Curiosidades do Campeonato Brasileiro


Como todos voces sabem, neste final de semana começou a 40a. ediçao do Campeonato Brasileiro de Futebol. Campeonato que leva o titulo de “o mais disputado do mundo”, dado o numero de equipes que detem pelo menos um titulo conquistado (17 times). Hoje vou postar alguns numeros sobre este campeonato, alem de algumas curiosidades.

Clubes Campeoes:

6 Titulos – Sao Paulo
5 Titulos – Flamengo
4 Titulos – Palmeiras, Vasco da Gama e Corinthians
3 Titulos – Internacional
2 Titulos – Gremio e Santos
1 Titulo – Atletico-MG, Guarani, Fluminense, Coritiba, Sport, Bahia, Botafogo, Atletico-PR e Cruzeiro.

Jogadores mais vitoriosos:

5 Titulos – Andrade (4 Flamengo e 1 Vasco) e Zinho (2 Flamengo, 2 Palmeiras e 1 Cruzeiro)
4 Titulos – Tita (3 Flamengo e 1 Vasco)

Maiores Artilheiros:

190 gols – Roberto Dinamite
155 gols – Romario
140 gols – Edmundo
135 gols – Zico
125 gols – Tulio

*- o jogador em atividade que fez mais gols é Washington, que fez 118, contado o jogo de hoje.

Curiosidades sobre o Brasileirao:

– A maior goleada da historia foi Corinthians 10×1 Tiradentes-PI, em 09/02/83, no Pacaembu;
– O Sao Paulo detem a melhor media de gols da historia, com 1,56 gols/jogo;
– Cruzeiro, Flamengo e Internacional sao os unicos times que disputaram todas as ediçoes;
– Em ediçoes em que a decisao foi por uma final, nunca houve duas finais iguais;
– O Internacional foi o unico campeao invicto, em 1979;
– Apenas em duas ediçoes nao houve uma final sem paulistas ou cariocas. (1975 – Inter x Cruzeiro, 1988 – Bahia x Inter);
– Os 12 maiores publicos da historia foram registrados no Maracanã. Entre os 20 maiores, temos 15 no maraca, 4 no Morumbi e 1 no Mineirao.

PS: Nestes dados, estamos considerando registros da CBF, organizadora do torneio. Sendo assim, o campeao de 1987 é o Sport Recife, nao havendo registros para o Flamengo.

***

Aproveito esse espaço para falar da impressao que tive na estreia do Vasco da Gama, apos voltar da 2a. divisao. Fiquei agradavelmente surpreso em ver o time com 2 meias. Perdeu sim, mas de um dos melhores times do Brasil e fora de casa, sendo ainda por um placar proximo (Atletico-MG 2×1 Vasco). A unica coisa que me causou estranheza foi, com o placar adverso, a saida de Magno (meia) por Leo Gago (volante). Se tivesse ainda ganhando algum ponto, ate vai, mas estava perdendo… Definitivamente eu nao entendi. Mas apesar da derrota, vi com bons olhos a atitude do time, que jogou de igual para igual, na casa do adversario. Tenho certeza de, se tivesse adotado essa atitude contra o Vitoria em Salvador, a historia seria totalmente diferente.

***

E não esqueça de entrar na nossa liga no Cartola FC – “Championas Coxas”

Tags:, , , , , ,

About Carioca

Engenheiro Mecanico, adoro carros e esportes (a soma tambem conta).

23 responses to “Curiosidades do Campeonato Brasileiro”

  1. Bruno Rosik says :

    Pow! Que post legal! Curti muitooooooooooooooo! Tem coisa que eu não sabia. Essa do W9 eu soube hoje na transmissão do jogo.

    Não sabia que a maior média era do Tricolor também.
    E pow, legal o Vasco jogar de igual pra igual com o Atlético. Atlético tem fama sempre de começar muito bem os Brasileiros.

    Boa sorte pro Vasco nessa reestréia na elite!

  2. Bruno Rosik says :

    OBs: Com este, já temos 702 comentários aqui no blog! Muito bom! E esse mês, com certeza, bateremos o recorde de visitas!

  3. Daniiferraro says :

    Isso ae Flamengo não é hexa! hasduiAHSDUIADH xD

    favoritadissimo ;D
    Fut é nois *-*
    bom campeonato para todos os times, so espero que o verdao saia da “crise”!

  4. Marcelo Pimentel says :

    Bem interessante as curiosidades!

    E quanto ao Vasco, eu não vi o jogo. Mas pelo que tenho lido nas analises aqui, o placar foi injusto, tão dizendo que o Atletico-MG dominou completamente o Vasco.

    Enfim, to na mesma torcida da Dani…

  5. Carioca says :

    Pera, se o Atletico dominou o Vasco, entao o placar nao foi injusto! Nao entendi sua colocaçao 😛

    Bem vinda Daniiiiiiiiiii 😀

  6. Pedro Ivo says :

    Começou o Brasileirão!! =D
    Nossa, fui péssimo no Cartola FC. Comprei uns caras que só depois que o mercado fechou vi não iriam jogar. Saí no prejuízo, to com um time mega fraco, torcendo por surpresas na próxima rodada pra poder melhorar a equipe.

  7. Carioca says :

    Pois é… entao vc foi o unico pior que eu la 😛

    Me ferrei em 2 coisas: O Phillipe Coutinho jogando nada, o Leao em decadencia e o Robinho (minha grande esperança de pontos) ter sido poupado na rodada -.-
    Agora, bem que falei do Lincoln hein 😛

  8. Bruno Rosik says :

    Tipo, vou fazer um fórum pro blog, pra podermos discutir as coisas também! Já tá a caminho!
    E o cartole zuou tudo. Aquele time do Avai goleou lá porque tava com 2 a mais. Situação atípica e distanciou muitos quem pegou jogadores do Avai de quem não pegou. Isso é meio injusto

  9. Pedro Ivo says :

    Comprei o Muriqui, ainda bem que ele roubou aquele gol do Tardeli. heuehuehu!
    E se a gente mudasse o “Offpost” lá em cima para “Cartola FC” e criasse um tópico pra gente falar sobre o jogo? Talvez um outro para os posts de discussão… que tal?

  10. Pedro Ivo says :

    Ha, meu comentário foi mandado sem eu ver o do Bruno. Um forum seria até mais interessante. Gostei da ideia.
    Pois é, esses jogos Fantasy não são muito reais, tem que escolher bem, mudar o time toda rodada praticamente. Por exemplo, Ronaldo quase some em jogos fora de casa, fica ali segurando a defesa e na espera de um lance fundamental. No jogo e na estratégia, pode ser muito bom; pro Cartola FC, ele vai pontuar muito pouco.

  11. Bruno Rosik says :

    Concordo. E agora vamos ter que torcer pra ter outra goleada surpresa com alguém do nosso time. Pra alcançar aqueles caras que tem 140 pontos por causa do Avaí.

  12. Carioca says :

    Para mim, ajudaria se o Robinho tivesse jogado ae XD
    Entenderam pq nao sou tao fã de Fantasy Games?

  13. Bruno Rosik says :

    Mas jogar e não jogar dá p´ra saber. Eu li o globo esporte 1 dia antes e vi se os jogadores que eu tinha iriam jogar. Só deixei o Neymar porque sabia que ia jogar. O Santos tá poupando jogadores assim como Flamengo e São Paulo. Colocar jogadores desses times não é boa idéia.

    Mas eu achei bem legal o cartola! Vo continuar mesmo com essa do Avai

    Fiz o fórum mas a imagem tah bugada. A noite eu arrumo.

  14. Pedro Ivo says :

    Tem levar uem conta um monte de coisas: o estilo do jogador, quem joga em casa, a situação do time, quem será poupado…

  15. Pedro Ivo says :

    Do santos, escalei Felipe, porque era barato, e Wesley, porque confiava numa boa atuação. Wesley pontuou bem, agora, o Felipe… Quem mandou confiar em goleiro barato… =P

  16. Marcelo Pimentel says :

    Cari, o placar nao refletiu o jogo, porque foi magro. Era pro Atletico ter feito mais gols, tendeu?
    *Novamente, isso foi o que li, eu não assisti o jogo… quem disse isso foi o Juca Kfouri*

    Enfim, quanto ao Cartola, poutz, eu fui bem…=D
    Ganhei 15 cartoletas a mais e estou em 3o na liga.

    O esquema do Cartola é isso mesmo q o Bruno e o Pedro falaram. Ler o jornal um dia antes de fechar o mercado, pra ver qual a escalação provavel, e ver o estilo de jogo.

    Eu me ferrei no Cleiton Xavier do Palmeiras, por exemplo. Ele jogou bem, foi raçudo e deu passe pro gol. Mas desvalorizou porque durante o jogo tomou um amarelo e errou muitos passes.

    A valorização do Cartola é todo baseado nas estatiscas de jogo.

    Mas é divertido, fora que brincando, brincando, pode ganhar alguma coisinha…=P

  17. Bruno Rosik says :

    Tem que pegar caras constantes. Tipo, eu NUNCA pegaria o Hernanes, porque tem jogo que arrebenta e tem jogo que é um a menos. Goleiro tem que ser Marcos e Rogério, porque são mais confiáveis.

  18. Carioca says :

    Ah… Juca Kfouri? Ta mais pra Ki Furo viu…. nunca gostei dele -.-

  19. Pedro Ivo says :

    Do jeito que o Palmeiras anda, melhor não comprar o Marcos não.

  20. Marcelo Pimentel says :

    Bom é o Felipe né? =D

  21. Pedro Ivo says :

    Bom é o Aranha!

  22. Marcelo Pimentel says :

    Bom é o Doni! (PQP!!! hahahahah)

  23. Bruno Rosik says :

    Felipe eu gosto pow! Apesar do time do cara, ele defende bem. Mas ainda não tem o posicionamento do Marcos e do rogério, porque falta tempo de jogo. Marcos e Rogério tem uns 500 anos cada.

Deixe um comentário

