Formula Indy – Ano 2010


Carissimos, no proximo final de semana começam as duas categorias de formula mais importantes do mundo. No Bahrein, começa a temporada da Formula 1 e no Anhembi, em Sao Paulo, a temporada da Formula Indy (que aqui chamarei de Indycar, seu nome original). Por hora, vou fazer minhas consideraçoes sobre a temporada da Indycar, deixando a Formula 1 para a proxima 5a. feira.

Os 3 carros da Penske para esta temporada, com sua nova pintura.

Dentro os favoritos, nao vejo muitas mudanças: a Penske (agora com 3 pilotos: Castroneves, Briscoe e Power; e nova pintura) e a Chip Ganassi continuarao ocupando as primeiras posiçoes, mas acredito que elas nao estarao sozinhas nas disputas pelas vitorias, diferente do ano passado. Sendo assim, vou falar de equipes que, na minha opiniao podem vir a surpreender ou continuar surpreendendo nessa temporada.

– Luczo-Dragon/De Ferran Motorsports

Equipe cujo um dos donos é filho de Roger Penske fez sua 1a. temporada completa ano passado, conseguindo resultados medianos, junto com um piloto estreante, o brasileiro Raphael Matos. Apesar de nao obter resultados expressivos, o conjunto de inexperiencia acabou funcionando melhor do que o esperado, mostrando que essa equipe tem futuro. Recentemente, o ex-piloto Gil de Ferran adquiriu a maior parte da equipe, tornando-se General Manager. Logo apos um projeto bem sucedido de equipe na American Le Mans Series, ele tenta a sorte na Indy, que sempre foi sua maior meta. Se eu acreditava em sucesso antes, com as maos de Gil de Ferran, acredito em sucesso quase meteorico agora. Apostaria meus poucos trocados nessa equipe num futuro proximo.

– KV Racing

Falo dessa equipe devido ao crescimento que ela demonstrou nos ultimos 2 anos. Para quem era apenas mediana na antiga Champ Car (F-Mundial) e para quem nao tinha experiencias em ovais, conseguiu um podium ano passado, mostrou crescimento e resultados consistentes. Infelizmente, ela sofre do mal da falta de patrocinio, tende de vender seu cockpit a pilotos pagantes, que nem sempre sao bons. Ano passado, Mario Moraes competiu pela equipe, mostrando sempre bons resultados. Teve de ceder a vaga, pois nao tinha como banca-la. Teremos no time o japones Takuma Sato, famoso pelas suas apariçoes na Formula 1.

– Dale Coyne

Equipe pertencente ao espanhol de mesmo nome, ate poucos anos atras sempre beirava a ultima fila, vendendo sua vaga a pilotos inexpressivos. De 2 anos pra ca, adquiriu estabilidade financeira, que trouxe melhor qualidade tecnica ao time. Resultados: as duas primeiras vitorias da equipe de mais de 20 anos de existencia, todas com Justin Wilson. Este ano tera a pagante Milka Duno em um de seus carros e disso ja nao espero resultado algum. Deve trazer um bom piloto para levar a casa a bons resultados, ou periga voltar ao que era antes. Mas acredito que Mr. Coyne vai saber levar seu time a manter a mare de bons resultados.

– Andretti Racing

Tony Kanaan

Essa merece um paragrafo em especial. Anteriormente conhecida por Andretti-Green, teve a façanha de ganhar 3 titulo consecutivos com 3 pilotos diferentes (Tony Kanaan foi o 1o.). Desde entao, perdeu rendimento, terminando a temporada passada sem ter sequer uma vitoria, coisa que nunca tinha acontecido antes. Para tanto, mudanças aconteceram: Kim Green foi cuidar da parte administrativa do negocio, deixando para Michael Andretti o comando solo do time. Acredito que essas mudanças, por si so, ja vao trazer nova motivaçao pro time e assim voltar a conquistar vitorias. O time tera os pilotos Tony Kanaan (foto), Danica Patrick, Marco Andretti (filho do dono) e Ryan Hunter-Reay. Uma boa noticia para os brasileiros, é que Tony, piloto mais velho e vitorioso do time, tera como chefe de sua equipe o proprio chefe, que obteve bons resultados ao trabalhar com Danica ano passado. Vejo sim o time com possibilidades de fazer frente as Penskes e Chip Ganassis esse ano.

– Brasileiros

Como ja nao é novidade, os brasileiros estao fortes para a temporada. Helio Castroneves tenta desencantar e conseguir seu 1o. titulo na Indy, tendo vencido as 500 Milhas de Indianapolis 3 vezes. Temos Tony Kanaan na situaçao ja mencionada. Vitor Meira teve todo o apoio e compreensao da equipe Foyt Racing apos seu grave acidente em Indianapolis, voltando inteiro e pronto para a luta nessa temporada. Mesmo sem ter vencido uma corrida na categoria, é um dos pilotos mais respeitados, devido sua garra e boa tecnica. Raphael Matos foi o melhor estreante do ano, como ja era esperado, conseguindo alguns bons resultados. Com sua equipe reforçada, é outro que podemos esperar bons resultados.

– Mulheres da Indy

Bia Figueiredo

Nem em meus mais viajados sonhos imaginava ver tantas mulheres correndo juntas em 2010. No GP do Brasil, teremos 4: Danica Patrick, Milka Duno, Simona di Silvestro e Bia Figueiredo. E so nao teremos a Sarah Fisher, pois ela desistiu de participar, provavelmente sem grana para levar seu time (que ainda engatinha) ao Brasil. Bia Figueiredo tem apenas contrato para esta prova e para as 500 Milhas, mas acredito que ela consiga entrar num futuro proximo. Acho que Bia é a mais habilidosa de todas as mulheres do evento. Mas meritos a parte, veremos algo inusitado na historia do automobilismo, pois é garantido que 4 pilotos femininas estarao no grid durante a temporada, fato curioso e inedito no automobilismo.

– Consideraçoes

So nao falo que aguardo ansiosamente a temporada, pois seu corpo tecnico é fraco. Usa um chassis antigo, criado essencialmente para ovais e que hoje corre com adaptaçoes para mistos, nao sendo um chassis hibrido, como costumavamos ver na CART e na antiga Indycar (ate 1995). Alem do chassis, o motor Honda 3.5 V8 é o unico motor da categoria. E justamente para acabar com essa “igualdade irritante”, eles providenciaram o chamado “push to pass” onde vc pode usar uma especie de boost, tendo um aumento de cavalos do motor, que possa auxiliar em ultrapassagens. Apesar desse problema é uma categoria cometitiva, onde todos tem chances de bons resultados. E o estilo americano de automobilismo sempre me atraiu, sendo ele mais gentil e respeitoso ao publico. Nao poderei ir ao Anhembi domingo, mas quem puder, vai ter uma experiencia unica. Nao da para comparar com a Formula 1, pois sao coisas diferentes, mas sera tao agradavel quanto.

Ladies and gentleman… START YOUR ENGINES!!!

Anúncios

Tags:, , , ,

About Carioca

Engenheiro Mecanico, adoro carros e esportes (a soma tambem conta).

3 responses to “Formula Indy – Ano 2010”

  1. Bruno 6-3-3 says :

    Bela matéria sobre a Indy! Curti muito!
    E temos 3]4 pilotos mulheres! Nossa, mas que interessante! Não é só marmanjo por lá não!

    Vai ser um belo espetáculo pra São Paulo

  2. Pedro Ivo says :

    Belo panorama da categoria. Belo post.
    Carioca, a Band transmite todos os GP da Indycar ou só passa às vezes?

  3. Carioca says :

    Obrigado pelos elogios, amigos!

    Entao cara, ate onde sei, a Band aberta nao vai transmitir todas as provas, pois boa parte delas vai acontecer junto com o futebol de domingo (que da mais Ibope…). Os que nao acontecerem nesse horario (incluindo as corridas de sabado), ela transmite normalmente (exceto pelas 500 milhas, que devera terminar apos as 4 da tarde). Ja o canal a cabo Bandsports transmite todas as corridas da temporada na integra.

    Foi assim ano passado e deve permanecer dessa forma.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: