Helinho Vence em Barber(o)


No ultimo domingo tivemos a 1a. vitoria brasileira na temporada 2010 da Indycar. Helio Castroneves venceu no circuito Barber Motorsports, no Alabama, provando a superioridade da Penske nesse circuito. A Penske liderou todos os dias de pre-temporada, teve a pole position com Will Power e a vitoria com o Helinho. Mas nao necessariamente teve o carro mais rapido durante a prova.

Para vencer, Helinho e sua equipe apostaram na economia de combustivel. Sem forçar ultrapassagens e sempre com misturas mais pobres, eles conseguiram terminar a prova com uma parada a menos que o resto do grid, tendo assim, caminho livre para a vitoria, a 3a. da Penske em 3 provas na temporada. Com essa vitoria, Helinho completa a 14a. temporada consecutiva com pelo menos 1 vitoria, recorde da categoria.

E a prova de estreia do Alabama tambem ja tem um recorde: pela 1a. vez na historia da categoria, todos os carros que largaram completaram a prova! Houveram sim 2 bandeiras amarelas provocadas por rodadas, mas os carros envolvidos continuaram na disputa.

***

Nesse domingo tem mais uma prova da Indy, no circuito de rua de Long Beach (nao, nao é Praia Grande…). Esse circuito é visto como a “Monaco dos EUA”, visto que sua fama atrai patrocinadores e fãs do mundo todo. Sem dizer que o clima de glamour que toma conta da cidade nos dias de corrida fazem deste um evento unico, quase no nivel das 500 Milhas de Indianapolis, mas com seu charme caracteristico.

Apesar de sempre ter nomes brasileiros entre os favoritos da prova, nossos pilotos nunca tiveram grande sorte nessa corrida. Foram apenas 2 vitorias, sendo elas em categorias diferentes. Em 1980, Nelson Piquet venceu o GP quando

Circuito Atual de Long Beach

este era representante do GP dos EUA de Formula 1. A outra foi em 2001, com Helio Castroneves vencendo pela Penske, em seu utimo ano sob a bandeira da CART (Formula Mundial).

A F-1 disputou esse GP de 1976 a 1983, passando em 84 a ser disputado pela antiga Indycar Series. Apos a separaçao das categorias em 1995, Long Beach fez parte do calendario da CART/Champ Car ate sua falencia no começo de 2008, indo para o calendario da nova Indycar a partir de 2009. Outro dado curioso, foram as varias mudanças que o circuito teve com o passar dos anos, mas em todos os casos, disputados na mesma regiao da cidade, apenas com variaçoes. O desenho atual vem sendo usado desde 2004, mostrado na figura ao lado.

Segue abaixo um video do site da Indycar, com uma volta onboard no circuito, com narraçao de Graham Rahal.

GP de Long Beach: Domingo, as 17 hs no Bandsports

Anúncios

Tags:, , , , , ,

About Carioca

Engenheiro Mecanico, adoro carros e esportes (a soma tambem conta).

One response to “Helinho Vence em Barber(o)”

  1. Bruno 6-3-3 says :

    Nossa! Muito legal esse tipo de vídeo! E parabéns ao Helinho!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: