Ja que a Copa deu uma paradinha…


Já que a Copa do Mundo deu uma paradinha para o bem do fôlego geral, aproveito a ocasião para falar de outros assuntos esportivos.

GP da Europa de Formula 1: Somente Criticas

No ultimo domingo, tivemos o GP da Europa, nas ruas da cidade de Valencia. A vitoria foi de Sebastian Vettel, deixando o campeonato ainda mais disputado. Mas ouvi muitas coisas na transmissão (e também após ela) que me deixaram extremamente ressabiado com a opinião tendenciosa da imprensa brasileira (em especial do Grupo Globo. E dessa vez, não poupo nem o bom Luciano Burti, pois ele também partilhava dessa opiniao). Sendo assim, vou comentá-las agora.

Começo pelo espetacular acidente de Mark Webber (aos que nao viram, ver video acima). Webber tentava passar Heikki Kovalainen e na tentativa da ultrapassagem, atropelou a traseira da Lótus e fez um vôo espetacular. Webber não teve nada, apenas enjôos causados pela “aterrissagem forçada”. Na minha opinião, a culpa foi de Kovalainen mesmo, pois durante a disputa, o piloto mudou a posição da pista mais de uma vez, indo contra a regra de segurança, que permite apenas uma mudança de posição de pista para a defesa da posição. Essa serie de mudanças deixaram Webber confuso, causando o acidente. Mas ouvi dos comentaristas uma opinião que não condiz com a Formula 1 em si. Todos diziam que a culpa são das equipes novas, que andam com carros extremamente lentos e fica perigoso andar na pista, e outros #mimimi sem sentido. Sim, sem sentido mesmo. Acredito que poucos leitores tenham acompanhado as temporadas dos anos 80 e começo dos 90, mas posso dizer para vocês que a situação naquela época era bem pior. Na época eram 34 carros que disputavam 26 posições de largada e normalmente a distancia do pole ao ultimo do grid era em torno de… 6 a 7 segundos. Sabem qual é a diferença entre o pole e a Hispania? Menos de 5. Então, como eles podem criticar a lentidão dos carros, se anos atrás a situação era muito pior do que é hoje? Essa “amnésia” que os comentaristas de hoje demonstram ter é que me irrita, pois eu era uma criança na época desses acontecimentos e lembro de tudo muito bem, e nessa mesma época esses comentaristas já tinham vários anos de cobertura. Por que essa atitude de critica agora, se eles bem que gostavam da Formula 1 daquela época? E outra: se criticam tanto a velocidade das equipes mais jovens, por que não concederam testes especiais para as mesmas, para que estas se adequassem a nova categoria e alcançassem os tempos das equipes veteranas? É muito fácil criticar, falar ao mundo o que pensa, mas se colocar no lugar ninguém faz, né…

Outro assunto são as criticas ao circuito de rua de Valencia. Só ouço criticas ao trabalho de Hermann Tilke, falando que o circuito é sem graça e que não tem pontos de ultrapassagem. Mas ai, vamos aos fatos. Antes de qualquer coisa, o que

Circuito de Rua de Valencia

se esperar de um circuito de rua? Pistas largas e grandes retas? Os que criticam (e são os mesmos que transmitem), deveriam saber do desafio que é fazer instalações desse porte. E até que ficou muito bom, visto que não tem ondulações na pista. Ouço também criticas ao projeto de Tilke, dizendo que a corrida é uma procissão por não ter pontos de ultrapassagem. Com os anos de experiência, alem do conhecimento técnico que possuo, posso dizer com sobras que essa critica não tem O MENOR CABIMENTO. Valencia tem sim ponto de ultrapassagem. Alias, tem mais de um! Posso dizer com segurança que são dois os pontos e ainda tem um terceiro (reta dos boxes), mas esse em uma situação mais diferenciada. O que precisa ser mudado são os apêndices aerodinâmicos dos carros para que ocorram ultrapassagens; assunto alias, que já cansei de discorrer por aqui em posts passados. Mais uma vez, botar a culpa no circuito é muito fácil, mas modificar o que realmente precisa, ninguém se propõe a fazer. Cansa ficar tapando o sol com a peneira viu…

Torneio de Futebol Amistoso: Copa Da Hora

Tempos de Copa do Mundo, os times brasileiros continuam sua preparação para a continuidade do Campeonato Brasileiro. E hoje começa um torneio amistoso em Florianópolis, com a presença de Avaí, Grêmio, Coritiba e Vasco da Gama. Será em sistema “todos contra todos” em turno único, sendo disputados durante os próximos 7 dias.

Os confrontos serão estes:

30/06, quarta-feira
19h30min: Coritiba x Grêmio
21h30min: Avaí x Vasco

03/07, sábado
19h30min: Vasco x Grêmio
21h30min: Avaí x Coritiba

05/07, segunda-feira
19h30min: Coritiba x Vasco
21h30min: Avaí x Grêmio

FONTE: Jornal Zero Hora

***

Joseph Blatter

Sei que o assunto aqui não é Copa, mas tem algo que não posso deixar de mencionar. Elano, que foi literalmente agredido por Tiote no jogo contra a Costa do Marfim, não jogou desde então e está com sua participação para o restante da Copa comprometida. E pensar que o agressor nem sequer levou um amarelo pela barbaridade cometida.

Por esta e por outras (como o gol impedido de Tevez e a bola de Lampard que entrou no gol e não foi dado), li essa semana que Blatter estaria reabrindo a discussão sobre o uso da eletrônica no auxilio aos árbitros. Coisa que já deveria estar sendo usada faz muito tempo, mas ver o presidente da FIFA agindo dessa forma, indo contra ao antigo regime que ele se propôs a continuar, já é um avanço. É esperar para ver.

Anúncios

Tags:, , , , ,

About Carioca

Engenheiro Mecanico, adoro carros e esportes (a soma tambem conta).

4 responses to “Ja que a Copa deu uma paradinha…”

  1. Bruno Rosik says :

    wow. Muito boa matéria sobre f1 e afins. E esse vídeo do capote foi surpreendente.

  2. Bruno Rosik says :

    Ah, e sobre a tecnologia, acredito que alguma coisa será feita. Mas bem sutil e demorada.

  3. Carioca says :

    Pois é… de coisa sutil e demorada, nego ja ta de saco cheio. Pq essa enrolaçao de procissao nao é de agora, ja é algo de quase 10 anos pra ca. O problema é que o alto comando ja fala de mudanças ha anos e ate agora pouco foi feito. E se eles nao agirem rapido, a categoria perde a popularidade. Nao sei se eles perberam, mas ja decaiu nos ultimos 5 anos.

  4. André "Green" says :

    o comentario q doeu foi “ele nao tinha nada q defender a posiçao”
    ueh,e o esporte fica como? se fosse assim a italia n teria perdido pra eslovaquia
    antes da corrida começar,eu olhei a ponte e pensei em um acidente como o do webber ali
    quando o acidente aconteceu eu fikei bem tenso com a preocupaçao de que se fosse na ponte…

    e…bom…antigamente a diferença era maior mas tinha os 107%.esses carros nao largavam

    valencia eh um cu sim,estreito ,apertado e feio. tilkodromo horrivel,pior q autorama

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: