Renault, o Elemento Surpresa


Renault R30

Bem amigos (nenhuma apologia ao programa do Galvao), como havia contado semana passada, aproveitarei esse intervalo de 3 semanas da F-1 para comentar varias impressoes que tive durante essas 4 etapas realizadas. E, acreditem se quiserem, tem muito pano pra manga aqui…

Começarei hoje pela grande surpresa da temporada: a equipe Renault. No começo, mencionei que nao esperava muita coisa dessa equipe, pois esta está num processo gradativo de mudança de chefia, que deve se completar no final dessa temporada. A montadora Renault , apesar de ainda ter seu nome no time e fornecer seus motores, ja nao é nem perto a acionista majoritaria do time, que agora esta nas maos de um grupo de investimentos de Luxemburgo. O presidente do Grupo, o brasileiro Carlos Ghosn, afirmou publicamente que o retorno da exposiçao que a Formula 1 traz a marca nao compensa nem de perto seu investimento, tornando-o a maior oposiçao da manutençao do time na categoria. Normalmente, uma empresa em mudança de cabeças nao costuma mostrar bom desempenho, justamente devido às mudanças internas que acabam por mexer com os nervos de seus empregados, bem como diminui a credibilidade da marca perante o mercado. Partindo desse principio, uma equipe que ja nao apresentava um resultado satisfatorio ha anos nao teria um renascimento numa situaçao hostil. Mas nao é o que esta acontecendo.

O time é disparado o melhor entre as equipes medianas da temporada, somando 3x mais pontos que a 6a. colocada. O carro nao se mostrou rapido e vencedor, mas é consistente o suficiente para estar sempre na zona de pontuaçao, conseguindo inclusive podios, dado impensaqdo por todos dentro do time na pre-temporada. Muito provavelmente a saida de Briatore e/ou Symmonds deu ao time uma identidade de equipe, provavelmente perdida devido ao inflado ego de seu antigo chefe. Considerem essa ultima frase uma declaraçao com veneno, mas um fato do qual foi sentido publicamente poucos meses depois do acontecido, pois ate o clima dentro do time mudou.

Vitaly Petrov e Robert Kubica

Relativo aos pilotos, para mim o principal motivo do renascimento da equipe, preferi deixar um paragrafo especialmente dedicado a eles. Vitaly Petrov chegou na F-1 apenas por causa da fama de mina de ouro (parecido com a Milka Duno), devido aos gordos patrocinios russos oriundos da exploraçao do gas local. Mas se mostrou um investimento bem aplicado, pois mesmo com o pouquissimo tempo para adaptaçao ao carro, conseguiu chegar na zona dos pontos apenas em sua 4a. prova disputada. Isso sem mencionar os bons desempenhos na Australia e Malasia, que valeram boas observaçoes publicas de seu time sobre seu desempenho. Tem tudo para continuar mostrando serviço e aparecer mais para o mundo. Seu companheiro Robert Kubica, como falei no começo da temporada, era alguem que merecia ser acompanhado de perto, mesmo com um provavel desempenho ruim de seu carro. Esse polones é muito bom de braço e ta mostrando tambem ser um excelente desenvolvedor de carros, atributos bem tipicos de um genio. Ainda falta uma grande conquista para que ele entre nesse seleto clube, mas todos os indicios mostram que ele esta bem no caminho para chegar la. Atualmente esta em 7o., logo atras de Felipe Massa, ja tendo podium conquistado e estando em todas as provas na zona de pontuaçao.

Logo começaremos a temporada europeia e com ela chegam os grandes saltos de desenvolvimento da temporada. Se a Renault vai se manter nesse nivel, é uma incognita (alias, mantendo esse nivel, vai provar que minha teoria sobre o Kubica esta correta). Mas pelo que mostrou ate agora, é uma forte candidata a se manter entre as melhores, calando a boca de criticos pelo mundo todo. Inclusive a minha.

Anúncios

Tags:, , , ,

About Carioca

Engenheiro Mecanico, adoro carros e esportes (a soma tambem conta).

4 responses to “Renault, o Elemento Surpresa”

  1. Bruno Rosik says :

    Gosto de surpresas e a Renault tá fazendo bom papel!
    E que imagem linda do carro lá em cima, muito linda!

  2. Carioca says :

    Cara, se vc for no Google e procurar por “Renault R30”, o que nao vai faltar é Wallpaper desse naipe!

  3. Teddy says :

    Não sei pq, mas nunca gostei da equipe Renault, porém nesta temporada está me surpreendendo e tomara q consiga ter um bom desempenho no resto da temporada, fato que ajudaria a competitividade q a categoria sempre fala mas dificilmente cumpre… Como o Bruno falou, gosto de ver surpresas e me deixaria muito feliz ver as novatas evoluindo mais rápido e chegando no tempo das demais equipes. Estou na torcida.

  4. Carioca says :

    Alias, o assunto m”novatas” é algo que tb esta em pauta para os proximos posts. Aguardem 😀

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: