Roxidão


Como prometido aqui está o post:

Num começo de ano tranqüilo, contratações boas, nenhum susto no Paulistão, Ronaldo ainda para estrear de vez, Libertadores ainda por vir, não tomamos 4 gols em casa, não derrubamos nosso técnico, enfim… Nessa calmaria inicial a maior polêmica até agora no ano corintiano parece ter sido a camisa 3 do Corinthians.

Pois é, a polêmica camisa roxa voltou e com ela todo o barulho que a seguiu desde o lançamento daquela de 2008. E dessa vez além dos tradicionais gritos não admitem a possibilidade de o time usar outras cores, vieram outras relativas ao fato de este ser o ano do centenário e à beleza da camisa.

2010

Alessandro na apresentação da nova camisa (a que está a venda não tem o patrocinador no peito)

Vejamos por partes.

O argumento de ser centenário não faz sentido, afinal essa é somente a 3ª camisa. Está longe de ser a que vai ser usada a maior parte do tempo pelo time, o destino dela é claramente a torcida, assim como foram as de 2008 e 2009. Não passa pela cabeça de ninguém torná-la a camisa principal do time. Exatamente pelo fato de ser o centenário é que espera-se que houvesse mais camisas mesmo! Mais, os modelos 2010 das camisas 1 e 2 ainda nem foram lançados, sem contar as muitas outras edições especiais que virão durante o ano (as de janeiro e fevereiro já estão aí, teremos mais 6 até agosto ) .

Ela é bonita? Não, isso não cabe aqui, beleza é algo totalmente subjetivo. Há quem goste, há quem não goste e isso serve para qualquer coisa no mundo, unanimidade não haverá. Só seria possível levantar isso se ela fosse completamente bizarra, um fundo verde e uma cruz magenta, sei lá. Não é o caso, as cores escuras e os detalhes dourados combinaram muito bem, se ver de perto a cruz tem uma textura muito bonita. Até tiraram o patrocinador do peito na versão que está à venda aos torcedores para não cobrir os detalhes.
Alguns até a chamaram de fúnebre. Ora, ela é tão fúnebre quanto qualquer outra camisa preta. A cruz, relacionada a São Jorge, foi uma boa opção após a camisa listrada do ano passado, que ficou legal também. E, se querem saber, essa, em comparação com a de 2008, é muito melhor.

2008

E olha que ela nem era tão bonita assim...

Gritam “Tradição! Tradição!”, mas ninguém mudou as cores do time, é uma camisa destinada à torcida. Muitos times europeus, que devem ser exemplos para nossos times (o Barcelona, por exemplo, sequer precisa de patrocinador na camisa pra ter o time que tem) também têm camisas 3 todo ano. O Barcelona já teve uma camisa laranja, outra azul; o Liverpool já teve uma cinza. Cito só 2 entre vários exemplos. Nenhum deles deixou ter suas cores tradicionais, nós também não. E para quem acha que em 2008 foi a primeira vez que o Corinthians deixou de usar suas cores tradicionais, grande erro: não foi a 1ª, nem a 2ª… Já foi usada, aliás, a camisa de outro time: o Torino, em 1949, homenagem ao time devido ao trágico acidente que matou o time inteiro. Casos excepcionais? Sim, tão excepcionais quanto as vezes que usarão a camisa roxa. O objetivo dela não é ser usada como uniforme padrão, é a torcida.

torino

Reprodução da camisa usada pelo Corinthians em 1949, contra a Portuguesa, no Pacaembu.

Outra, o roxo foi uma aposta de 2008 que deu muito certo. Investir nisso é, antes de qualquer coisa, o mais lógico a se fazer. Será que esse barulho todo é porque estamos tão acostumados com uma gestão ruim e com a total falta de planejamento de marketing?

Claro, críticas construtivas são sempre boas. Eu entendo que o erro desse lançamento foi o momento: há alguns meses a versão 2009 da camisa roxa foi lançada, ela ainda tinha bom potencial de vendas, e ainda não foi lançado o modelo 2010 das camisas 1 e 2. Creio que segurar o lançamento um pouco mais seria a melhor coisa, deveria ser após os modelos 1 e 2. Outra sugestão boa que ouvi comentarem foi uma enquete para escolherem o modelo. Tiraria a surpresa, mas talvez fosse uma boa.

Talvez não fosse a hora de aposentar esta.

Por fim, repito: ninguém está obrigado a gostar dela, fique à vontade para achar linda, bonita, feia, horrorosa, comprar ou não comprar. O problema é que há quem sequer aceite a existência dela, ignoram o fato de ela ter tido boas vendas, e ainda usam os argumentos que citei acima. Aí também não, né.

A análise dessa nova camisa deve ser feita principalmente pelo número de vendas que ela adquirir, e, quanto isso, já a vi na rua umas 3 vezes. Duvido que “encalhe”.

O que eu achei dela? Gostei, pretendo comprá-la, até porque é uma camisa histórica, mas não vou agora, esperarei os lançamentos que ainda virão. Quem sabe aparece uma mais legal.

Mas acho que é como eu disse no começo do texto: é só fruto do começo de ano calmo, mas logo chega um mata-mata da Libertadores e todo mundo esquece isso (aliás, nem tanto: experimenta só o Timão perder ou empatar na quarta-feira, pra ver sobre que assunto serão os chiados). Aí sim falaremos do realmente importa: futebol.

Anúncios

Tags:

About Pedro Ivo

21 anos, estudante de direito, colecionador de camisas de times estrangeiros e corintiano.

4 responses to “Roxidão”

  1. Felipe Santista says :

    achei legal a camisa 😀
    e nada a ver esse negócio de “tradição”, o próprio santos já jogou com uma camisa azul e branca

  2. Carioca says :

    Tradicional ou nao, eu achei feio. Nao simplesmente feio, mas algo que deveria ser banido dos gramados!
    Vc ja viu a “camisa 3” do Vasco? Nunca na historia o time usou dourado, mas ficou como uma mudança, algo diferente. Logico que nao pode abandonar a famosa faixa em diagonal, mas mudanças nao sao ruins. Jamais!

  3. Marcelo Pimentel says :

    eu acho que combina com a participação do Corinthians na Libertadores, destinado a um enterro…ahahahahah

    brincadeiras a parte, eu não curti, mas acho que a iniciativa do Corinthians é tão boa quanto ao dos outros clubes. O problema, não é o preto, visto que a camisa 3 da Portuguesa eu achei muito loca, mas o roxo que eu acho q fica feio demais.

  4. Bruno 6-3-3 says :

    Não achei a maior maravilha do mundo, mas tá longe de ser hororrosa. Já muita camisa muito mais feia por ae. O que acaba com as camisas do Corínthinas esse ano são os patrocinadores mil que tem.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: