A Agua dá Vida. Ate Mesmo a Uma Corrida!


GP da Australia excelente, emocionante, acachapante! Compensou de longe a monotonia do Bahrein. Mas… significa que todos (ou quase) os GPs serao assim? Ja adianto para tirarem o cavalinho da chuva. Por falar em chuva, ela foi a responsavel pelo GP ter sido um sucesso. Ou voces, carissimos leitores, acham que a corrida seria disputada se nao tivesse chvido? Ou que alguns fariam taticas diferentes de pneu caso estivesse seco? Enquanto o tao falado Difusor Duplo existir, esqueçam as ultrapassagens. Os motivos ja foram explicados no post sobre a corrida passada. Com isso adiantado, falarei sobre os destaques da prova.

Pilotos Brasileiros

Lucas di Grassi passou o tempo todo limitado ao seu carro, como era de se esperar, nao fazendo nada de mais. Agora, Bruno Senna ja mostrou uma estrelinha. Se aproveitando das batidas alheias e de seu talento na chuva (seu sobrenome explica tudo), Bruno chegou ao 14o. lugar, as foi obrigado a abandonar por problemas hidraulicos. Rubinho chegou como largou. Fez a tatica de 2 pits e fez o que o carro possibilitava a fazer. Ganhou mais alguns pontinhos, mostrando que estará sempre fazendo suas migalhinhas, mas que “logo encherao a galinha”. Sobre Felipe, falo mais adiante.

Destaques da Prova

Ao meu ver foram tres: Fernando Alonso, Felipe Massa e Robert Kubica. Menciono a eles por terem feito mais de 40 voltas com o mesmo pneu macio. O vencedor Jenson Button tambem o fez, mas este liderou boa parte da prova e sua tranquilidade na frente pode faze-lo poupar bem seus pneus.

Fernando Alonso sempre teve um carro rapido, mas foi acertado por Hamilton logo na 1a. curva, fazendo começar la do fim do grid (nisso o acidente de Kobayashi – DE NOVO O BICO – que causou um Safety Car ajudou muito) e recuperar

Robert Kubica fazendo milagres

as posiçoes. A chuva e a boa tatica de 1 pit ajudaram a chegar logo na frente. Sempre teve um carro mais rapido que o Massa, mas nao conseguiu passa-lo, mostrando respeito pelo companheiro quando eles disputavam as posiçoes. No final, se defendeu bem do rapido Hamilton, mas teve a sorte a seu favor, quando Webber acertou a traseira do Hamilton, na disputa de posiçao entre os dois.

Robert Kubica largou em 9o. e na 1a. curva ja estava em 4o.. Se aproveitou bem de uma boa tatica e levou seu Renault a uma impensada 2a. posiçao, mesmo sofrendo com um carro mais lento que as Ferraris e com a pressao de Felipe Massa. 6a. feira, eu avisei dele e de sua estrela. É muito piloto para pouco carro, mas se a Renault oferecer equipamento para alguns brilharecos esparsos, veremos mais vezes ele na zona de pontos, ou ate mesmo no podio. Espero que use esse ano para um salto maior, pois habilidade é o que nao falta.

Considerando os 6 carros das 3 equipes mais fortes, Felipe Massa tinha o carro mas lento de todos, inclusive que o

Felipe Massa, com Alonso no fundo.

companheiro Alonso. Sendo assim, Felipe partiu para uma corrida agressiva, porem controlada. Largou bem, estando em 2o. na 1a. curva, mas foi perdendo as posiçoes, a medida que a pista secava. A equipe fez um pit ruim, jogando- o mais para tras. Com a tatica de 1 pit apenas, voltou para a frente e ai começou a brilhar seu talento. Ciente de que seu carro era mais lento que os outros, fez uma corrida impecavel, dirigindo como se tivesse em ritmo de classificaçao por mais de 40 voltas seguidas. Conseguiu extrair o limite do que seu carro podia fazer; se tentasse ganhar mais um decimo por volta, ele batia, estrando no extremo o tempo todo. O 3o. posto é o melhor que ele poderia fazer em todas as hipoteses. Na minha modesta opiniao, Felipe fez simplesmente a melhor corrida da sua carreira, pois ele teve de andar em ritmo de classificaçao por muitas voltas seguidas, e ainda assim ele nao cometeu um erro sequer conseguindo economizar pneus inclusive. Se ele for sempre assim, é fato que será candidato ao titulo.

Rapidinhas

– Karun Chandhok conseguiu completar a prova com sua Hispania. 3 voltas atras. Apesar da marca feia, é um grande avanço para eles.

– Sebastian Vettel merece o premio “Banho de Sal Grosso”. Liderava as duas provas da temporada e teve problema nas duas. Hoje, por causa do freio.

– Na entrega do trofeu ao vencedor, o Premier da Provincia de Victoria, onde se situa Melbourne, foi sonoramente vaiado. Estaria feia a coisa por la?

Fotos: http://www.f1racing.net

Anúncios

Tags:, , , ,

About Carioca

Engenheiro Mecanico, adoro carros e esportes (a soma tambem conta).

7 responses to “A Agua dá Vida. Ate Mesmo a Uma Corrida!”

  1. Bruno 6-3-3 says :

    Pow ke loko! queria ter visto =/

  2. Teddy says :

    infelizmente eu não ví a corrida pq pensei q ia ser a monotonia da primeira, mas me arrependi, quer dizer, nem tanto… a noite foi ótima hauhauhau e estava acompanhando pelo Twitter huahuahua

  3. Felipe Palmeiras says :

    Corrida que serviu pra tirar o sono, ao contrario da do Bahrein e apesar de ainda ter que aguentar o Galvão Bueno.
    Agora, será que não seria uma boa ideia passar uns 20 caminhoes pipa antes de cada corrida pra deixar elas mais emocionantes nos Tilkodromos da vida? (Leia-se Valência, Malasia, Abu Dhabi, Shangai)

  4. Carioca says :

    Valencia e Shanghai eu discordo, pois tem bons pontos de ultrapassagens. Nego geral ta denegrindo o Tilke, mas ele fez pistas muito fodas, como estas duas e a Turquia. E nao é por culpa dos circuitos dele e sim da construçao dos carros e seus difusores duplos. Espero que as pessoas critiquem certo. Porque nao adianta querer mudar, se nao mudar certo.

    • Felipe Palmeiras says :

      O problema geral das pistas do Tilke é que elas são chatas (não só no design delas) mas é que a maioria delas (Tirando Istambul) não tem nenhuma subida ou descida. Se a gente for ver, as melhores pistas do campeonato são a de Spa-Francochamps, Monza e Interlagos.

  5. André "Green" says :

    faltou falar do X do di Grassi no schumacher

    ja falei q o schumacher eh apenas um motorista? q so corre escoltado e com carro bom,de resto eh passeio

    (valencia eh horrivel,abu dhabi nao presta nem pra autorama)

  6. Carioca says :

    Spa e Monza sao pistas antigas, que costumam serem melhores para traçado. Interlagos ja foi muito melhor, hoje acho ate meio chatinha… Nao é por ter ou nao subida e descida que a torna legal ou nao. Australia tem um circuito excelente, sem ter variaçao alguma de altura!!!

    Pelamordedeus, repito: nao confundam o marasmo da Formula 1 atual com os (bons) traçados de Mr. Tilke. Quando ele nao teve de se importar com o que Max Mosley dizia, fez otimos circuitos. Abu Dhabi nao é nada alem de uma vontade de Mosley em deixar as corridas chatas, em prol da segurança. Ele mesmo nao tem nhada a ver! Pensem nisso antes de fazer futuras criticas. Senao, vao agir exatamente como o Galvao: criticam a vontade e mantem o erro, mesmo que provado que o culpado é outro…

    E sim Green, ele virou apenas mais um. E confesso que to adorando *.*

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: