1o. Titulo do Ano!


Amanhã o Rio de Janeiro vai parar. Não, não é por causa do carnaval, mas por causa da final da Taça Guanabara entre Vasco x Botafogo.

Agora, por que o Estadual do Rio tem duas taças (Guanabara e Rio)? Como a maioria de voces devem saber, o Rio de Janeiro foi a capital do Brasil por mais de 300 anos, até a transferencia para Brasilia em 1960. Logo apos essa transferencia, a cidade passou por um plebiscito, onde a mesma se tornou o chamado de Estado da Guanabara (unico caso de uma Cidade-Estado no país), separado do Estado do Rio de Janeiro em si, cuja capital era Niteroi. A unificaçao ocorreu mesmo em 1975, tornando tudo um so estado e a ex-capital tornando-se a capital do estado. Pelo fato de haverem 2 estados, eram disputados 2 campeonatos diferentes, um campeao da Guanabara e outro campeao do Estado do Rio. Apos a unificaçao dos estados, esse sistema foi mantido e a Taça Guanabara sendo disputada ate hoje, agora tambem valendo para o restante do estado.

Para adaptar a esse sistema, a FERJ fez 2 turnos, cada um valendo uma taça (1o.- Taça Guanabara, 2o.- Taça Rio) e a final do Estadual disputada pelos campeoes dessas duas taças. Sendo assim, disputa-se amanha a final do 1o. turno.

Chega de falar de historia, vamos ao que interessa. Tai uma final em que nao me arrisco a apontar nada. O retrospecto de confrontos mostra uma vantagem esmagadora do Vasco, porem o Botafogo foi as finais nos ultimos 3 anos, sendo campeao em um deles, contra apenas uma final de turno do Vasco em 2004. Isso sem mencionar o fato Joel Santana, que é um verdadeiro rato de campeonato do Rio e que mudou a cara do time do Botafogo. E nem adianta falarem “Ah, mas o Vasco meteu 6×0 no 1o. turno!”, porque todo mundo sabe que aquilo foi um resultado atipico. Sem dizer, que nesse jogo, o tecnico era outro (Estevam Soares, famoso por treinar o Barueri).

Seja como for, amanha é o dia por la. Depois escrevo sobre o que deu, e tambem um breve resumo da Taça Guanabara, que nao deixou de ser uma surpresa.

#blog em luto

Anúncios

Tags:, , , , , , ,

About Carioca

Engenheiro Mecanico, adoro carros e esportes (a soma tambem conta).

One response to “1o. Titulo do Ano!”

  1. Bruno 6-3-3 says :

    Ah Carioca, chega de humildade! Vai ser 8×0 agora e a torcida do Botfogo vai queimar oe stádio. hahaha Mas sério, é legal pra caramba final assim. Pena que não vou poder acompanhar

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: