Dia 10 – Jogo do Brasil


Brasil 3×1 Costa do Marfim

Sobre o jogo em si, não tem muito que falar. O Brasil sempre foi dominante, mostrando um futebol equilibrado, diferente do time da Costa do Marfim, que veio num esquema 4-5-1. O esquema NÃO COMBINA com seu time, de jogadores habilidosos e ofensivos, mas que combina bem com seu técnico, o sueco Sven Goran Eriksson, que foi técnico da Inglaterra em 2002 e 2006.

Destaco alguns parágrafos para destaques do jogo. Um deles foi Luis Fabiano, que mostrou o porquê é chamado de “Luis Fabuloso” no Sevilla. Dois gols lindos, sendo um que lembra muito o belo do de Donovan, dos EUA, no 2º jogo. E o 2º, fazendo chapéu em 2 zagueiros e arrematando de lateral a queima roupa, sem dar chances do goleiro Barry. Não sei se é o gol mais bonito da Copa, mas estará no Top Five, tranquilamente. Ah, ele foi com a mão? Dado o que aconteceu e a beleza do lance, nem vi hein…

Outro foi Elano. Sempre critiquei a forma como ele joga no time. Querendo ou não, ele é muito bom, tão bom que joga como meia, mesmo sem ser sua especialidade. E ainda assim marca gols, no mesmo modo que se destacou no Santos de Diego e Robinho, vindo de trás como elemento surpresa. Mas La, ele jogava de volante, sua posição de origem. Um volante que sabe desarmar e tocar a bola, lembrando muito o estilo do italiano Pirlo. Como sempre, vinha fazendo uma bela partida ate ser atravessado por um jogador marfinês, do qual não lembro o nome e nem merece ser mencionado. Elano teve sua perna acertada de uma forma que estremeceu a todos, com medo de uma fratura, dada a entrada do pé na perna dele. Acredito que não houve fratura alguma, mas ele devera ser poupado do próximo jogo. E sim, o cara sequer recebeu alguma advertência pelo lance. Logo a Costa do Marfim, que tem jogadores nos melhores times da Europa, alguns deles companheiros de brasileiros que jogam por la.

O resto fica por conta do juiz francês Stephane Lannoy. Quando anunciaram a escalação dele, pensei “É um bom juiz”, pois tinha feito uma boa arbitragem na 1ª rodada. Mas o que vi (e o Brasil todo também) foi um juiz agindo de má fé. O Brasil já vencia por 3×0, quando os africanos começaram a agir feito time latino, distribuindo porradas e bordoadas a vontade, com a anuência total do juiz, que ainda tinha a covardia de sorrir das reclamações dos brasileiros, preocupados apenas em jogar bola. A prova disso foi Robinho, nulo nos 90 minutos de partida, pois era derrubado toda vez que tocava na bola. Mesmo que a falta fosse marcada… cadê o cartão? Ah, esse nos vimos sim, dado ao Kaká, que recebeu um cartão amarelo numa falta que ELE SOFREU! E para somar, os africanos, que nunca venceram um Oscar, começaram a simular agressões recebidas, que culminou na expulsão do Kaká, num lance onde ele foi “atropelado” pelo africano. O acontecimento revoltou a todos os torcedores que estavam no estádio, que distribuíram muitas vaias ao juiz no final do jogo. Sobre o arbitro, ele deve ser punido com a volta para casa. Não acredito que ele volte a apitar depois da Copa, especialmente após agir de uma maneira, que só me faz chegar a uma conclusão: de que ele tinha o único e exclusivo intuito de prejudicar a Seleção Brasileira. O Corpo de Árbitros da FIFA costuma ser muito severo em Copas do mundo, por isso acredito que ele não voltará a apitar jogos nessa Copa.

Todos sabem da minha aversão ao Dunga e seu esquema tático, sempre fiz questão de mencionar isso. Mas nunca imaginei que fosse concordar da maneira que estou concordando com sua declaração após o jogo. Logo que o jogo terminou, ele saiu xingando o juiz e, muito bravo, voltou aos vestiários. Na entrevista coletiva, ele soltou todas as criticas ao juiz, que puniu quem jogava futebol e deixava a violência correr solta em campo. E o mais engraçado, foi ver o time que venceu ter ate jogador expulso, mas o time derrotado sair de campo com poucos cartões e nenhuma “advertência verbal”. Ele não é das pessoas mais educadas, mas sua atitude na entrevista é perfeitamente compreensível.

O Brasil joga de novo na 6ª feira, as 11 hs, contra Portugal. Mas façamos uma torcida agora: que Coréia do Norte e Portugal empatem. Se acontecer, o Brasil abriria 4 pontos de vantagem e já estaria com o 1º lugar do grupo garantido, acontecendo a única combinação possível para uma classificação direta em primeiro lugar. Assim, pode jogar com time reserva na ultima rodada, se quiser.

PS: 1) Ninguém mencionou, mas o Paraguai é líder do Grupo F. Na Copa da África, destacam-se os latino-americanos.
2) Grande Tony Kanaan! Merecida vitoria após quase 2 anos de jejum. E que venham mais!

Anúncios

Tags:, , , ,

About Carioca

Engenheiro Mecanico, adoro carros e esportes (a soma tambem conta).

9 responses to “Dia 10 – Jogo do Brasil”

  1. Bruno Rosik says :

    Boa! Concordo com tudo ae.
    E nessa de jogar com o time reserva, joga melhor! hahaha
    Em 2006 foi assim! Mas esse tie erserva é bem pior que aquele de 2006, então melhor jogar com titular pra dar ritmo de jogo pra essa garotada!

  2. Tati Hana says :

    Fala Cari! Gostei muito do comentário, é bem o que a gente sentiu assistindo o jogo. Também nao gosto desse estilo devagar dessa seleção, dando todo o tempo do mundo pra defesa do outro time se organizar e cozinhar um miojo. Mas por mais que o Dunga dê um soninho na platéia, tem sido um time efetivo!

    Olha desculpe o comentário noob porque eu não assito futebol desde 2006, mas com essa tonelada de câmeras no campo, por que o futebol não pode ter um mecanismo como na NFL, dando direito a pelo menos uma disputa de lance por jogo onde o árbitro revê a jogada?

    Ah e em outras notícias, já que a gente gosta de corridas, você sabia que tem um piloto brasileiro competindo na Red Bull Air Race? Ele tá em último, mas pelo menos tá competindo 🙂 E se não me engano o americano é patrocinado pela Petrobrás. A prova de NY foi ontem também.

  3. Felipe Palmeiras says :

    Portugal enfiou um senhor chocolate nos irmãos vermelhos. Agora é ver como que o Dunga vai colocar o time, que provavelmente vai ser o titular pra garantir o primeiro lugar no grupo.

    E tambem é válido lembrar que o Dunga provavelmente vai escalar o Dani Alves no lugar do Elano que que nem o Befy falou, é o Richarlyson (guardadas as devidas proporções) do time dele. Só falta ele colocar o Daniel Alves no lugar do Júlio Cesar se ele se contundir ¬¬

  4. João Luiz says :

    Portugal 7x 0 Coreia do norte. O empate passou longe.
    O Kaka levou o primeiro Cartão amarelo por empurrar o jogador da Costa do Marfim. Além disso deu um pisão na canela de um jogador. E no lance da expulsão ficou claro que ele faz movimento com o cutuvelo para atingir o jogador. Se bem que não foi na cara não.
    O Juiz realmente é muito fraco. Aquele segundo gol do Brasil foi ridículo. O Cara fez falta e colocou a mão na bola duas vezes. Fora que ele deixou os jogadores da Costa do Marfim baterem a vontade.
    O Robinho jogou?. Não esperem muito dele não. Ele é amarelão, quando é um jogo importante ele some. Não foram as falstas que não fizeram ele jogar. Ele não jogou nada mesmo.
    O Kaka sairá no lucro se não for púnido com suspensão ou pegar apenas 2 jogos.

  5. Carioca says :

    Antes, repsondendo a Tati: Essa ideia de colocar o video a favor do futebol é cogitada ha anos, mas a FIFA é contra. Para explicar isso, Havelange disse uma vez que “a graça do futebol é justamente a discussao, o direito da duvida”. Logico que foi a PIOR DESCULPA EVER, mas meio que mostra como que a alta cupula pensa a respeito. E to sabendo do Red Bull Air Race, mas acabei nao comentando pelo excesso de assuntos na epoca da corrida do Rio. Fique sabendo a de NY tb, mas talvez eu escreva algo no final da temporada.

    Olha Mu, eu nao vejo o Dani Alves como uma má opçao nao. Ele tem jogado melhor como meia que como lateral (nessa posiçao que foi convocado), mas eu colocaria, olhando as peças de reposiçao que Dunga dispoe, o Julio Batista mesmo. Nao seria la muito eficiente, mas considerando o que o time tem…. Tao vendo como faz falta um meia DE VERDADE no banco? -.-

    Jtinha, recomendo a vc verificar uma das cameras do lance da expulsao do Kaka. Na 1a. cena, deu a impressao do cotovelo, mas na 2a. camera vi que ele mexeu o braço sem apontar o cotovelo no africano, num intuito puramente de proteger seu corpo. Como o africano literalmente atropelou o Kaka, fica facil fazer uma ceninha. E vendo a arbitragem tendenciosa do juizinho frances, o resto fica claro. E obvio. O certo seria anular a suspensao do Kaka, mas ha males que vem para bem. Ele teria mais tempo para tratar mais de sua recuperaçao do pubis.

  6. André "Green" says :

    graças a deus o kaka foi expulso
    brasil venceu e convenceu,nem parecia o time do dunga. mas …vamos aguardar

    e…o elano era meia ofensivo no santos,junto com o diego,nao volante

  7. Bruno Rosik says :

    Bom, pra mim quem venceu e convenceu foi Portugal. Brasil venceu e deu lampejos dos nossos atacantes e meias. Se esses lampejos não sairem, o coletivo fica no 0x0 eterno.

    E fazer só 2 gols na Koréia e tomar 1 foi tenso. O futebol deles é ridículo. Depois do que vi hoje contra portugal, é melhor os Koreanos voltarem pra casa logo antes de uma bomba.

    E o Kaka levantou o ombro pra trombar com o cara sim, MAS o cara que veio em direção ué! Se o cara não vem trombar, o Kaka não ia nem encostar nele. Foi pura malandragem do cara, lógico.

  8. Bruno Rosik says :

    E quanto tecnologia no futebol, esquece. Só na próxima gestão da Fifa e olhe lá, infelizmente.

    A Tv tem milhares de Replays e ainda dá discussão nos debates da vida. Então a tecnologia não vai tirar os debates não.

  9. André "Green" says :

    dunga tem medo d soltar os jogadores pq se perder ele sabe q a culpa eh dele,entao ele nao joga na nossa qualidade,e sim nos defeitos adversarios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: