Indycar – Assuntos Diversos


Na verdade, estou enrolando ha algum tempo para fazer esse post, mas de agora nao passa!!! A Indycar começou no final do ano passado um processo de seleçao do novo chassis que correrá na categoria a partir de 2012. A IRL colocou em pauta apenas que sera um chassis unico, pela facilidade do controle de segurança do mesmo, podendo assim diminuir desempenho sem se preocupar com perdas em relaçao a eventuais concorrentes. Assim, a categoria abriu a “licitaçao”, convidando fabricantes de chassis a apresentarem as ideias. A ideia é fazer uma nova fase na categoria, onde teria um chassis unico e inovador, havendo a diferença tecnica nos motores com varias montadoras disputando na pista.

Carro-conceito apresentado pela Montadora Lola Cars

O comitê que cuidará dessa seleçao será comandada pelo Gen. William R. Looney, que terá um representante da IRL, um dono de equipe eleito por todos os outros (que será o talentoso brasileiro Gil de Ferran), um especialista de motores, um promoter e um engenheiro de corridas. Entendi que, o fato da categoria escolher um General da aeronautica para chefiar essa escolha é que esta aconteça sem vicios. Teremos um chefe de comite que nao é do ramo, e justamente por isso poderá fazer uma escolha sem influencias passadas, quase que partindo do zero. Achei muito proveitosa a ideia, pois seria um novo ponto de vista que faria essa seleçao. Nao se pode dizer que seria “as cegas”, pois ha um corpo tecnico dos mais competentes junto. Por isso, vejo essa seleçao com muito bons olhos e aguardo ansiosamente pela escolha, que so deve acontecer no final desse ano.

Carro-conceito apresentado pela Dallara Automobili

Porem, essa mudança ja esta sendo contestada dentro da categoria. Muitos donos de equipe, incluindo o poderoso Roger Penske, se mostraram contrarios a essa mudança devido ao custo que acarretaria essa mudança, especialmente numa epoca de crise economica e corte de custos que o mundo esta passando, e os EUA sao seus maiores exemplos. Particularmente, acho essa mudança pra la de bem vinda. A categoria sofre (eu diria, agoniza) tecnicamente ha alguns anos, onde temos apenas um chassis e um motor, sendo que tal chassis foi lançado em 2004 e de la pra ca vem sofrendo apenas atualizaçoes. Sem contar que este foi projetado para corridas exclusivamente em ovais e a Dallara foi forçada a fazer adaptaçoes (verdadeiras gambiarras) para que estes pudessem correr em mistos com desempenho aceitavel. Ja ta mais que na hora de haver tais mudanças, tanto nos chassis quanto em motores diferentes, para termos alguma variaçao tecnica na pista.

Dos projetos apresentados, olhando apenas o basico, eu escolheria o da Lola. Ela une a facilidade de usar o mesmo chassis tanto para a Indycar quanto para a Indy Lights (categoria de acesso), usando para isso pacotes aerodinamicos diferenciados, com a experiencia da Lola, que fez chassis de alta qualidade para a Champ Car (Formula Mundial) ate 2006.

***

Bruno Junqueira confirmado para as 500 Milhas

Bruno Junqueira

O piloto brasileiro Bruno Junqueira, 3 vezes vice-campeao da antiga Champ Car e atual piloto da Formula Truck, foi confirmado como piloto do 2o. carro da estreante FAZZT Racing para esta ediçao das 500 Milhas de Indianapolis. Sua indicaçao para a vaga teve uma historia que começa com um agradecimento. Na classificaçao das 500 Milhas do ano passado, Bruno foi contratado pela equipe Conquest Racing para o 2o. carro, sendo que no 1o. corria Alex Tagliani, atual piloto titular da FAZZT. No final, Bruno conseguiu classificar o carro para corrida e Alex nao. Por exigencia dos patrocinadores, Bruno foi forçado a ceder seu carro para Alex, que fazia a temporada inteira pela equipe.

A indicaçao de Bruno para a vaga foi uma forma de agradecimento de Alex Tagliani pela classificaçao do carro para a corrida do ano passado. Classificaçao, alias, muito mais que importante, já que rendeu o titulo de “novato do ano” a Alex, por completar a prova na 12a. posiçao.

Andretti Autosports Juntam Forças com Kyle Petty por 2 provas

Richard Petty, John e Michael Andretti

Filho do lendario heptacampeao da NASCAR Kyle Petty, Richard Petty juntou forças com a Andretti Autosports para as provas do Kansas e Indianapolis. Ele, que é dono de equipe na Stock Car americana, ja se aventurou nas 500 Milhas do ano passado com o carro de no. 43 eternizado por seu pai, terminando a prova na 19a. posiçao. Assim como ano passado, o piloto sera John Andretti, tio de Michael, que pilota um dos carros de Richard na NASCAR.

É engraçado e curioso ver a familia Petty se aventurando nas categorias de formula, terreno que nunca foi deles. É uma tentativa pioneira que torço muito que de certo, especialmente para ligar mais a Indycar e a NASCAR, categorias fortes nos EUA e ainda assim tao separadas, sejam pelos fãs ou por seus administradores.

Blogueiro em LUTO

Anúncios

Tags:, , , , , ,

About Carioca

Engenheiro Mecanico, adoro carros e esportes (a soma tambem conta).

One response to “Indycar – Assuntos Diversos”

  1. Bruno 6-3-3 says :

    Nossa, temos um belo arquivo de coisas no blog já! MUITO bom! AS pesquisas no google vão agradecer!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: