Um jogo importante


Grêmio Whatever 2 x 2 Corinthians

Se você ver o resultado do jogo e os gols, não vai ver nada de novo: o Corinthians, líder que não convence, escapou da derrota marcando gols de bola parada – de novo.

E isso é bem verdade, pelo menos até os 28 minutos do segundo tempo, quando, depois de 4 meses, as coisas parecem ter entrado nos eixos.

Vamos ao contexto histórico:

O Corinthians é um time torto. A formação escolhida para esse ano é um tanto bizarra: 4-3-3 com três volantes. Na teoria existe um buraco enorme entre o meio campo mais ofensivo (na teoria, não existe) e o ataque; na prática se revela o que deixa o time travado tanto coletivamente quanto individualmente. Aquele espaço não pode ficar desocupado e de fato não fica: os volantes avançam, principalmente o Elias, ou os dois atacantes das pontas recuam um pouco pra buscar a bola. Acontece que, seja qual for a opção, é falha, ineficiente, Elias não é um armador de jogadas, Jorge e Dentinho não tem condições de avançar sozinhos da intermediária até o gol. Elias, Jorge e Dentinho podem tentar aproximar-se mutuamente, mas estarão fora de onde jogam bem: os volantes avançados demais, os 2 atacantes recuados demais, e aí o buraco na formação afeta o grupo e o individual de cada um deles, mal posicionados. É só prestar atenção: essa formação funciona quando Elias tem lampejos de meia armador, o que ele não é. Ora, se funcionar quando um jogador sair fora de suas atribuições normais é que tem algo errado, alguma engrenagem está fora de lugar .

Time torto. Torto, porém salvo pela qualidade dos jogadores e pelas bolas paradas (o que também não exclui a qualidade deles). Torto até o momento em que Bruno César entrou em campo. Incrivelmente, no primeiro toque dele na bola, fez seu primeiro gol. Não que eu esteja levantando questões místicas ou baboseiras de destino, mas isso foi simbólico. Não só simbólico, aquela curva que ele colocou na bola ninguém no time colocaria. Talvez o RC, mas o negócio dele é força.

Daí as coisas parecem ter melhorado. Aquela engrenagem que faltava ali entre os volantes e os atacantes, ao que parece, foi achada. Antes de o Bruno entrar, o time dependia de chutões, ou correrias dos laterais, que não tabelavam, não passavam a bola, simplesmente corriam pra chegar ao ataque. E aqui está um ponto importante, não que ele seja genial, craque, melhor que o Ganso, chama-ele-Dunga. Não é bem por aí, talvez seja, jogou muito no Santo André. Mas o que eu sinto é que faltava alguém como ele, rápido, bom passe, visão de jogo, elo entre a parte defensiva e a ofensiva. No que ele entra ali no meio, os volantes voltam a sua posição defensiva e de arma surpresa; os atacantes não precisam mais armar, esperam o passe; a máquina funciona como deve.

Isso se reflete em como o time agiu em 15 minutos: 2 boas na trave, umas 2 ou 3 raspando a trave, outros chutes salvos porque a área estava completamente congestionada. Em pouco mais de 10 minutos, mais chances que no último jogo, tranqüilamente.

Torço pra que o equilíbrio seja encontrado dessa forma, que o Bruno César continue bem, na minha opinião era isso que faltava.

Anúncios

About Pedro Ivo

21 anos, estudante de direito, colecionador de camisas de times estrangeiros e corintiano.

11 responses to “Um jogo importante”

  1. Carioca says :

    Cara, serio! Nao aguento mais ver os tecnicos meia-boca e retranqueiros desse pais agindo dessa forma! NUNCA vai dar certo ter 3 volantes num time, nao importa o quanto se encha de atacantes na frente! Sem meias que conduzam a bola para frente, o time VAI SER TRAVADO! Se eu que sou um reles torcedor vi isso, como que estes ” profissionais” nao viram?

    Nao adianta, precisam ter 2 jogadores responsaveis pela ofensividade do time. Num 4-4-2, 2 meias. Num 4-3-3, um meia e os pontas recuando para buscar jogo. E enquanto esses manés nao entenderem que essa é uma lei universal do futebol, nossos times serao sempre travados. E nos, forçados a ver um futebol mediocre. Logo neste, que é dito ser o melhor futebol do mundo…

  2. Pedro Ivo says :

    Mais importante que isso: quem comprou o Schwenck no Cartola FC? Heuehuehueu.
    Vai pontuar absurdamente. =P

  3. Bruno Rosik says :

    É por isso que eu gosto da formação atual do São Paulo. Jogamos só com um volante (marcador) e 3 meias e 2 alas.
    Essa formação atual é muito boa e dá consistência defensiva quando seus alas voltam para marcar!

    No cartola eu tinha Neymar e André. Ambos fizeram gol. Mas aquele cara do Vitória eu nem sonhava em comprar! hahaha

  4. Pedro Ivo says :

    Eu tenho o Wanderley do Barueri, o Neymar e o Everton Santos do Goiás. Duvido que o Goiás não se esforce muito hoje, e como ele é o melhor do time, capaz de fazer gol e levar muitas faltas.

  5. Bruno Rosik says :

    eu achava que seria uns 8 a 0 denovo! hahaha
    BRincadeira, mas achava que o jogo do santos iria ser mais fácil. Foi sofrido..

  6. Carioca says :

    Foi bem disputado, quase deu Guarani. To achando que minha subida de produçao vai parar nessa rodada 😀

  7. Bruno Rosik says :

    Tive mais uma sorte hoje! Paulo Baier fez gol! Uhu!

  8. Pedro Ivo says :

    Um monte de gente se deu bem com o Fábio, mas quem lucrou de verdade foi quem apostou no Felipe (san). Custava menos de C$1, fez 16 pts e valorizou mais de C$3. Ainda bem que esperei pra ver.
    Minhas apostas em Everton Santos, Branquinho, Rodrigo, Marcio Azevedo e Edu Dracena deram errado. Poderia ter ido bem melhor =/
    mas o que importa é que passei 3 times em pontos e 2 times em patrimônio. =)

  9. Carioca says :

    Deve ter me passado. Garanto que nao fui bem nessa rodada :/

  10. Bruno Rosik says :

    fui o melhor do nosso camp em ponto e patrimonio nessa rodada! uhuj!
    Felipe, Neyma e André do Santos me renderam boas coisas. A zaga do Atlético PR tb! Fernandão idem.
    Prox rodada agora eu to ferrado! Sem idéia

  11. Bruno Rosik says :

    E pow, daqui a pouco passo aquele Crazy Coxa que não sei quem é!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: