Maranello Em Pé de Guerra?


Ai vem mais uma de minhas conclusoes sobre alguns aspectos desta temporada da F-1. Dessa vez, vou mexer num certo vespeiro: a equipe Ferrari.

Quando anunciaram a vinda do Alonso para Maranello, nao olhei com medo, mas com cheiro de encrenca. Felipe Massa é um piloto forte e que ficou ainda mais apos sofrer aquele acidente bizarro e voltar sem sequelas e ainda mais rapido que antes. Partindo desse principio, realmente nao ha o que temer Fernando Alonso. Mas se ha uma pessoa que Alonso me lembra muito, no jeito de ser e até de pilotar, é… Alain Prost. Para os que nao se recordam, Prost era especialista em lidar com o psicologico das pessoas. Sempre foi um excelente piloto, mas que venceu alguns de seus 4 titulos atraves de movimentos nos bastidores, sempre com bons relacionamentos com gente importante. Essa tese meio que se comprova com os acontecimentos na Renault e Flavio Briatore, pois ate hoje acho que Alonso tem dedo e mao no escandalo com Nelsinho Piquet e conseguiu sair ileso de toda e qualquer acusaçao a respeito. Na McLaren em 2007 tambem, com o escandalo de espionagem. Tudo acontece quando ele esta na equipe, mas curiosamente, ninguem aponta nada para ele. Suspeito, nao?

Alonso e Massa: Ate quando essa paz vai durar?

Agora, como que ele influenciaria Felipe Massa, se os exemplos ate agora se refiriam a politica? Pois tem a outra faceta do “controle psicologico” que ele coloca: o fato de haver jogo duro com seus companheiros. Assim como ele fez com Hamilton, ele ja o fez com Massa. Com Hamilton foi pior, pois foi um ano todo naquele jeito, mas nao duvido que venha a ser parecido agora. A diferença, é que Felipe (ate por ser latino) nao costuma levar desaforo para casa, e essa jogada deu uma brecha para Felipe usa-la como achar melhor. Como falei para alguns amigos, to achando que o circo vaipegar fogo e vou gostar de ver. Nao so pela briga geral, mas tambem para saber como que a Ferrari vai lidar com isso. Desde que Stefano Domenicali tomou posse como manager da equipe, ele nunca teve problemas entre companheiros de equipe. E pregador da igualdade entre os pilotos, ele vai tentar levar isso em banho-maria. Mas… ate quando ele vai levar isso na paz? Sao esses limites que atiçam minha curiuosidade, bem como o comportamento do Felipe perante tao perigoso piloto.

Outra novidade: parece que resolveram os problemas de motores da equipe. Durante esse recesso, a Ferrari pediu a FIA para examinar seus motores e descobriu um problema nas valvulas pneumaticas. Essas valvulas pneumaticas sao diretamente responsaveis pelos cursos e tempos das valvulas de injeçao de combustivel e exaustao do ar sujo do cilindro, e esse vazamento estava causando um aumento de temperatura no conjunto do motor, levando às quebras, tanto na ferrari como nos Sauber. Para evitar tal aumento, estavam rodando sempre com mistura rica em combustivel (para quem nao sabe, combustivel e lubrificante tambem resfria o motor!), e com o fim do reabastecimento se tornava impossivel completar a corrida com o tanque do carro. Por isso a queda de rendimento de Massa no Bahrein. O problema foi descoberto e solucionado na teoria. Saberemos se realmente foi resolvido nas proximas provas. A conferir.

Anúncios

Tags:, , , , , ,

About Carioca

Engenheiro Mecanico, adoro carros e esportes (a soma tambem conta).

One response to “Maranello Em Pé de Guerra?”

  1. Bruno Rosik says :

    Ainda bem que o salário desses caras é altíssimo. Porque a pressão psicológica deve tá a mil esse ano.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: