas suas atitudes são tão memoráveis, que deixo para um próximo post, que devo escrever ainda essa semana.

Anúncios

Tags:, , , , ,

About Carioca

Engenheiro Mecanico, adoro carros e esportes (a soma tambem conta).

One response to “Silverstone Facts”

  1. Bruno Rosik says :

    Disse o certo sobre o Alonso. Mereceu ser punido qelo que fez no começo da prova mesmo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: