Copa do Mundo – Final de Fase


Coréia do Norte 0x3 Costa do Marfim

Simplesmente o time coreano não jogou, apesar da minha enorme vontade de ver os marfinenses tomando uma goleada. Por motivos óbvios não vi o jogo, mas a técnica de seus bons jogadores sobrepujou a disciplina tática dos coreanos. Confesso que esperava uma vitoria, mas não em números tão expressivos.

Gosto de pensar que o time coreano mostrou força na Copa, mesmo que com 3 derrotas. Resta saber se seu idolatrado presidente pensa assim. O que deve acontecer com seus jogadores agora? Serão eles colocados no paredão na volta? Voltarão a Coréia nadando? Ou as duas coisas?

Brasil 0x0 Portugal

“O jogo não ta chato. Ta IRRITANTE!”

Essa frase é de um comentarista do SporTV, dita no meio do 2º tempo. E definiu o jogo de maneira sucinta e direta.

O Brasil começou correndo atrás do resultado. Para minha surpresa, Portugal foi para o jogo num esquema 4-5-1, apenas com Cristiano Ronaldo na frente. Posso dizer que foi um dos 3 esquemas mais… COVARDES da Copa. Quase que literalmente, Portugal abdicou do ataque, já que um empate seria suficiente para garantir a classificação e também temia a repetição do ultimo confronto entre os dois times, com placar de 6×2 Brasil. Ainda com esse problema, o time foi a frente, tendo uma bola na trave do Nilmar e uma cabeçada de Luis Fabiano que raspou a trave de Eduardo. Nilmar alias, foi o destaque do Brasil no jogo. Com um time cadenciado pela direita (já que Michel Bastos não entrou em campo. Pelo menos, a cabeça não entrou), ele acabava isolado na ponta esquerda, mas ainda assim ele aparecia no ataque, de modo mais ameaçador que seu companheiro de posição. Pareceu muito mais eficiente que o Robinho, tornando-se uma opção interessante a um time que tem poucas opções de ataque.

A 2ª etapa vinha com otimismo aos brasileiros, pois era só manter o ritmo que o gol viria. O que vimos foi um time de Portugal que estava recuado, tentando aos poucos voltar a ser ofensivo, com seu técnico aplicando substituições que faziam o time ir mais e mais a frente. Enquanto no nosso lado, continuávamos a ver aquela saída de jogo lenta, aqueles “meias” tocando bolas para o lado e para trás. Daí para se tornar irritante, foi um pulo. E alguns minutos. E ao invés de termos substituições que faziam o time ir para frente, víamos nosso técnico “trocar 6 por meia dúzia”. Continuava tudo igual, com aquele toque de bola que não levava a nada, digno de um meio-campo mais improdutivo que fazendas do Sem Terra. E assim foi levando, nessa inércia sonolenta ate o apito final. E os brasileiros todos preocupados, pois se Portugal inventa de fazer um gol naquele momento, a partida estava perdida, sem chances de reação. Querendo ou não, o ataque deles não tinha um Samaras da vida… tinha Cristiano Ronaldo. E só ele foi perigo para nossa defesa mais de uma vez na partida.

Dunga mereceu hoje o troféu “Montanha Russa” da Copa. Para mim, foi O CARA da 1ª etapa, ao retirar Felipe Melo de campo antes mesmo do final. Melo tava implorando pela expulsão e Dunga não quis cometer o erro novamente. Mas lógico que não posso elogiar, pois fez uma postura igualmente covarde, deixando em campo uma nulidade ofensiva como Julio Baptista, que não sabia fazer nada alem de passar para o lado. O jogo não fluía e vimos aquela irritabilidade em forma esportiva. Feio Dunga, MUITO FEIO!

Bom, pegaremos o Chile nas oitavas. E confesso que era o melhor que nos podia acontecer. Se não vacilarem, será uma classificação tranqüila para as quartas. Como bom indicio (para os que acreditam), o ultimo confronto entre Brasil e Chile em Copas foi em 98, exatamente nas oitavas, na 1ª Copa no formato que temos hoje. O placar? 4×1 Brasil!

Suíça 0x0 Honduras

Este jogo estava fardado (eu diria ate CONDENADO) a ser um 0x0. A Suíça não tinha capacidade de fazer gol em ninguém, mas sua defesa iria garantir algum resultado, e Honduras não tinha capacidade de fazer nada, simplesmente. Confesso que acharia estranho em ver um resultado diferente, oriundo de duas seleções tão inofensivas, inclusive a elas mesmas.

Apesar de um jogo onde o nada imperou, tivemos um recorde: A Suíça chutou 16 vezes ao gol. Acreditem se quiserem, mas este é o recorde de chutes a gol em um jogo dessa seleção NA HISTORIA! Mostra a rica tradição de futebol do país do chocolate.

Espanha 2×1 Chile

Esperava que fosse o melhor jogo da Copa, dado a aplicaçao ofensiva dos dois times. Acabou não sendo por motivos que direi mais para frente.

Marco Rodriguez, o "Pequeno Dracula"

O Chile começou mais forte, já que a Espanha, como de praxe, começava lenta e sem acertar uma jogada. Ate o goleiro Bravo fazer a burrada da Copa, saindo da área e dando de presente o gol para David Villa. Este gol desestabilizou o Chile, que começou a fazer faltas e tomar cartões. Nesse período, tomou 3 amarelos, todos eles resultando em suspensão de titulares. O ultimo deles foi expulso, após um lance insólito, onde o juiz mexicano (que vou falar depois) viu em um tropeção de Torres nas próprias pernas um empurrão de Estrada. Acabou tomando o 2º cartão e sendo expulso por um erro grave do juiz. Tudo isso aconteceu no lance do 2º gol, de Iniesta.

A 2ª etapa teve o gol do Chile logo no começo, num chute de fora que tocou em pique e tirou o goleiro da jogada. E nesse momento, o jogo esfriou. O 2×1 era ótimo para a Espanha, que seria líder, e para o Chile, que só seria eliminado se a Suíça fizesse 2×0 no outro jogo. Ate parece né… Daí para frente, foi só manter o resultado e fechar a fase de classificação da Copa.

Umas palavrinhas sobre o juiz. O mexicano Marco Rodriguez é conhecido por la como “Pequeno Drácula”, devido a seu penteado que lembrava o lendário vampiro. Eu já tinha visto jogos com ele em varias Libertadores e na Copa de 2006. Sinceramente, não é um juiz bom, não merecia sequer estar em Copas do Mundo. Atitudes ruins como a expulsão de Estrada só reforça o que falei a respeito dele. Espero que seja mandado de volta para casa nessa fase, assim como foi na ultima Copa.

Troféu “Cachorro Morto” da Copa

Sim senhores! Sai agora o resultado do Troféu Cachorro Morto (ou Dead Dog Awards, como preferirem). As equipes se esforçaram muito para merecer este importante troféu, que vai mudar suas historias para todo sempre. Por isso mesmo, essa decisão foi difícil, com direito a jurados se estapeando para decidir seu legitimo vencedor. Chega de enrolação e vamos ao anuncio!

O vencedor do Troféu Cachorro Morto da Copa do Mundo 2010 é… *trurururururururururu*

SELEÇÃO DE HONDURAS!!! *tsssssssssssssss*

Falando sério: para essa escolha, adotei um critério: ou zero pontos ou zero gols marcados. Dentre todos os candidatos, eram fortes a França, Argélia, Coréia do Norte e Honduras. A França perdeu esse premio no 2º tempo contra a África, quando vimos a (pouca) força do time no lance do gol. Aquilo valeu pela Copa para eles. A Argélia não marcou, mas tinha um esquema ousado e deu muito trabalho a Inglaterra. A Coréia do Norte soube jogar taticamente, fazendo pouquíssimas faltas e deu trabalho ao Brasil. Honduras venceu o premio pois, alem de não marcar gol algum, o único time a que eles deram “trabalho” foi a fraca Suíça.

Por mais que eu quisesse dar a França, os central-americanos foram imbatíveis.

Troféu “Ola Enfermeira!”

Esta tradicional e simpática honraria será presenteada a torcida feminina mais bela da Copa! Mas dessa vez não tenho o direito de escolher sozinho. Sendo assim, abro uma enquete entre as torcidas mais bonitas que reparei: Itália, Argentina, Brasil, Holanda e Dinamarca.

Amigos, votem nas suas preferidas e escolhamos as merecedoras desse troféu tão gostoso(a).

Anúncios

Tags:, ,

About Carioca

Engenheiro Mecanico, adoro carros e esportes (a soma tambem conta).

5 responses to “Copa do Mundo – Final de Fase”

  1. Bruno Rosik says :

    Bom, eu fiquei puto com a seleção da Nova Zelândia pelo futebol inexistente deles. Mas como o futebol lá é amador, passa batido vai. Honduras mereceu mesmo, como sempre, decepciona nas copas.

    Jogo do Brasil eu quase durmi lá, ainda bem que tava entre amigos, porque senão era tenso.

    Hoje teremos podcast, vamos ver como as coisas vão agora! Oitavas de final começam amanhã!
    Let´s go!

  2. Carioca says :

    Recado da minha amiga dos EUA:

    Tati: Pro seu troféu da enfermeira, a Paraguaia foi muito comentada… Olhe a foto #18
    http://www.boston.com/bigpicture/2010/06/halfway_in_-_2010_world_cup.html

  3. João Luiz says :

    Sobre o que vai acontecer com a Coréia do Norte, uso o pensamento de um amigo escrito no Orkut. “Em 1966 a coreia do norte foi eliminada por portugal por 5 a 3. Os jogadores foram exilados em campos de concentração. E agora?”
    Quem disse essa frase “o jogo não tá chato. Está irritante” foi o Paulo Vinícius Coelho.
    Concordo com o que foi dito sobre o Brasil. O melhor mesmo vai ser encarar o Chile. Não pelo restrospecto. Eu acho esse time do Chile melhor do queo do Brasil. Mas como eles terão 3 desfalques na dafesa, isso foi o melhor para nós. Por isso nos meus palpites do outro post coloquei Brasil.
    Mas provavelmente será nosso penúltimo jogo na copa. Hoje ficou claro que o Brasil é muito dependente do Kaka. O dia que o Kaka não joga ou joga mal o Brasil não existe. Dúvido que o Kaka consiga jogar bem 4 jogos seguidos, já que não tem jogado bem com frequência. Se o próximo adversário depois do Chile for a Holanda. Bye Bye Brasil. Como eu disse certa vez no Orkut. Para mim esse time é pior do que o de 90.
    Hoje o Dunga não correu o risco. Felipe Melo seria expulso certamente. Ai o Brasil fatalmente perderia o jogo e cairia para o outro lado da chave (O lado da encrenca)
    Apesar de eu estar torcendo para Espanha, relamente o Juiz falhou na expulsão do Estrada do Chile. Será que tem como o Chile recorer e anular esse cartão vermelho, já que a imagem é clara. Foi uma trombada totalmente ocasional.
    O final desse jogo foi muito chato. Até mudei um pouco de canal para assistir Suíça x Honduras. Lá estava melhor kkkkkkk. Mas os dois ja estavam classificados e estavam só esperando o jogo acabar.
    Concordo com a escolha do troféu cachorro morto para Honduras. Mas a Coréia do Norte foi a última colocada da copa. Já que sofreu uma baita goleada de Portugal e ficou com um saldo péssimo.

  4. Bruno Rosik says :

    A Paraguaya é a minha favorita. Mas vc não postou ela na enquete!

  5. Carioca says :

    É que la so tem uma paraguaia. Deliciosa, mas é so uma 😛

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: