Campeonato Brasileiro 2010 – CBF e seus vacilos


Galera, eu nao ia postar nada hoje pois minha cabeça ta no show do A-ha agora a noite. Mas li no blog do Juca Kfouri algo que me senti na obrigaçao de comentar aqui.

Feita uma rapida analise da recem-liberada tabela do Campeonato Brasileiro 2010, coisas faladas me chamaram a atençao:

1 – A reestréia do Vasco da Gama, depois de voltar da Serie B será… no Mineirao!

2 – O Corinthians, no dia da comemoraçao do seu centenario, tera sim um jogo marcado. Mas ele será… em Sao Januario.

3 – A CBF nao aprende com seus erros, nem mesmo para tentar jogar a sujeira para debaixo do tapete. Nao irá inchar com classicos as rodadas finais, afim de evitar as entregas de jogos como vimos no final do ano passado.

Confesso que nao gosto desse sistema de pontos corridos, que, alem de insosso e sem graça, desde 2005 vem causando polemica e problemas das mais variadas formas. O que mais me impressiona, é ver a CBF defendendo ainda assim e nao fazendo nada para evitar problemas desse porte. E nem da para defender a organizaçao do campeonatos pelos times, pois todas as formulas inventadas a respeito simplesmente fracassaram homericamente.

Sei que serei execrado por dizer isso aqui, mas… QUE VOLTEM OS MATA-MATA!!!

Fonte: Blog do Juca Kfouri – http://blogdojuca.uol.com.br/

Anúncios

Tags:, , , , , ,

About Carioca

Engenheiro Mecanico, adoro carros e esportes (a soma tambem conta).

12 responses to “Campeonato Brasileiro 2010 – CBF e seus vacilos”

  1. Bruno 6-3-3 says :

    Nunca! Pontos corridos até a morte. Até com a entrega de jogos no final é muito mais justo que mata mata! Aliás, se o Santos perder o Paulista no mata mata, vai ser a coisa mais tosca que já inventaram!

    Já basta copinha do Brasil tosca em mata mata, em que Paulista de Jundiaí é campeão e Asa de Arapiraca vai mais longe que o Palmeiras. Numa competição de pontos corridos, só os melhores ganham. Não vai ter Paulista campeão em pontos corridos e muito menso o Asa na frente do Palmeiras na classificação final.

    Libertadores já não é muito justa, mas não tem calendário pra pontos corridos.
    Se tivesse calendário, todos os campeonatos seriam, muito mais justo.

    No Brasil é soh deixar os clássicos pro final que acaba essa de deixa deixa. Porque no campeonato Paulista que ninguém quer jogar, os clássicos são cheios de emoção e ninguém entrega. Simples.

    Mas retroagir pro mata mata e voltar a era das cavernas onde a injustiça e times podres e mal organizados superam, é totalmente sem fundamento.
    Eu quero justiça e bom futebol, emoção tem de monte em pontos corridos também.
    Eu me emocionei com meu time ateh o final. Teve muita gente ke emocionou com Palmeiras, Cruzeiro, Flamengo, e os times que escaparam da degola também.

    Muitas finais em um camp só. Público superior as edições com mata mata nos estádios em determinados jogos.

    etc.
    Bom, soh procurar as enquetes pela internet, sempre vão preferir pontos corridos. Só torcedor de time pequeno costuma querer mata mata porque tem mais chance de ganhar na sorte e um dia “ruim” ou no “erro de um juiz” pra decidir o futuro.

  2. Carioca says :

    Ate ai cara, foram feitas varias enquetes quando era em sistema de mata-mata e todo mundo preferia assim. Nego é acomodado e topa o que tiver. Sendo assim, enquetes nao contam.

    E outro detalhe: o desinteresse é tamanho que nas primeiras rodadas do campeonato nem os proprios times estao interessados, preocupados em outros campeonatos… que usam o mata-mata!! Em materia de retroagir, nos ja estamos retrogrados, ao adotar um sistema que so a Europa gosta, e que mesmo assim so rende porque la o futebol é organizado. Aqui antes rendia demais, mas porque o sistema era interessante. Hoje, eu nao vejo mais, deixo pra ver apenas em novembro, que é quando “interessa”.

  3. Marcelo Pimentel says :

    Eu concordo com ambos!
    Quer emoção, faz um mata-mata!
    Quer justiça, faz um pontos corridos!

    Mas convenhamos que os pontos corridos nos 2 ultimos anos, foram bem emocionantes sim.

    Eu sou a favor de revezamento, um ano, pontos corridos, outro ano mata-mata. Mas mata-mata entre grupos, como se fosse copa do mundo. Todo mundo contra todo mundo fica tenso.

  4. Bruno 6-3-3 says :

    Nossa, mata mata tipo copa do Brasil é pedir pra dar zebra!
    Bom, nunca vi uma enquete na vida que ganhasse mata-mata! Sempre pontos corridos pela justiça e a máxima do “melhor” ganha. Pode ver os ultimos campeões Brasileiros, só eram times bons, que estavam jogando melhor que os outros.

    Agora ve a Copa do Brasil! tenso! Só timeco ganhando, tirando o Corínthians ano passado.

    Emoção já tem na libertadores no mata mata. Se quer emoção, tenha um time competente e classifique no Brasileiro entre os primeiros. Coisa que não é difícil fazer. Meu time vem fazendo há anos, então qualquer time grande pode.

  5. Bruno 6-3-3 says :

    E ninguem postou sobre o Corinthians ainda. Jogo de ontem tenso!

  6. Pedro Ivo says :

    As duas formas devem coexistir.
    Mata-mata não é injusto, só é menos justo que pontos corridos. Um time que se classifica bem numa fase inicial e derrota todos os adversários numa fase mata-mata merece ganhar o torneio, sim. E lembrando que não são adversários escolhidos ao acaso, são adversários que também se classificaram na fase inicial e a cada rodada também derrotaram outros, portanto os dois times merecem estar disputando aquela partida. Se o Paulista ganhou a Copa do Brasil foi pq derrotou todos os seus adversários em partidas duplas. Teve raça, força e qualidade em cada uma delas e sagrou-se campeão. A única coisa que faz o mata-mata ser menos justo é o fato de uma partida que um ótimo time não entra bem pode custar o torneio todo. Mas aí os jogadores têm que estar preparados para jogar todos os jogos no máximo. Se aquele dia o time não tá indo bem, tem que segurar o outro na raça e reverter no 2º jogo. O Corinthians no ano passado entrou péssimo contra o Atlético-PR lá no Paraná e tomou 3, mas a consciência do tipo de torneio fez com que houvesse empenho até o fim e o jogo terminou 3 a 2. Pra perceber a diferença que faz essa consciência, se fosse no Campeonato Brasileiro, certamente os corinthianos largariam e o jogo terminava no 3 a 0 mesmo. É por causa desse empenho total que discordo totalmente do argumento “pontos corridos é final todo jogo”. Não! Mata-mata é final todo jogo! Pontos corridos vc ganha 10 jogos de 1 a 0 e perde um de 5: tá ótimo. Experimenta tomar 5 em mata-mata em qualquer momento…
    Asa e CSA foram melhores que Palmeiras e Santos, respectivamente, nas partidas em que se enfrentaram, não pq são melhores no nome, mas pq deram o sangue e no resultado agregado venceram. E desde quando nome tem que influenciar? O time tem que jogar, se não vamos voltar pro velho “tapetão”, onde o que importa é ter os grandes no campeonato.
    Champions League, Copa do Mundo, Libertadores, Mundial Interclubes, os maiores torneios do mundo são disputados em mata-mata e não vejo injustiça neles. Seria MAIS justo com pontos corridos? Sim, mas não há tempo hábil. Mesmo assim, retomo, só por ser a forma mais justa, não quer dizer que as demais sejam injustas.

  7. Marcelo Pimentel says :

    Perguntas para discussão…

    Foi injusta a eliminação do Milan de Ronaldinho Gaucho e Alexandre Pato, ontem?
    Foi injusta a eliminação do Real Madrid de Kaká e Cristiano Ronaldo, ontem?

    eu particularmente não acho.
    Ambas equipes tão jogando um futebol mediocre esse ano, há excessão de alguns poucos jogos…

  8. Pedro Ivo says :

    Copa do Brasil é um caso a parte, afinal os 4 melhores times do Brasil estão fora dela para disputar a Libertadores, por isso a chance maior de um time mais fraco ganhar.
    Quanto a Libertadores, o Brasil tem os seguintes times grandes, na minha opinião: Corinthians, Santos, SP, Palmeiras, Flamengo, Botafogo, Fluminense, Vasco, Grêmio, Internacional e Cruzeiro. 11 times para 4 vagas. Não cabem todos na Libertadores. Ainda que todos passem a ter planejamento perfeito só vão 4. Ainda que sejam idênticos no resultado final e nenhum critério de desempate sirva, 4 irão por sorteio. Não tem essa de se quer mata-mata vai pra Libertadores. No mais, não são só os times grandes que merecem, qualquer time deve ter oportunidade, desde com resultados que o permitam a isso.

  9. Pedro Ivo says :

    Resposta ao Marcelo: não. Lyon e Manchester (este de forma indiscutível) mereceram suas vagas.

    O post sairia agora, mas entrei na discussão e agora tenho que ir à faculdade. XP
    Será que a Marília tá por aí pra fazer o post do jogo de ontem ainda hoje?

  10. Bruno 6-3-3 says :

    Quanto ao Milan e Real Madrid eu acho que foi justo sim, não tão apresentando futebol decente faz um bom tempo. E Liga dos campeões na maioria são times Campeões né? hahah
    São bons times, e não como nos campeonatos daqui que temos Asa e CSA, Paulista, Sport Recife (com todo respeito).

    Bom, temos 11 “grandes” no Brasil pra 4 vagas, mas de qualquer forma o meu time tá na libertadores por 7 anos consecutivos. Não é algo aleatório e sim de trabalho e jogando todos os jogos do campeonato com seriedade. Pelo menos ao meu time, nunca vi deixar ganhar só porque 1 jogo não vale nada.
    Eu acho injusto sim CSA ganhar do Santos e Asa ganhar do Palmeiras. São times piores e pegaram os adversários em dias / semenas ruins e não mereciam ganhar.
    2 jogos é muito pouco pra decidir quem é melhor.

    Um dos maiores espetáculos da terra, que é a NBA, o playoff se disputa em 7 jogos, pq eles sabem que 2 jogos é absurdamente injusto, isso em qualquer esporte.

    São Paulo já ganhou Brasileiro no mata mata, libertadores e mundial no mata-mata. E mesmo assim acho totalmente injusto. Prefiro aqueles jogos emocionantes do Brasileiro de pontos corridos!
    São Paulo e Goias, Inter e Santo André, Palmeiras e Botafogo, Flamengo e gremio (pelo lado do Flamengo), pra mim, foram muito mais emocionantes que muito mata mata que passou.
    A única injustiça foi o adversário do Flamengo ser o Grêmio. Mas isso se resolveria se colocasse o Botafogo ou Fluminense pra jogar. Mas isso é outra discussão e tal.

    Cada um tem seu ponto de vista e opnião. E repito, se o santos perder na semi final esse paulista, eu vou ficar chateado com essas regras de mata-mata. Ainda mais! Eles tão sobrando MUITO em campo e já fizeram por merecer o título. No max eu faria uma final Santos e Santo André que vem jogando bem também.

    E a Marília tá estudando mais que não sei o que! morrida!

  11. Carioca says :

    Ah sim, quando me refiri ao mata-mata, leia-se o sistema que era adotado ate 2002, que tinha uma fase de classificaçao, onde todos jogavam contra todos em turno unico. Os 8 melhores se pegavam em fase de mata-mata (1 com 8, 2 com 7, 3 com 6 e 4 com 5) e assim iam ate a final. Esse sistema que eu queria que voltasse. Dai o time campeao teria de mostrar consistencia na fase inicial e força para vencer na fase de eliminaçao.

    Zebra? Faz parte do esporte. Justamente para tirar a mesmice e a obviedade da logica. Se o esporte fosse logico, eles contratariam engenheiros, nao atletas.

  12. Bruno 6-3-3 says :

    Então, cada um pensa de um jeito. Eu já prefiro campeonato justo a emocionante. Mas ao meu ver pontos corridos tem emoção e justiça. Amo o campeonato de pontos corridos e tento assistir todos os jogos do meu time no Brasileiro, adoro muito! Se algumas pessoas não gostam tanto do próprio time que só ve ele em mata mata, aí ja é outra coisa.

    Se o São Paulo passar em quarto no Paulista, vou torcer pra perder feio pro Santos nas semi finais. Santos tem muito mais time hoje em dia e tá jogando muito masi bola. Se o juiz der um penalti errado contra o Santos e expulsar o jogador no mata mata, já destruiu toda a bela campanha do time da baixada!
    Totalmente injusto e incoerente esses sistema. Mas há quem goste né?
    Apesar que paulista pra mim é igual nada. Só gosto de ver os clássicos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: