Nao Foi Chato, mas… Nao Choveu


Nesse domingo de madrugada tivemos o GP da Malasia da Formula 1. Fui numa balada e sem dormir vi a corrida. Nao sei como aguentei, mas posso analisar as coisas para voces.

A Corrida

Webber largou na pole, mas Vettel passou logo na 1a. curva, ficando assim ate o final. Partindo desse principio, podemos analisar os acontecimentos com as Ferraris e McLarens, que largaram do fim do grid. Como esperado, em poucas voltas estavam entre os dez primeiros, mas apenas assim podemos ter emoçoes em pista seca, visto que so se ultrapassa quando a diferença entre os carros é grande. As Ferraris se aproveitaram de largar atras e começaram a prova com pneus duros, garantindo assim grande permanencia na pista e ultrapassagens valiosas. Felipe parou 10 voltas antes do Alonso para trocar para pneus macios. A principio, pensei ter sido besteira, mas em poucas voltas Felipe ja tinha re-alcançado Alonso, mostrando ser a melhor tatica da corrida. Assim, passar Button foi questao de tempo (e um bocado de esforço).

Logo, Alonso tambem tentou, mas desde o começo da prova, ele vinha com problemas no cambio, em que as marchas entravam com dificuldade em regime de reduçao. Parece-me que ao tentar passar Button, ele forçou a transmissao de alguma forma que acabou ferrando o motor, tirando-o da prova a 2 voltas do final.

E continuam os problemas para ultrapassar em pista seca...

Bruno Senna e Lucas di Grassi completaram suas 1as. provas na categoria, considerado avanço para seus debilitados carros.

Problema Para Ultrapassagens

Apesar das emoçoes provocadas pelas largadas no final do grid, encontramos o famoso problema de falta de ultrapassagens. Infelizmente, dependemos das chuvas para nao termos procissoes tediosas.

A maior prova de que o problema é puramente do desenho dos carros aconteceu em varias ediçoes durante a prova. Aproveito o exemplo de Felipe Massa, ao passar Button. Para passa-lo, Felipe precisou de mais de 7 voltas de tentativas. Ao passa-lo, abriu uma media de 1 segundo por volta. De repente, essa distancia começou a cair o mesmo segundo por volta, pois Felipe ficou preso atras de Hamilton, e como eles tinham desempenhos parecidos, ficava impossivel passar. Foi o que falei posts atras: Do que adianta termos carros com mais aderencia mecanica, se o ar turbulento que sai de tras dos carros simplesmente impossibilita que sejam acompanhados de perto?

Sim, a tendencia de GPs chatos em pista seca vai continuar, para nossa tristeza.

Liderança de Felipe Massa

Depois de 3 provas disputadas, Felipe Massa se tornou o lider da temporada, se aproveitando do abandono do Alonso. Mas essa diferença é um empate tecnico, visto que a diferença entre os primeiros é minima, como mostrado na tabela abaixo.

Felipe Massa, lider do campeonato

1. F. Massa      39
2. S. Vettel     37
3. F. Alonso     37
4. J. Button     35
5. N. Rosberg     35
6. L. Hamilton     31
7. R. Kubica     30

O mais curioso nessa tabela é que o lider do campeonato foi justamente o unico dos primeiros que nao venceu uma prova sequer, se valendo apenas de sua regularidade.

Mas recomendo que os amigos leitores nao se iludam, pois essa liderança é apenas uma questao de (felizes) coincidencias. Felipe sabe da inferioridade de seu equipamento e esta trabalhando tirando o maximo do mesmo, como maior prova seu trabalho na Australia. A Ferrari nao esteve em nenhuma corrida com real condiçao de vitoria, vencendo no Bahrein apenas devido a quebra do equipamento do Vettel. Continuam 1 degrau abaixo das Red Bull e, se nao tomarem cuidado, serao ultrapassados por outras tambem.

Rapidinhas (cheias de veneno…)

– Nao sei se voces repararam, mas nao mencionei de Mark Webber naquela tabela. Como nunca foi um verdadeiro candidato ao titulo, sua posiçao sem destaque é mais que esperada.

– Cansei de ouvir dos jornalistas “Schumacher vai destruir o Rosberg!”. Rosberg ta em 5o. na temporada, como real postulante ao titulo. E o Schumacher? Apenas 9 pontinhos…

– O lider do campeonato nao venceu uma corrida sequer. Bernie Ecclestone ta se mordendo dos pés a cabeça…

Anúncios

Tags:, , , , ,

About Carioca

Engenheiro Mecanico, adoro carros e esportes (a soma tambem conta).

4 responses to “Nao Foi Chato, mas… Nao Choveu”

  1. Bruno 6-3-3 says :

    Será que esse ano é do massa? Vamos ver!

  2. Carioca says :

    Eu nao acredito nao. Nao, por enquanto, pelo menos….

  3. André "Green" says :

    foi a melhor corrida q a malasia ja teve e…ainda assim foi ruim!

    problema da ultrapassagem,como disse o rubinho ha um tempo,eh por causa do pneu dianteiro mais estreito,sem duvida

    essa temporada ta emocionante soh na tabela. pq na pista…..

  4. Carioca says :

    Nao é o problema dianteiro nao Green. Alias, esse é o menor dos motivos. Como ja cansei de explicar aqui, o problema é aerodinamico. Favor ler os posts passados, onde cansei de explicar a respeito. Agradecido…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: