Copa do Mundo – Dia 11


Vocês devem estar se perguntando “Se não é jogo do Brasil, por que o Carioca ta postando? Foi um pedido que fiz ao Felipe, pois vi detalhes hoje que precisavam serem ditos e esclarecidos.

Portugal 7×0 Coréia do Norte

Não só a maior goleada da Copa (e não deve ser superada), como foi o jogo com o maior numero de gols na mesma partida. Para a maioria, sei que o resultado não foi uma grande surpresa, mas o resultado elástico acabou mascarando coisas que foram bem mais verdade que o próprio resultado da partida em si. O 1º tempo, que terminou 1×0, foi extremamente disputado, com os dois times tendo chances claras de gols, bem no esquema “de igual para igual”. Inclusive, seria mais correto que terminasse 1×1, devido ao ataque eficiente, porem infeliz, do time coreano. A goleada começou a se desenhar no começo da etapa final, quando o time norte-coreano se perdeu em campo e acabou perdendo toda a sua organização tática. Não digo que a goleada não tenha sido merecida, muito pelo contrario, mas como falei no começo, o resultado exageradamente elástico acabou mascarando detalhes importantes do time coreano.

Eu poderia ter dito isso após o final da 1ª partida, mas como a estréia é sempre estranha, preferi ter impressões após a segunda e passar a vocês. O que vi foi algo de se elogiar, considerando o investimento esportivo de um país pobre. Vi um time extremamente disciplinado taticamente, que sabe se organizar bem no campo de jogo e, o mais importante, que sabe agir ofensivamente, com toque de bola rápido e preciso, alem de um futebol de bastante velocidade. Falta habilidade e malicia a esses jogadores, mas com esses ingredientes, podem ser uma seleção forte no futuro. Posso dizer que o jogo foi perdido no momento que os coreanos deixaram seu rígido jogo desmontar, mostrando essa inexperiência ao adversário que, já consagrado e de jogadores reconhecidos, se aproveitou e aplicou uma sonora goleada.

Para piorar, essa partida foi a 1ª a ser mostrada ao vivo na Coreia do Norte. Imaginem o que o presidente sentiu? Ou pior, como que devera ser a reação dele sobre essa “humilhação para o mundo”? Eu já pensei em chibatadas e voltar nadando. E vocês?

Chile 1×0 Suíça

Quase vimos uma repetição do jogo Espanha 0x1 Suíça, com o time espanhol no ataque e perdendo chances. A diferença… é que o Chile marcou. Um, pelo menos. Porque se depender do Paredes… ou melhor, se ele acertasse METADE dos chutes que errou, seria 4×0. Sempre ofensivo, dominou a partida, com aquele jogo aberto que adoramos ver (e o Brasil ADORA jogar contra).

Apesar da derrota, a Suíça bateu um recorde: 559 minutos sem tomar gol em Copas, batendo a Itália de 86-90 (550). Tem um sistema defensivo muito solido, mas não quer dizer nada. Leva no máximo nas 8as., exatamente como na ultima Copa.

Espanha 2×0 Honduras

Bom, chute em cachorro morto. Muitos diriam que saiu barato para os centro-americanos. E saiu mesmo. Mas pude entender como que os espanhóis pensam num ataque, ate explicando um pouco como que saiu a derrota para a Suíça.

Entendi que a Espanha gosta de chutar apenas quando o espaço abre, como um jogo de basquete. Por um lado, mostra paciência em abrir espaço, mas também a falta de tentativas de chutes, mesmo que fora do alvo, acaba diminuindo as chances de marcar, ou de se impor perante os adversários. Tem um time muito técnico, mas que carece de… malicia, de experiência de finais em Copas, de peso da camisa. Não convenceu ainda, mas pode ser como a França em 2006, aparecendo apenas nos playoffs.

Uma critica: Para que deixar o Fabregas no banco? Foi ele entrar em jogo, quase marcaram logo de cara. E logo depois ele mesmo teve um lance de gol que foi salvo pelo zagueiro na linha. O cara é sim diferenciado e deixá-lo de fora só mostra mais um erro, especialmente na forma pífia que esta o “El Niño” Torres.

Pautas sobre amanhã:

– México e Uruguai se classificam com um empate. Teríamos um “empate amigo”? Lembrando que nesse caso, os mexicanos pegam a Argentina;
– A França do jeito que ta, será que teríamos um W.O.? Ou se jogarem, de que jeito jogarão?
– Argentina e Coréia do Sul pegam as vagas do Grupo B. Alguém crê em Zebra amanhã?

Jogos de Amanhã (22/06)

Grupo A – 11:00

África do Sul x França
México x Uruguai

Grupo B – 15:30

Argentina x Grécia
Coréia do Sul x Nigéria

Anúncios

Tags:,

About Carioca

Engenheiro Mecanico, adoro carros e esportes (a soma tambem conta).

8 responses to “Copa do Mundo – Dia 11”

  1. Bruno Rosik says :

    Boa! Jogo de Portugal foi atípico mesmo. Acredito que tenham falado pros jogadores Norte Coreanos que iriam ser vistos ao vivo no país e perderam o foco. Vai saber..

    Bom, Espanha merecia uns 9 a 0 naquele time tosco de Honduras. Honduras é igual a Nova Zelândia, mas não tem a força que o time da Oceania tem. A Espanha chuou uns 25 chutes a gol igual a Itália, mas teve mais cometência e a ajuda da zaga lenta e perdida de Honduras

    Amanhã é empate amigo nos bolões! Apostei! França não pode passar de fase, nem ferrando.

  2. Felipe Palmeiras says :

    Pobres irmãos vermelhos, eu acho que possa acontecer um pequeno “acidente” quando eles voltarem a Coréia do Norte.

    E quanto a Espanha, acho que a paella deles está passando do ponto pois eles tem um dificil jogo contra o Chile e se empatarem, tem que torcer pra Suiça não ganhar de Honduras D:

    E é hoje que vamos ver, acho que a Africa do Sul se classifica sim, colocando a cereja no bolo da vergonha francesa pois não acredito que México e Uruguai façam um jogo de comadres

  3. Bruno Rosik says :

    E a França foi uma vergonha nessa copa do mundo..

  4. João Luiz says :

    Será que o Brasil vai conseguir segurar Portugal sem Kaka?. Acho difícil.
    Portugal jogou muito bem. Outra que preocupa no caminho do Brasil é a Espanha. Quem mascacrou a fraca honduras. Se eles acertarem metade das chances que conseguem criar serão campeões dessa copa fácil fácil.
    Ficando em Primeiro o Brasil terá no caminho também o Uruguai que também esta jogando bem.
    É bom o Brasil rezar para pegar o Chile senão… sei não.
    Meus palpites das seleões que passam
    Meus palpites das seleções que passam
    Grupo A : Uruguai e México (Essa já foi, mas eram mesmo meus palpites)
    Grupo B : Argentina e Coreia do Sul
    Grupo C : Inglaterra e Estados Unidos
    Grupo D : Alemanha e Sérvia
    Grupo E : Holanda e Japão
    Grupo F : Itália e Paraguai
    Grupo G : Brasil e Portugal
    Grupo H : Espanha e Chile
    Ou seja sem mais nenhuma grade fora(só mesmo a França) e se clasificando todos os Sul-Americamos e Asiaticos.

  5. Carioca says :

    To na campanha “todos os sulamericanos em 1o.”. 😛

    E Mu… eu falei do Domenech! Nem cumprimentar o Parreira? Que triste… :/

  6. Felipe Palmeiras says :

    Eu comentei que Uruguai e México não iriam fazer um jogo de comadres e PQP que jogo bom de se ver. =D

    Agora, Senhor Raymond Domenech. QUE PAPELÃO!

  7. Bruno Rosik says :

    Japão será que passa? sei não!

  8. João Luiz says :

    Pelos confrontos eu acho que o Japão tem muitas chances. Vamos ver.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: