O Show de Danica


Quando se fala de automobilismo americano, depois dos campeonissimos Mario Andretti, Roger Penske, Al Unser (Jr. e Sr.), Bobby Rahal e AJ Foyt, sempre um nome ta na boca do povo: Danica Patrick.

 

Danica Patrick, piloto da Indycar e NASCAR Nationwide Series

 

Ela chegou com todas as pompas de “Melhor piloto feminina de todos os tempos”, mesmo tendo ganhado poucas corridas nas categorias de base e, mais importante, sem conquistar titulo algum. Foi para a Indy e conquistou um honroso 4o. lugar na 1a. 500 milhas que ela correu, melhor resultado feminino da historia. Dai para frente, ela se tornou um icone de marketing. Sim, simplesmente ela VENDE. Seus resultados ineditos, somado a sua beleza indscutivel, renderam milhoes em objetos com seu nome estampado. Por onde ela passa, sempre esta seguida da imprensa, nao importa o que ela faça. 

O assunto me surgiu quando eu via a prova da Nationwide Series (ultimo degrau da NASCAR antes da categoria principal), em que ela começou a correr e fará algumas provas, sempre que as datas nao coincidirem com a Indy. Parece que ela tendera a mudar para os stock cars num futuro proximo. E se nao tomar cuidado, pode virar motivo de piada… Ela largou no fim do grid e la ficou ate o final da prova, tomando varias voltas dos lideres. Mas ainda assim era sempre filmada, tendo closes e tudo mais. Nas paradas de pit-stop, foi a unica vez na vida em que vi alguem com voltas atras sendo filmado dentro do pit. A corrida la acontecendo e eles filmando a nova “American Sweetheart”. Depois da prova, me peguei pensando: Sera que nao valia mais a pena fazer um reality show com ela? Pelo menos, ela nao precisaria ficar dentro do carro, deixando seu rostinho mais a vista. Rostinho, alias, que apareceu durante toda a semana pos corrida de Daytona (no caso, semana passada), em programas de entrevistas espalhados por todo os EUA. 

Danica Patrick em ensaio para a Revista Sports Illustrated, anuario 2009.

 

Fatos a parte, a opiniao deste blogueiro, que nao vive disso, mas acompanha esse mundo por mais de 20 anos, é que ela nao passa de um…. piloto mediano. O que vou dizer agora pode soar machista, mas logo vou provar que nao é: Para uma piloto feminina, realmente ela esta acima das demais que ja apareceram nas pistas, tanto nos EUA quanto na Europa, mas se colocarmos numa comparaçao fria, ela é apenas uma piloto mediana, cuja unica vitoria na categoria (Motegi, 2008) aconteceu devido a uma boa tatica de combustivel, sendo que na tal corrida ela nao esteve entre os carros mais rapidos em momento algum. Nao posso negar que é bastante esforçada e tem garra, ela nao tem medo de marmanjo e encara os homens competidores sem medo, mas se so garra ganhasse titulo, conheço 4 ou 5 brasileiros que ja teriam sido campeoes mundiais, mais de uma vez.

Nao vou usar o termo enganaçao pois ela sabe pilotar, mas nao é nada mais que pilotos de meio de grid tambem o fariam, mas Danica Patrick é apenas uma boa jogada de marketing. Tanto que a NASCAR esta doida pra te-la em seus carros (e a Indy fazendo de tudo para mante-la, ainda mais nesses tempos de vacas magras e pouca popularidade, perdida apos a cisao da antiga Indycar) apenas para ganhar mais dinheiro com vendas de direitos, pois todos do grid sabem que ela sera uma pedrinha no sapato de quem tiver atras dela. Apenas isso.

PS: Para nao soar machista: A Bia Figueiredo é MUITO MAIS piloto que ela. Ela sim pode ser campeã um dia, sem precisar fazer alarde para as cameras.

Anúncios

Tags:, , , , ,

About Carioca

Engenheiro Mecanico, adoro carros e esportes (a soma tambem conta).

2 responses to “O Show de Danica”

  1. Bruno 6-3-3 says :

    Boa! Marketing foi tb com a ana Paula de Olvieira, bandeirinha, lembra? Mas no caso dela complicou, porque não era muito boa auxiliar mesmo.

    E que corpo essa piloto tem, boa dimais!

  2. Tânia says :

    Olá, pessoal!
    Vim retribuir a visita de vocês ao nosso blog. Gostei bastante. Vou deixar nos favoritos, fazer leitura diária e colocar um link em nosso blog também.
    Beijo e VAI TRICOLOR !!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: