Formula 1 – A Cura Para a Insonia


A Europa estava em polvorosa, na expectativa de como seria o começo dessa temporada da Formula 1, que muito prometia com as mudanças de regulamento para esse ano. E tudo que vimos foi a mesma chatisse e procissao de sempre. Vou comentar a respeito mais tarde nesse post e vamos para as analises.

Fernando Alonso, vencedor do GP do Bahrein

Como falei no post do tema passado, deu exatamente o que eu esperava, exceto pelo fato de a Red Bull estar no mesmo nivel da Ferrari, o que na verdade mudou pouco. Vimos uma corrida na mao de Felipe, Alonso e Vettel, que fizeram todo o restante comer poeira. Mas… tudo foi decidido logo na largada, como sempre. Seria realmente assim, se o motor Renault de Vettel nao tivesse deixado-o na mao, de novo. Somente assim para haver uma troca de lideres na prova. Era por isso que os Europeus tanto esperavam e clamavam?

Sobre as disputas, vimos Massa e Alonso em igual nivel, apesar da vitoria do espanhol. Vettel dando banho no Webber e Hamilton dando banho no Button. Alguem aqui esperava algo diferente? Apesar de nao gostar de conclusoes precipitadas, para mim Schumacher ja nao é mais o mesmo, MESMO! Ele pode ate alcançar o Rosberg, mas nao ira passa-lo. Sera essa a rendençao de Rosberg, que foi duramente criticado pela imprensa especializada, mas sempre defendido pelo blogueiro aqui?

Direto do twitter @rubarrichello: Luciano Burti, Rubens Barrichello e Felipe Massa no mesmo voo

Das outras, vimos a Force India e Williams disputando o 5o. lugar entre as equipes, sendo o 1o. round vencido pela FI. E meritos para a Lotus, que levou os dois carros ao final em sua 1a. corrida. Senna e di Grassi sofreram com os problemas de seus novos carros, nao podendo sequer tecer comentarios. Pior ainda para Chandhok, companheiro de Senna, que deu 5 voltas o FDS inteiro…

Lembro que estas foram as impressoes apenas da 1a. corrida da temporada. Existe uma tendencia de mudanças de hegemonia da 1a. para a 4a. ou 5a. prova (que so nao vimos ano passado), portanto fiquemos espertos e nao tomemos o que foi visto hoje como padrao do ano todo.

O fato da F-1 se tornar a cura da insonia nao foi algo que veio do nada, mas mudanças e pesquisas de anos a fio, sem controle pela FIA. As mudanças ocorridas ano passado foram com o intuito de diminuir o grip (aderencia) aerodinamico e aumentar o mecanico. Assim, os carros poderiam andar colados uns nos outros, possibilitando mais ultrapassagens. Mas, do que adianta modificar os carros dessa forma, se chega alguem e cria um difusor (permitido pelo regulamento) que devolve o ar turbulento, impossibilitando que alguem consiga fazer curvas atras desse carro? Esse é o fato que ja ocorre ha alguns anos na categoria, foram feitas mudanças para impedir esse efeito e… ELE CONTINUA ACONTECENDO! Sim, esse é o motivo para ocorrerem verdadeiras procissoes durante as provas, impossibilitando aproximaçoes alheias e com isso a corrida terminando como começou!

Minha (ultima) esperança está nessa mudança de direçao da FIA, que venha a corrigir tudo que a antiga administraçao errou. Temos de dar um tempo ate que a nova direçao construa seu caminho. Mas serei sincero com voces: acompanho a F-1 ha mais de 20 anos e estou começando a nao ter mais vontade de acordar cedo de domingo para assistir as corridas. Pelo bem do esporte e da admiraçao que ele provoca, espero que essas mudanças sejam efetivas. E que venham logo!

Anúncios

Tags:, , ,

About Carioca

Engenheiro Mecanico, adoro carros e esportes (a soma tambem conta).

3 responses to “Formula 1 – A Cura Para a Insonia”

  1. Bruno 6-3-3 says :

    Nada mais burocrático hoje em dia que uma corrida de Fórmula 1. Carros valendo muito mais que pilotos e uma fila indiana até o final.
    Todos esperam uma quebra ou um erro nas paradas para a mudança de posição. Emoção ficou pro passado e a briga agora é pra qual escuderia tem o melhor carro. Daqui a uns anos vamos colocar um macaco pra dirigir um carro de ponta e ele ganhará com facilidade.

    Sem contar que parece o Inss de tão burocrático que é pra acontecer alguma coisa ousada. Não sabia de muita coisa desse seu post aí, agora já entendi alguns motivos pra ter ficado tão chatinho.
    Comparado com a Indy, em emoção perde feio.

  2. Felipe Palmeiras says :

    Se eu quero ver uma fila indiana de carros eu vou na marginal cazzo.

    Se bem que esse circuito do Bahrein é uma tremenda enganação então quero esperar até a primeira pista de verdade que é a da Australia.

  3. Carioca says :

    Olha Mu, tambem espero algo melhor na Australia. Mas dado que é um problema construtivo dos carros, podemos ate ter mais emoçao, mas o principal problema nao vai ser resolvido. Vai ser como tapar Sol com a peneira >.<

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: