Formula 1 – Ano 2010


Galerinha do mal, como prometi anteontem, vou fazer minhas consideraçoes sobre a temporada da Formula 1, que se inicia nesse final de semana. Temporada que é esperada com muita ansiedade (nao tanto por mim, mas eu costumo errar nessas coisas) pelos motivos que vou contar abaixo.

Mudanças do Regulamento

Pit Stop da Red Bull, que nao tera mais reabastecimento.

A partir desta temporada, os reabastecimentos foram proibidos, obrigando os carros a largarem com o carro com combustivel para toda a prova. Sendo assim, as paradas no box serao apenas trocas de pneus. Trocas que em teoria deveriam durar 5 segundos, mas parece que o pessoal da Red Bull esta conseguindo fazer em menos de 3 segs. Apesar de termos agora uma variavel a menos na prova, os carros irao começar 180 kg mais pesados e 5 segundos por volta mais lentos. Ai vai entrar a capacidade de poupar equipamento, pois aqueles que so sabem correr dando 100% sentirao problemas de freios e desgaste prematuro dos pneus com muito mais frequencia, abrindo chance para aqueles que sabem manter seu equipamento equilibrado. Dos que estao no grid, apenas Schumacher e Barrichello correram sob essas condiçoes, que foi modificada para a temporada de 1994.

Outra mudança é o estreitamento do pneu dianteiro, voltando ao que era Formula 1 ate o começo dos anos 90. Essa mudança deixara os carros mais “nervosos” na dianteira, algo que se tornou um problema para os engenheiros, que tiveram de compensar esse problema pela aerodinamica e no projeto da suspensao.

Teremos tambem a estreia do GP da Coreia do Sul, em circuito que ainda nao esta pronto, mas suas obras estao em estagio avançado. Corrida que acontecera no dia 24/10.

Um dado curioso é que, depois de muitos anos, teremos apenas 4 motores na categoria. Sao eles: Ferrari (Ferrari, Toro Rosso e Sauber), Mercedes (Mercedes, McLaren e Force India), Renault (Renault e Red Bull) e a volta da Cosworth (Williams, Lotus, Virgin e HRT). A saida de varias montadoras causaram essa mudança (BMW, Toyota e Honda).

Situaçao das Equipes

Ferrari F10, com Felipe Massa

No pelotao dos mais rapidos, vejo Ferrari, McLaren, Red Bull e Mercedes. Muito se fala da Red Bull como a mais rapida, mas eu vejo a Ferrari com mais chances do que todas. Os carros de Maranello se mostraram mais consistentes em long runs e todas as tentativas diferentes de acerto eram muito bem aceitas pelo F10, mostrando que o carro é bem nascido. McLaren e Red Bull se mostraram mais rapidas para uma ou duas voltas, mas tendem a perder desempenho com mais rapidez. A McLaren tinha problemas serios de desgaste no 1o. treino, mas parece que esse problema foi bem diminuido, vendo Lewis Hamilton fazendo stints de 22 voltas e mantendo o desempenho. A Mercedes eu coloquei nessa lista, mas ela esta um degrau atras das outras. Schumacher e Rosberg tiveram varios problemas iniciais com o carro, fazendo tempos rapidos nao tao convincentes. Porem, a evoluçao desses carros era visivel a cada treino, me fazendo crer que eles podem ser fortes daqui a algumas provas.

Williams FW32, com Barrichello

O pelotao do meio temos Williams, Force India, Toro Rosso, Sauber e Renault. Dar um favorito ai no meio é meio que um tiro no escuro. A Williams conta com a experiencia de Barrichello, um bom corpo tecnico e a experiencia de Sir Frank Williams, mas carece de melhorar a parte aerodinamica, sendo sempre fraca em pistas de alta velocidade. Todos no time estao bem otimistas, mas so saberemos a verdade nas proximas semanas. A Force India vem de uma boa temporada passada, onde seu carro era rapido em pistas de alta, mas ruim nas restantes. Manteve seu corpo tecnico e deve incomodar as grandes de vez em quando. A Toro Rosso vem para a sua 1a. temporada totalmente independente da Red Bull e ai morre um misterio: Sera que eles terao um bom desempenho? Lideraram um dia de testes, mas nao quer dizer muita coisa. A Sauber foi a surpresa da pre-temporada: liderou 2 dias de testes, parece ter um carro constantemente rapido. Mas a declaraçao mais marcante foi da Bridgestone, mencionando que os carros da Sauber seriam os que mais e melho conservam pneus. Se isso for para valer, teremos um carro que vai crescer do meio pra frente da corrida. Ja a Renault é uma equipe que ta mudando de dono, apenas estampa seu nome e fornece motores, mas seu corpo administrativo esta todo mudado. Nao espero quase nada dela esse ano.

No pelotao de tras, coloquei as 3 equipes novas: Lotus, Virgin e HRT (ex-Campos). Elas mostraram tempos muito lentos se comparadas as equipes veteranas (falo de 3 a 4 segundos dos lideres); e para somar a HRT sequer treinou, fazendo seu shakedown apenas nos treinos de amanha no Bahrein. Essas, so vendo para crer.

Situaçao dos Pilotos

Fernando Alonso

Outro motivo de entusiasmo dos fãs para esse ano sao as disputas internas, entre os pilotos. Começando pela Ferrari, que nao tem uma dupla latina desde o começo dos 80. Fernando Alonso tera pela frente o sempre rapido e ja “da casa” Felipe Massa. Ao meu ver, agora sim teremos a verdadeira “prova de fogo” de Fernando, pois ele correra numa equipe onde seu companheiro é forte e teremos total igualdade de equipamentos, diferente do que viamos na Renault e McLaren.

Falando na McLaren, teremos uma dupla de ingleses no time, concentrando os dois ultimos campeoes mundiais Jenson Button e Lewis Hamilton. Pessoalmente acho o “neguinho” muito mais piloto e reviamos uma verdadeira sova no atual campeao mundial. Mas ninguem pode dizer que havera favorecimento devido a origens la dentro, so se houver por vontades maiores…

Michael Schumacher

Na Mercedes, temos um time 100% alemao, com Schumacher e Rosberg no time e Nick Heidfeld como piloto de testes. Pessoalmente, ja deixaram claro um eventual favorecimento a Schumacher la dentro, fazendo Nico testar depois e algumas declaraçoes veladas. Caso Nico Rosberg faça uma temporada excelente, muitos irao olhar e dizer “isso é porque o Schumi ta velho” e poderao depreciar sua conquista. Seja como for, eu nao espero muito de Schumacher nao. Ele ja esta com 41 anos, esta fora da categoria ha 4 e o passado mostra que pilotos que pararam e voltaram, nunca voltaram com a mesma forma e velocidade, sendo o mais recente exemplo o outrora rapidissimo Jacques Villeneuve. Se Schumacher ainda fosse mais jovem, ate apostava nele, mas hoje acho que será apenas um piloto de resultados medianos, com eventuais

Kamui Kobayashi

vitorias. Mas nao o subestimem no desenvolvimento do carro.

Dos outros, gostaria de mencionar sobre Kamui Kobayashi e Robert Kubica. O japones foi sensaçao no final da temporada passada (quem diria, um japones…), fazendo boas provas e belas ultrapassagens. Todos tem grandes esperanças nele, e se o carro ajudar pode ser que tenhamos novos shows, por que nao? O polones Kubica mostrou a que veio, sendo efetivado pela BMW e ganhando a unica corrida da equipe na categoria. Ele tera problemas com seu carro, mas ele pode fazer alguns milagres, quem sabe.

Pilotos Brasileiros

Felipe Massa tera o maior desafio da carreira: vencer um ja bi-campeao mundial. O equilibrio

Bruno Senna

emocional, Schumacher ja ensinou. Rapidez no volante, ele ja tem naturalmente. Seja o que o destino quiser. Rubens Barrichello pegou uma tradicional equipe em mudança, mas que sempre quis contar com seus serviços. Agora la dentro, tera voz reconhecida, respeitada e um piloto muito jovem e rapido como companheiro de equipe (outro alemao. Carma?). Lucas di Grassi foi contratado pela Virgin, cujo corpo tecnico da Manor ja trabalhou com ele na F-3 inglesa, vencendo o badalado GP de Macau. Foi cria da Renault, sendo cuidado e treinado por eles como uma boa aposta. Foi para a Virgin por considerar que agora teria uma chance, mas tera um ano dificil, com um carro que nao anda. Bruno Senna chegou com a ajuda do nome do tio. Nao venceu em nenhuma categoria depois do kart, mas possui 2 vices, um deles na GP2. Tem habilidade e cabeça, mas tera muito mais problemas que di Grassi, nao tendo ideia se continuara correndo durante a temporada. Por causa da equipe.

GP do Bahrein: Qualificaçao: Sabado, as 8 hs. Corrida: Domingo, as 9 hs. Transmissao pela Rede Globo

Imagens: http://f1.gpupdate.net/

Anúncios

Tags:, , ,

About Carioca

Engenheiro Mecanico, adoro carros e esportes (a soma tambem conta).

One response to “Formula 1 – Ano 2010”

  1. Bruno 6-3-3 says :

    Vo torcer pro Bruno Senna terminar a prova! Sendo sobrinho do mestre, eu vou ter muita simpatia por ele.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: