Impressoes do Campeonato Estadual do Rio


Botafogo, Campeao do Rio de Janeiro

Nao é Carioca, pois nao se refere apenas a cidade e sim ao estado. Domingo tivemos o desfecho de mais um Campeonato do Rio de futebol. Um campeonato efetivamente disputado por apenas 4 times, apesar de muitos comentaristas teimosos considerarem apenas 3 ou 2 postulantes. Muito se falava da dupla Fla-Flu, que vinham de desempenhos estonteantes no final do brasileirao e que tiveram suas bases mantidas para esta temporada, deixando de fora o recem-retornado a elite Vasco da Gama e o Botafogo. Quem diria, que os desacreditados fariam a 1a. final da temporada…

No conjunto, o campeonato foi fraquissimo. Os times ditos pequenos conseguiam ser menos que isso, dando trabalho algum aos grandes. Os classicos, que deveriam ser importantes para a disputa pelas vagas nas semis dos 2 turnos acabaram senbdo apenas amistosos, que definiriam apenas as ordens dos jogos, ja que os pequenos so conseguiam vencer deles mesmos. Isso é reflexo de muitos anos de comando errado do Graças a Deus falecido Caixa d’Agua e que continuam nas maos de Rubens Lopes. Provavelmente, nesse aspecto, o campeonato so tende a cair mais e mais, pois nao vejo alento de crescimento algum no horizonte.

Nao posso negar tambem que a formula desse campeonato é meio estranha. Sim, existem duas taças que sao disputadas, o que explica essa formula, mas ainda torna a disputa estranha, tendo um time de fazer pelo menos 2 finais para ser campeao. nao é algo que empolga, pois o mata-mata vem muito rapido e logo tambem acaba, nao sendo ele 100% decisivo, como deveria.

Meritos ao Botafogo, 1o. campeao dos 2 turnos desde 2003, que essa formula foi adotada. Mas ele se aproveitou das falhas dos adversarios, potencialmente mais fortes no time, mas mais fracos em suas decisoes. Ao Flamengo poderia ser creditada a disputa pela Libertadores, mas seus problemas politicos internos e o ambiente ruim entre os jogadores desestabilizaram a base de um time que é um dos melhores do país no papel. Consequencia disso, nao ganhou o estadual e esta praticamente fora da fase final da Libertadores. O Fluminense sempre foi e será submisso ao seu patrocinador. Ele manda e desmanda no clube, somado as atitudes quase sempre erradas do presidente Roberto “Dois Neuronios” Horcades. Nao tem força interna para disputar nada, apesar do bom elenco. No Vasco, apesar a maioria destacar o elenco ruim, ainda o vejo como um dos melhores do Brasil, mesmo que tenha algumas falhas. Ao meu ver, o erro foi puramente no tecnico. Vagner Mancini mostrou ser um tecnico que pensa pequeno, ideal para um… time pequeno. Esse problema foi resolvido um tanto tarde para a disputa forte do estadual, mas sua presidencia é a mais lucida e estavel de todas, da qual acredito que resolvera os problemas e trara um time forte para o Campeonato Brasileiro.

Uma coisa que me chamou atençao, que é normal em todo o Brasil mas que ficou forte no Rio, foi a pessima qualidade da arbitragem. Juizes frouxos, fora de forma, sem formaçao tecnica alguma para apitar jogos de um dos campeonatos mais tradicionais e importantes do pais. E para somar, seu chefe do conselho é igualmente frouxo defendendo os erros dos mesmos, como se fosse algo comum, que faz parte do trabalho. Se nao ha juizes confiaveis, para onde vai a credibilidade do torneio?

Essas foram as minhas impressoes, de alguem que ja viu um Estadual do Rio nobre, digno de sua tradiçao. E parabens mais uma ao Botafogo, campeao indiscutivel do Rio de Janeiro.

Anúncios

Tags:, , , , , , ,

About Carioca

Engenheiro Mecanico, adoro carros e esportes (a soma tambem conta).

2 responses to “Impressoes do Campeonato Estadual do Rio”

  1. Bruno 6-3-3 says :

    Que foto linda!

    E não falo mais nada de juizes. Toda hora tem erro de juiz, em todos os jogos. Esse final de semana além dos erros na semi final do paulista, teve um em minas que operou o ipatinga. Mas acho que lá foi ed propósito mesmo, de tão absurdo.

    Tecnologia no campo já!

  2. Carioca says :

    Caraio, a gente falando do jogo do SP, do Vasco e Flamengo… mas aquele de Minas foi VERGONHOSO!!! Aquilo sim deveria ir pra policia!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: