Stock Car – Ano 2010


Bom, nesse ultimo domingo tivemos a estreia da temporada da Stock Car Brasil 2010. Eu tinha o intuito de tambem fazer um resumao da prova, mas nao poderei fazer. Pois a REDE GLOBO simplesmente NAO TRANSMITIU A PROVA em nenhum de seus canais, podendo ver apenas o começo e o fim da prova, perdendo assim o miolo e as trocas de pneus. Sendo assim, farei um resumo das mudanças que ocorreram na categoria, que nao foram poucas.

Mudanças Tecnicas

Foram na parte tecnica as mudanças mais significativas. Vamos falar uma por uma.

"Novo" Motor da Stock Car 2010

– Motores: Ate o ano passado, a Stock usava o mesmo motor usado pela Chevrolet na NASCAR, um motor V8 de 5.7 litros, carburado, limitado a 6000 rpm (na NASCAR se usa ate 9500), que geravam 465 cv. Como era intuito da organizaçao mudar o combustivel para o alcool (fazendo mais uma vez a falsa impressao de combustivel ecologicamente correto), o motor foi mudado. O bloco agora é de aluminio, mais leve e resistente a oxidaçao; aumentaram o volume deslocado para 6.2 litros (a famosa “cilindrada” tem esse como seu nome real); e agora os motores tem injeçao eletronica ao invés da ja ultrapassada carburaçao, que oferece melhor aproveitamento do combustivel. Todas essas mudanças levaram a potencia para 520 cv @ 6000 rpm.

Push to pass: Ate o ano passado, usava-se o oxido nitroso (mais conhecido como Nitro) para conseguir uma potencia extra (no caso, 35 cv) para ajudar nas ultrapassagens. Com a adiçao do controle eletronico de injeçao de combustivel, agora usam o sistema de sobre-rotaçao, que leva o motor a gerar 590 cv de potencia maxima durante o periodo de funcionamento do P2P. Nao ficou claro se o uso é limitado a 1 por volta ou se a alguns por corrida, mas é algo por ai.

Carros da Stock Car

– Pit-stop: O abastecimento continua o mesmo, mas agora a categoria usa rodas de “cubo unico”, isto é, rodas com apenas um parafuso de fixaçao ao eixo, o que facilitou muito a troca de pneus. A troca ainda nao é obrigatoria, mas se tornou muito usual e preferida pelas equipes em geral.

– Pneus: Com a possibilidade da troca de pneus em tempo habil, a fornecedora de pneus Goodyear trabalhou com um composto muito mais mole e menos duradouro, que acabou diminuindo os tempos de volta em 1 segundo, em media, o que aumenta a qualidade do espetaculo. Entretanto, os problemas de pneus estourando durante a prova foram comuns durante a corrida, deixando a fabricante em alerta. Nao se pode criticar, pois com os testes bem diminuidos, fica dificil ter parametros de durabilidade. Acredito que eles venham a usar um tipo de composto mais duro, e mas duravel para as proximas provas.

Situaçao dos Pilotos

Cacá Bueno, atual tricampeão da Stock Car Brasil

Falemos agora dos favoritos ao campeonato. Logico que o tricampeao Cacá Bueno está nessa lista, mas ele tem muita gente boa junto, que merece respeito. Começo com o campeao de 2008, Ricardo Mauricio. Ele que ja foi campeao da F-3000 (ultimo passo antes da F-1 e nunca teve uma chance na categoria maxima, tem tudo para garantir o bi. Marcos Gomes, filho mais novo do Paulao Gomes, ja mostrou habilidade, embora ainda precise de mais maturidade, mas nao o esqueçam. Temos tambem Max Wilson, vencedor do GP de Interlagos, que tem experiencia em categorias domo a F-1, a F-Mundial e a Australian V8 Supercars (categoria como a nossa Stock, na qual correu por 4 anos). O sempre favorito Thiago Camilo esta na briga, embora que corra por fora, assim como Allam Khodair.

Como voces puderam ver, essa categoria vai ter muita disputa, e vejo as mudanças tecnicas como um temperinho muito bem vindo para manter quente a disputa. So espero que a Rede Globo caia em si e comece a transmitir as corridas na integra, porque dói ver o começo e depois nao ver mais nada…

Blogueiro em LUTO

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About Carioca

Engenheiro Mecanico, adoro carros e esportes (a soma tambem conta).

5 responses to “Stock Car – Ano 2010”

  1. Bruno 6-3-3 says :

    Nossa, sou apaixonado pelo Design desses carros da Stock car! A Caixa como sempre no meio dos patrocinadores esportivos / culturais pra pagar menos impostos haha

    E esse Cacá Bueno é bom mesmo ou é carro / equipe?

  2. Carioca says :

    Cara, eu gosto de dar a resposta da seguinte forma: Tem muito piloto por ai que ja teve o melhor carro e nao ganhou, certo? Ele teve e venceu. E isso pq foi vice 3x antes do 1o. titulo! E para somar, ele foi campeao por 2 equipes grandes diferentes!!!

    Muita gente tem o preconceito com ele, por ser filho do Galvao. Mas para isso, respondo com uma maxima do Bruno Senna: “Nome apenas abre as portas para as oportunidades. Se nao tiver habilidade, nao vai para frente”. Acho que isso responde!!!

  3. Teddy says :

    Se fosse só de talento teríamos muitos campeões num ano só, aliás nunca tivemos uma Stock com tantos pilotos que passaram pela F1, mas também uma maquina não ganha sem o talento do piloto, o que vale para o automobilismo é a união dos dois: um bom equipamento com um bom piloto. Vamos ver qual o melhor conjunto esse ano… aliás, Carioca, vou ver se consigo uns pass para fazermos in loco a cobertura. Próxima etapa Curitiba.

  4. Carioca says :

    Po, se vc conseguir issu é um marco pro blog cara!! 1a. cpobertura in loco do evento!! Isso sem mencionar o fato de ir la *.*

  5. Claudio says :

    Os carros e motores não são sorteados antes das provas? Se sim, o que conta é o “braço”.

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