Ultima Escala Antes da Estréia


Ramires, Volante da Seleção

Tanzânia 1×5 Brasil

Assim como o Zimbabue, mais um amistoso com um time pra la do 100 no rank da FIFA. Mas o intuito tambem era puramente dar ritmo de jogo, fazer experiencias… alias, falando em experiencias, quase fui surpreendido por uma incoerencia. Pensando que o Kaka fosse sair no 2o. tempo, quem ele iria substituir? Como iria fazer com um time cheio de volantes no meio?

O que vimos foi uma repetiçao do jogo com o Zimbabue: uma seleçao jogando sem dar tudo, apenas para adquirir ritmo, entrosamento e fazer alguns testes. Para vencer um time de la, nao precisa muito mais que isso, mas o que vimos de verdade foram os tanzanianos (acertei?) jogando a vida deles na ponta da chuteira. Logo de cara, fizeram o Gomes trabalhar, e mais de uma vez. Nao sao o melhor ataque do mundo, mas surpreenderam a defesa com chutes ousados, mesmo que muitos deles indo LOOONNNGE do gol. Mas nosso bom ataque mostrou ao que veio, mesmo que levando quase 30 minutos para tal. Ok, o 1o. gol teve o braço do Robinho, mas nao acho que o resultado teria sido diferente sem ele.

Gostei muito de 2 jogadores: Kaka e Ramires. Kaka esta se recuperando de um problema no pubis, regiao complicada para cicatrizar. Mas jogou o tempo todo (para minha surpresa) e jogou na medida do possivel. Nao foi genial, pois faltaram suas arrancadas (está claramente se poupando), mas trouxe bons passes e ate um gol. Nao esta aquele cara que esperamos, mas se ele tiver 100% para a estreia, quero ver quem segura.

Ramires para mim foi o destaque (por isso a foto acima). Veio do banco e foi mais eficiente ate mesmo que o Elano. Gosto de volantes que sabem passar bem a bola e subir ao ataque com inteligencia. Infelizlmente eles tendem a serem confundidos com meias pelos tecnicos retranqueiros do Brasil, mas eu ainda vejo suas funçoes como era ha pouco tempo atras (e que ainda funciona). Alias, eu nao consigo entender o que tanto criticam ele. Vejo opinioes de fas por ai surrando ele, dizendo que nao merecia estar na seleçao e talz. Mas para mim, ele sempre me chamou a atençao pelas caracteristicas que citei acima. Ao meu ver, ele É SIM um cara digno de seleçao e tambem muito mais apto a ser titular que todos os outros companheiros de posiçao (nao incluo o Kaka nessa por ser um meia. Alias, o unico né…).

***

Ja deixei publico aqui que nunca fui fã do futebol praticado pelo Dunga, pois detesto tecnicos retranqueiros. Mas na vontade de ver um time para frente, quase me esqueço de algo muito importante: numa Copa do Mundo, é muito mais importante um esquema tatico forte e disciplinado que um futebol vistoso. Atualmente vejo a Holanda com um futebol assim, mas na Eurocopa tomou uma bela saraivada nas 4as. de final. Quase me esqueci que a segurança é mais importante que o belo futebol. E nesse aspecto, nao posso negar que o Dunga esta fazendo um excelente trabalho, principamente depois do que vimos 4 anos atras, aquela esbornia em forma de concentraçao. Seu time é bem mais fraco que o de 2006 (ate porque, eram 3 meias no time, hoje temos apenas um), mas ele é muito mais disciplinado, com uma tatica muito mais segura. Hoje, sinto mais segurança nesse time que o de 2006, sem a menor duvida. Podemos ter a falta de mais um craque no momento que a tatica for superada, mas isso é coisa de jogo, do momento.

Se vamos ganhar a Copa, so o tempo dirá. Eu coloco o Brasil entre meus favoritos. Nao pelo patriotismo, mas pela qualidade e pela disciplina aplicada.

Anúncios

Tags:, , , , , ,

About Carioca

Engenheiro Mecanico, adoro carros e esportes (a soma tambem conta).

5 responses to “Ultima Escala Antes da Estréia”

  1. Bruno Rosik says :

    Não sou fã do Ramires mas ele jogou bem hoje sim!
    Essa seleção tem tudo pra chegar mais longe que 2006. Mas tá faltando um “algo a mais” pra ganhar jogos difíceis! Sei lá!

  2. Bruno Rosik says :

    E nesse jogo em específico, eu curti a atuação do Josué também. Aquele Michel Bastos é pedreiro dimais. Tenso

    Ontem o blog teve recorde de visita! Fui ver o porque e descobri que 200 pessoas entraram no blog, procurando por “cartola da fifa” no google! hahahah!
    Dei sorte! O nosso site eh o primeiro site que aparece, ao se digitar isso no google! =D

  3. Pedro Ivo says :

    O problema nem a estratégia. Não gostamos, mas ela dá certo.
    O problema são as peças que compõem o time.
    Josué, Gilberto Silva, Julio Baptista, Felipe Melo? Sacanagem.

  4. Carioca says :

    O Julio Batista ate vai, pois ele é aquele carinha polivalente: quebra galho de volante e meia. Ter um desses no time é sempre bem vindo, nem que seja para 3a. opçao de meio. Mas realmente, temos um excesso de volantes. Minha torcida era ver o Gilberto Silva, Kleberson ou Felipe Melo quebrando essa semana, para forçar o Dunga a trazer ou Ganso ou Ronaldinho. Quem sabe acontece ne…

  5. André "Green" says :

    aee finalmente falando de copa hein =x

    o primeiro tempo foi um show de horrores,digno de rockgol
    ruim ruim ruim. se contra a imponente tanzania o brasil levou pressao,tamos mal viu…mesmo com o lance de evitar colisoes e divididas,nao da pra engolir

    esse brasil retranqueiro ta pior q os times paraguaios jogando fora de casa na libertadores oloco

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: