O Esquema Manjado de Dunga


Bem, Brasil vencendo por 2×0, um dos gols impedido e com ajuda da zaga alheia…. enfim, jogao. Mas se ha algo que esse jogo me mostrou foi a comprovaçao de algo que eu ja temia nos jogos da seleçao. É facil anular o jogo do Dunga: Basta jogar na retranca!

Dunga achando que o jogador entende o que ele fala, usando mais um modelito baaaaaaaaaaaasico...

Parece obvio, mas descorrerei a respeito. Quando o Brasil fez placares elasticos e/ou goleadas? Sempre contra… times que jogam aberto. Foi assim contra a Italia, Portugal, Chile… Dai pegamos uma Bolivia, Venezuela, Paraguai… e temos jogos dificeis, empates arrastados e ate mesmo derrotas! De onde tirei essa conclusao? Algo que foi falado na transmissao da Globo, mas que eu ja tinha pensado: O contra-ataque. Diferentemente de seleçoes canarinhos passadas, esse time joga muito focado no contra-ataque, fazendo valer a velocidade de raciocinio e habilidade incomum de nossos jogadores. Mas… e quando o time adversario joga atras, forçando nosso time a ficar no ataque? O time encalha, e o nosso excelentissimo tecnico nunca conseguiu se desvencilhar desse problema. Vimos varios exemplos desse acontecimento no jogo de hoje, onde tivemos apenas brilhos em… lances de contra-ataque, que no 1o. tempo foram rarissimos, pois a Irlanda simplesmente nao saia pro ataque.

De onde vem esse problema? Parte é filosofia e outra é esquema tatico. O time sempre joga com 3 volantes e um meia (no caso, Kaka). Virou febre adotar esse sistema por brasileiros nos ultimos anos, sendo que os proprios europeus que o criou ja perceberam que nao funciona e voltaram a adotar o sistema de 2 meias. Jogando assim, fica facil marcar apenas 3 caras habilidosos, sendo que os laterais aparecem de vez em quando e nao sao tao decisivos quanto os primeiros. Dai, substitui no meio-tempo, bota mais pra frente e o time joga melhor, muito bom. Mas… tem 30 minutos apenas para reverter uma eventual situaçao negativa no placar e nem sempre o conseguem.

Bom, ao meu ver, ta dito o problema tatico do Dunga. Resta saber se nosso tecnico faz algum milagre e consegue driblar esse problema. “Esperança é a ultima que morre, mas no Brasil é a primeira a ter um infarto.” (Chico Anysio)

Da serie SE MATA:

– SE MATA, DUNGA! Convocar o pé-de-bolha Adriano e o Grafite no lugar do Luis Fabiano? E se o Kaka e Julio Cesar se machucarem, quem entra no lugar? Julio Batista e Doni? Cade o Ronaldinho Gaucho e o Pato? Pelamor viu… ta querendo provar o que? Que é gaucho macho? Relaxa que isso nao existe…

Da serie SE ESTAPEIA (nao precisa se matar, mas merece uma auto-flagelaçao):

– SE ESTAPEIA, ROBINHO! No 2o. tempo, ele sabia que tava impedido e ainda assim foi em cima da bola, num lance onde o outro atacante estava bem na bola e faria o gol. Merece um corredorzinho polones basico. De leve, pois o gol que ele fez foi excelente!

Anúncios

Tags:, , , , ,

About Carioca

Engenheiro Mecanico, adoro carros e esportes (a soma tambem conta).

8 responses to “O Esquema Manjado de Dunga”

  1. Bruno 6-3-3 says :

    Luis Fabiano tava machucado e tal. Mas Adriano não dá mais não, concordo. Prefiro Gordo do que ele. Adriano tá acima do peso e meio lento pra jogar, parece um poste errando todos os chutes, nam adianta.

    Deixar de jogar com ronaldinho Gaúcho e deixar Ramirez no meio é TENSO. Kaka + Ronaldinho é o meio campo dos sonhos de qualquer time!

  2. Pedro Ivo says :

    Por isso que acho que o Ronaldinho merece mais uma chance. Ele está jogando bem de novo e Kaká sozinho no meio-campo ofensivo não dá. Mas, se esse foi o último teste e nem aqui ele estava, esquece, Dunga não vai chamar.
    Ainda mais porque ele está convicto que jogar defensivamente é o certo, está funcionando, mas você está certo quando diz sobre os times que ficam na retranca: o Brasil não passa de jeito nenhum pela defesa deles. Na copa, isso vai ser um problema.

  3. Marcelo Pimentel says :

    Sou mais chamar o Ramires do que o Ronaldinho. Ronaldinho, como todo mundo sabe, causa muito na copa. É baladeiro. Lembrem-se que em 2006, foi uma balada promovida pelo Gacho que derrubou o Brasil contra a França.

    Adriano realmente NÃO DA!

    Grafite acho que foi mais que merecido. Tudo bem que ele é um “Obina melhorado”, ou seja, não tem muita tecnica, mas quando precisa faz gol. Mas pra substituir o “Fabuloso”, acho que ta ótimo.

    Doni = Piada, na minha opinião, Vitor e Felipe (do Santos) já merecia ir pra seleção.

    Julio Batista = jogador que nunca vai dar certo na seleção. Sou mais até o Diego Souza, Cleiton Xavier ou Hernanes.

  4. Carioca says :

    Marcelo, concordo relativo ao baladeiro. Mas a ideia de concentraçao esse ano sera diferente. Nunca que ele ia liberar as coisas como foram liberadas na ultima copa. Alias, a badalaçao foi mais culpa da CBF que dos tecnicos em si. Dai minha crença que o RG deveria ir. Mas nem para ser titular e sim reserva do Kaka.

    Ah sim, sou dos que acha que ele rende muito melhor como meia do que como atacante!

    Ah sim Ivo, tambem acho que ele ja fechou o grupo, que nao vai adiantar nada falar de mudanças agora. O que é uma pena, sinceramente.

  5. Bruno 6-3-3 says :

    Complicado. Se pedimos o Gaúcho e ele vai e faz merda, joga mal, queimamos a língua. Se o dunga leva e ele não faz nada, xingam o Dunga depois.

    Se ele não leva e o Brasil perde, vão xingar tb! kk
    Técnico de seleção é coisa de louco, sai fora

  6. Carioca says :

    Por isso que… SO O ZAGALLO dura mais que um Copa la XD

  7. Marcelo Pimentel says :

    AI SIM, FOMOS SURPREENDIDOS NOVAMENTE!!!!!!

  8. Bruno 6-3-3 says :

    Zagallo pra técnico dinovo!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: